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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2001
  • Expectativas prévias ao implante coclear e avaliação pós implante em adolescentes Artigos

    Murakami, Gisele Aparecida de Oliveira; Neme, Carmen Maria Bueno; Yamada, Midori Otake; Bevilacqua, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    O trabalho objetivou verificar tendências de relação entre expectativas prévias (E.P.), ansiedades e temores de pacientes candidatos a Implante Coclear (I.C.) e suas avaliações posteriores quanto a ganhos obtidos com o implante. Os sujeitos foram 6 pacientes, de ambos os sexos, entre 13 a 19 anos de idade com I.C. realizado de 7 a 44 meses. Dados anteriores à cirurgia foram coletados dos prontuários e comparados aos coletados via entrevista semi-estruturada na fase de reabilitação posterior. Resultados indicaram similaridade entre tipos de E.P. e avaliações subseqüentes ao I.C.. O aspecto estético mostrou-se importante fator de preocupação. A orientação pré-cirúrgica facilitou adequação de E.P. e avaliações de ganhos pós implante. Indica-se a necessidade de acompanhamento psicológico pré e pós I.C. para minimizar dificuldades de adaptação relacionadas à auto-imagem de pacientes adolescentes e adequação de expectativas.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed to verify tendencies of relation between previous expectations (P.E.), anxieties and fears of patients applying to Cochlear Implant (C.I.) and their later evaluation concerning the gains obtained with the implant. The subjects were 6 patients of both sexes, between 13 and 19 years of age, with C.I. accomplished from 7 to 44 months. The data previous to the surgery were collected from the patients registers and compared with the ones collected through the semi-structured interview conducted during the later rehabilitation stage. The results indicated similarity between two kinds of P.E. and evaluation post C.I.. The aesthetic aspect revealed itself as an important factor among the patients concerns. The pre-surgery guidance made the P.E. more adequate as well as the evaluation of the gains post C.I.. The necessity of psychological attendance pre and post C.I. is indicated in order to minimize the difficulties of adaptation related to the self-image of adolescent patients and the development of proper expectations.
  • Relações entre a resposta de ansiedade de pais e mães e a reposta de ansiedade de seus filhos Artigos

    Nascimento, Célia Regina Rangel

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a relação entre as respostas de ansiedade de pais e as respostas de ansiedade de seus filhos, considerando a possibilidade de diferenças de gênero e faixa etária dos filhos nesta relação. Participaram deste estudo 50 crianças e 49 adolescentes, de ambos os sexos, alunos de escolas estaduais de Porto Alegre, e seus pais e mães. Para avaliar a ansiedade das crianças, foi aplicado o Inventário de Ansiedade-traço-Estado para Crianças (IDATE-C). Nos adolescentes, nos pais e nas mães foi aplicado o Inventário de Ansieda-de-traço-Estado (IDATE). Foram feitas correlações de Pearson para verificar as relações entre a ansiedade-traço e estados dos filhos com a ansiedade-traço e estado de seus pais. Os resultados sugerem haver relação entre as respostas de ansiedade dos pais e filhos nas amostras, com diferenças em relação ao gênero e a faixa etária dos filhos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between parents’ and children’s anxiety, taking into consideration gender and children’s age group differences in this relationship. Subjects were 50 children and 49 adolescents of both sexes, students of state schools of Porto Alegre, and their parents. To evaluate children’s anxiety, the translated Spielberger’s State-Trait Anxiety Inventory for Children was administered. The State-Trait Anxiety Inventory was used with the adolescents and the parents. Pearson’s correlations were used to verify the relationships between parents’ and children’s state-trait anxiety. The results suggest there are relationships between parent’s and children’s anxiety in these samples, with differences in relation to gender and children’s age group.
  • Adoção tardia: uma visão comparativa Artigos

    Ebrahim, Surama Gusmão

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo era averiguar se surgem diferenças entre os adotantes que optam por adoções tardias e os que realizam adoções convencionais, no referente às suas escolhas, ao processo que atravessam e às conseqüências da adoção. A amostra consistiu de 82 sujeitos, sendo 27 adotantes tardios e 55 adotantes de bebês, submetidos a um questionário sobre adoção, elaborado com base na literatura sobre o tema e nos referenciais do instrumento de Weber (1997) para famílias adotivas. Os resultados obtidos foram analisados tomando-se como parâmetro o teste de qui-quadrado (c²), o que indicou ausência de diferenças significativas entre os dois grupos. No entanto, apareceram distinções em termos de freqüência de respostas, especialmente quanto ao receio na adoção de crianças provenientes de instituições, à vivência das crianças com outras famílias ou em instituições e ao processo de adaptação.

    Resumo em Inglês:

    The subject of the research was to investigative if some differences appeared among the adopters who opted for late adoption and these who make conventional adoptions, as faras their choiecs are concerned, to the process they go it hough and the consequences of the adoption. The sample consisted of 82, being 27 subjects late adopters and 55 babyadopters of they were submitted to a questionnaire about adoption, elaborated with baseed in the literature and in the instrument on Weber (1997) for adoptine families. The results were analysed, having as parameter the c² test. They indicated the absence of the main differences between the two groups. However, some distinctions appear as terms of frequency of answers, especially regarding afraid in adopting children from institutions, the way of living of children with other families or in institutions and with the process of adoptation.
  • A dimensão do inventário de papéis sexuais (BSRI): a masculinidade e feminilidade em universitários Artigos

    Formiga, Nilton Soares; Camino, Leoncio

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda as concepções da feminilidade e masculinidade da escala BSRI de Bem (1974). Discute na identidade de gênero as existências de características especificam que salientam o expressar e comportar-se de ambos - homem e mulher. Assim, a dimensão de feminilidade refere-se mais a estereótipo que a disposição individual, possuindo traços, como: o apoio afetivo as outras pessoas, etc. apresentando expressividade; a dimensão masculinidade apresenta as características: necessidade de realização, agressividade, dominância e etc. uma maior instrumentalidade. Assim, pretende-se estudar a maneira em que estas duas dimensões se encontram para os universitários. A pesquisa foi realizada em 423 sujeitos, entre as universidades públicas e privadas de João Pessoa, nos cursos de ciências humanas. Os sujeitos responderam a escala BSRI de Bem, entre outras variáveis. Observou-se que as mulheres apresentam maior freqüência na dimensão de feminilidade e os homens na de masculinidade. Conclui-se que, os sujeitos percebem tais dimensões de forma estereotipada, generalizando as características para ambos os gêneros.

    Resumo em Inglês:

    This work approaches the conceptions of the femininity and manliness of the scale BSRI of Bem (1974). It Discusses in the gender identity the existences of characteristics that points out the to express and to behave of both - man and woman. Thus, the femininity dimension refers more to stereotype that the individual disposition, possessing lines, as: the affective support the other people, etc. presenting expressiveness; the dimension masculinity presents the characteristics: accomplishment need, aggressiveness, dominance and etc. a larger instrumentality. Thus, intends to study the way in that these two dimensions meet for the university students. The research was accomplished in 423 subjects, among the public and private universities of João Pessoa, in the courses scientific humans. The subjects answered the scale BSRI of Bem, between another variables. It was observed that the women present larger frequency in the femininity dimension and the men in the one of masculinity. Conclude to be, that the subjects notice such dimensions in a stereotyped way, generalizing the characteristics for both goods.
  • A compreensão da memória segundo diferentes perspectivas teóricas Artigos

    Neufeld, Carmen Beatriz; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    O presente trabalho visa oferecer aos acadêmicos e profissionais da área uma revisão dos principais achados sobre a memória no último século. Apresentaremos, inicialmente, uma revisão histórica sobre o estudo da memória, trazendo os avanços mais significativos alcançados e a importância destes avanços para os estudos atuais nesta área. Serão abordados, igualmente, os principais modelos explicativos de memória, suas principais contribuições e limitações, desde o Modelo Espacial, passando pelo Modelo da Teoria dos Esquemas, o Modelo dos Dois Processos, o Modelo da Especificidade de Codificação, até o Modelo de Mandler e o Modelo da Teoria do Traço Difuso. Concluiremos o presente trabalho traçando um paralelo entre as diferentes teorias explicativas da memória, ressaltando suas contribuições e as principais perguntas que impulsionam a continuidade das pesquisas na área.

    Resumo em Inglês:

    We review some of the major findings in memory research on the last century. We hope that this paper is useful to students and professionals that work in this area. Firstly we present a historical overview of the studies in memory. We then bring forth the most significant advances and their importance for current studies in the field. We also discuss the contributions and limitations of some key memory models, namely: the Spatial Model, the Schema Theory, the Dual Processes Model, Tulving’s Model, Mandler’s Model, and Fuzzy-Trace Theory. We conclude by establishing a parallel among the different explicative theories of memory emphasizing their contributions and major issues which have propelled the continuity of research in this area.
  • A inclusão do brincar na hospitalização infantil Artigos

    Soares, Maria Rita Zoéga; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende discutir a importância da inclusão da atividade lúdica no atendimento à criança hospitalizada, bem como explicitar a utilização de tal recurso pelo psicólogo, equipe hospitalar e família do paciente. Considera-se o brincar uma atividade que pode facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, porque propicia melhor adaptação e cooperação do paciente aos procedimentos médicos. Conclui-se que atividades lúdicas devem ser organizadas no hospital, por auxiliarem no desenvolvimento integral da criança, incrementando seu repertório comportamental.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the importance of ludical activities with children in hospital. It also demonstrates how it is used by the psychologist, the hospital staff and the patient’s family. Playing is considered an activity which helps the work of the professionals of health because it leads to the patient better adaptation and cooperation towards medical procedures. Therefore, ludical activities should be offered in the hospitals because they help overall children’s development improving their behavioural repertoire.
  • "Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil" Vol. I Resenha

    Borges, Nicodemos Batista
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