Resumo
Este estudo propôs estudar a evidência de validade de construto para uma medida de consciência fonológica. Da análise fatorial exploratória, participaram 510 alunos de 2º a 5º anos do ensino fundamental de duas escolas públicas do interior paulista, sendo a maioria do sexo masculino, com média de 8,4 anos de idade. Da análise fatorial confirmatória, participaram 427 alunos dos mesmos anos do ensino fundamental, de outros quatro estados brasileiros, sendo a maioria do sexo feminino, com média de 9,3 anos de idade. O instrumento utilizado foi o Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica. Os resultados mostraram que para a análise fatorial exploratória foram formados três fatores, já para a análise fatorial confirmatória, dos dois modelos testados, o que apresentou melhores índices de ajuste foi o composto por três fatores. O modelo encontrado faz jus à atividade realizada, entretanto outros estudos são importantes para refinar ainda mais o instrumento.
Palavras-chave:
Ensino fundamental e médio; Consciência fonológica; Validade do teste.