Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 15, Número: 2, Publicado: 1998
  • A experiência religiosa: estudando depoimentos

    Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    O presente trabalho dá continuidade a um artigo anterior que buscava uma definição de experiência religiosa em termos teóricos. Aqui se pretende chegar a uma estrutura descritiva dessa experiência a partir de depoimentos. Depois de um contato com pesquisas recentes que podem ser lidas a partir da mesma preocupação, relata-se e analisa-se um depoimento escolhido por sua riqueza de dados, buscando-se seus elementos significativos e articulando-os em uma síntese. Esses resultados são interpretados à luz do confronto com a literatura levantada neste artigo e no anterior. Conclue-se com cinco pontos descritivos deste tipo de experiência: trata-se da experiência de uma relação com o absolutamente transcendente, vivida na trama da vida cotidiana da pessoa; é uma experiência que inclui a compreensão de seu significado religioso; vivida como a experiência de uma integração do mundano com o transcendente, necessária para compreendê-Io; ocorre no interior de um processo de transformação da pessoa a partir de uma relação dialógica com os acontecimentos, e onde a própria experiência religiosa se confirma e se clarifica progressivamente; e, finalmente, é uma experiência que produz uma leveza de vida, uma valorização do humano e do natural, e um envolvimento ativo com as coisas desse mundo, sob um enfoque novo.

    Resumo em Inglês:

    This paper continues an earlier article searching for religious experience theoretical definition. This one aims to describe the religious experience structure, based on personal reports. Recent researches on this subject are presented. One personal report, choosen because of its richness of informations, is described and analysed, searching its significant elements and an articulated synthesis. Results are discussed confronting the literature mentioned in this article and in the earlier. The five conclusion points can be sumarysed as follows: religious experience is the experience of a relationship with the absolutly transcendent, lived in the person day-life; it includes the understanding of its religious meaning; it is lived as the experience of an integration between the mundane and the transcendet that is necessary to understant the mundane; it occurs into a process of personal changes that begins with a dialogical relationship with the day-life happenings, and in which the experience as religous becomes clarified and confirmed; and finally, it is an experience that brings some lightness in the personal life, a valorization of what is human and natural, and an active commitment with this world considered from a new perspective.
  • Saúde e doença em Gestalt-Terapia: aspectos filosóficos

    Holanda, Adriano

    Resumo em Português:

    O trabalho se propõe a analisar a questão da Psicopatologia sob o prisma da Dialética, a partir das reflexões de Heráclito de Éfeso, e da Filosofia Dialógica de Martin Buber, como fundamentos para uma compreensão gestáltica da realidade. A idéia básica para se traçar uma elaboração da psicopatologia em Gestalt-Terapia é a noção de que "tudo é um todo", como contraponto a urna visão nosográfica tradicional, que considera a patologia como intrapsíquica ou individual. A psicopatologia é vista como produto da subjetividade que se caracteriza por ser, antes de tudo, intersubjetividade. Partindo de uma epistemologia da Gestalt Terapia, traça um panorama histórico dos pensamentos que formaram a Gestalt-Terapia, designando suas principais filosofias de base. Aproveita para tecer uma crítica ao modelo psiquiátrico tradicional com base nas idéias de Thomas Szasz. O cerne do trabalho é a consideração dialética da Gestalt- Terapia, a partir de três asserções: 1) Tudo é uma totalidade; 2) Tudo muda e 3) Tudo se relaciona com algo mais; e de suas correlações com o pensamento de Heráclito de Éfeso. O trabalho elabora ainda uma consideração da psicopatologia sob o prisma relacional, conforme Buber, que assinala para a patologia como um produto da desconfirmação do ser enquanto um existente. A psicopatologia surge, na realidade, como um evento relacionado ao diálogo ou, melhor dizendo, à falta deste. Com isto, mais uma vez concluímos que o homem deve ser entendido como um ser de relações. Utilizando uma linguagem buberiana, o fundamento da relação está na confirmação da existência do Outro e a psicopatologia é, pois, produto da desconfirmação. A conclusão final reconhece a Gestalt-Terapia como o resgate de uma ética do vivido.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes an analysis of the question of psychopathology and the view of Dialetics in the reflections of Heraclitus of Ephesus and the dialogical philosophy of Martin Buber, as foundations for a gestaltic compreension of reality. The basic idea to trace an elaboration of psychopathology in Gestalt Therapy is the notion that "everything is a whole", like a counterpoint of a traditional nosographic view that considers pathology as individual or intra-psychic. Psychopathology is interpreted like a product of subjectivity that is caracterized, basically, to be an intersubjectivity. Beginning by an epistemology ofGestalt-Therapy, the article traces a historical panorama of the thinkings that fonned Gestalt-Therapy, establishing its basics philosophies. The text improves a critics of the traditional psychiatric model based on Thomas Szasz ideas. The core ofthe paper is the dialetical consideration of Gestalt Therapy, by three points: 1) Everything is a whole; 2) Everything changes and 3) Everything is related to everything else; and its correlations with the thinking of Heraclitus of Ephesus. There is an elaboration of psychopathology by the relational view, according Buber, who considers pathology a product of disconfirmation of the being whereas an existent. Psychopathology appears like an event related to the absence of the dialogue. We concludes that the human being might be understood like a being-in-relations. Using a buberian language, the foundation of the relation is the confirmation of the existence of the Other. The final conclusion recognizes Gestalt-Therapy as a theory preoccupied with the ransom of the ethics of living.
  • Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem

    Macêdo, Shirley Martins de

    Resumo em Português:

    Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.

    Resumo em Inglês:

    Introduce the theories about group learning process, focusing the role of the conductor as a mediator between the group and the social context. Attempt to understand how the expectance of the roles and the power's relationship established between the group and the institution could be related to the leaming process from a lived process ofa student's group from a particular college's postgrado course. One conclude, principally, that the power's relationship could have been determinant to dialetical process occurred on the group.
  • Gente estranha: um olhar psicanalítico para o autista

    Silva, Maria Emilia Lino da

    Resumo em Português:

    Assessorando uma pesquisa sobre Autismo, a autora busca contato direto com o tema e se interroga sobre a sua possibilidade de comunicação com essas crianças "encerradas em si mesmas". Em uma escola para autistas, ela se encontra por duas vezes com uma criança de quatro anos. Quando haveria o terceiro encontro, a menina já saíra da escola. Desses dois encontros ficou a comunicação, precária em termos de significação, mas rica em intensidade emocional. Dois fatos se destacaram: ter sido reconhecida um mês depois e o surgimento de uma frase, primitiva em sua concisão, mas que cumpria sua função.

    Resumo em Inglês:

    Advising a research on Autism, the author looks for direct contact with the theme and it is interrogated about its communication possibility with those said children contained in themselves. In a school for autists she meets for twice with a four year old child. When there would be the third encounter the girl had already left the school. of these two encounters remained the communication, precarious in significant terms but rich in emotional intensity. Two facts stood out: to have been recognized later one month and the appearance of a sentence, primitive in its conciseness, but that executed its function.
  • Vídeo em contexto educacional: representação de alunos de mestrado em psicologia escolar

    Rosado, Eliana M. S.; Benzi, Neila P.; Erbolato, Regina Maria P.L.

    Resumo em Português:

    Os objetivos foram explorar o conteúdo de representações de pós-graduandos em psicologia escolar sobre o uso do vídeo no ensino-aprendizagem e a complexidade da argumentação apresentada pelos sujeitos, utilizando-se o referencial teórico de Moscovici. 29 sujeitos preencheram um questionário, sendo feitas análises estatística e de conteúdo dos dados. Os principais resultados revelaram que as concepções dos sujeitos basearam-se mais em aspectos ligados à dimensão prática do uso do vídeo (vivência de docência) do que resultantes de uma reflexão teórica sobre o assunto. As vantagens da linguagem audiovisual foram atribuidas ao aumento de motivação e melhoria do clima de aprendizagem; as desvantagens, à falta de capacitação do professor e mau uso do vídeo. Conforme sugerido pela teoria, concluiu-se que a evolução das representações sobre um dado objeto social acontece lentamente; também mostrou-se pertinente o uso do conceito de representação social na exploração desse tema.

    Resumo em Inglês:

    The objectives were to explore: the content of representations on the use of video in educational setting among students attending School Psychology graduation, and the complexity of the argumentation presented by the subjects, according to Moscovici's theoretical framework. A questionnaire was filled by 29 subjects. The data were submitted to statistical and thematic content analysis. The main results revealed that the subjects conceptions were chiefly based on features related to the practical dimension ofthe usage ofvideo (teaching experience) rather than a result of a theoretical reflexion on the theme. The advantages of the audiovisuallanguage were related to an increase of motivation and improvement of the leaming atmosphere, and disadvantages due to teacher's lack of empowerment and video misusage. As theory suggests, one can conclude that the evolution ofrepresentations on a given social object takes place slowly. The employment ofthe concept of representation in exploring this subject matter also demonstrated to be pertinent.
  • Síndrome de Asperger: aspectos psicoterapêuticos

    Fernandes, Paula Teixeira; Souza, Elisabete Abib Pedroso de
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br