Acessibilidade / Reportar erro

Estresse parental e sintomas associados em genitores de prematuros: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivo:

Objetivou-se identificar, na produção científica internacional, as variáveis associadas ao estresse parental de genitores de bebês prematuros através da técnica de análise de grafos.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados CINAHL, Cochrane Library, Medline, PsycInfo e Web of Science.

Resultados:

As buscas resultaram em 12 artigos, que foram submetidos à técnica de análise e visualização de dados em grafos por meio do Programa NodeXL. Entre as variáveis analisadas, destacam-se: sofrimento psicológico dos pais, fatores de risco, características maternas, características da criança, características ambientais, relação pais-bebê e intervenção. Os principais sintomas associados ao estresse parental foram depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Conclusão:

A implementação de intervenções voltadas ao bem-estar do bebê e da família podem minimizar as dificuldades enfrentadas.

Palavras-chave
Ansiedade; Depressão; Pais; Prematuro; Estresse psicológico

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br