Acessibilidade / Reportar erro

Uso excessivo de internet e smartphone e problemas emocionais em estudantes de psicologia e psicólogos

Resumo

Objetivo

Este estudo teve por objetivo avaliar a prevalência de dependência de internet, seus principais preditores e a associação com problemas emocionais em estudantes de psicologia (n = 1.916) e psicólogos (n = 4.359).

Método

Os indivíduos preencheram um questionário sociodemográfico e outros instrumentos específicos. Observou-se que 9,3% dos estudantes e 4,0% dos psicólogos foram detectados com uso excessivo de internet.

Resultados

Todos os participantes com uso excessivo de internet apresentaram uma frequência significativamente maior de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, e estes problemas foram preditores para a dependência de internet somente entre os psicólogos.

Conclusão

Compreender o padrão de dependência de internet pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas específicas para esses indivíduos.

Palavras-chave
Adultos; Estudantes; Internet; Smartphone; Vício

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br