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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2002
  • Metáforas e dependência química Artigos

    Baus, José; Seara, Ana Carolina; Caldas, Carla Maria Wojcikiewicz; Desidério, Luana; Petry Filho, Nivaldo

    Resumo em Português:

    Metáforas estão presentes no discurso de dependentes químicos participantes de grupos de ajuda mútua. Neste estudo, procurou-se identificar, através da análise do conteúdo do discurso de quatro participantes de um grupo de ajuda mútua de dependentes químicos, as metáforas relativas à dependência química e aos processos de recaída e de recuperação e suas relações com a teoria, implícita ou explícita, sobre dependência química, adotada por esses participantes. As entrevistas foram semi-estruturadas, gravadas e transcritas. Os resultados indicaram a presença de sete metáforas: duas acerca do processo de recaída, uma relativa ao processo de recuperação, duas acerca da dependência química e duas a respeito do grupo de ajuda mútua. Evidenciou-se uma congruência entre essas metáforas e o modelo de dependência química como doença crônica, nos moldes tradicionais do Alcoólicos Anônimos.

    Resumo em Inglês:

    Metaphors are present in the discourse of chemical dependents who participate in self-help groups. In this study, the analysis of discourse of four members of one self-help group of chemical dependents was used to identify different metaphors related to chemical dependence and the processes of relapse and recovering, as well as their implicit or explicit relationship with participants' folk theories of chemical dependence. Semi-structured interviews were taped and transcribed. The results showed seven metaphors: two about the relapse process, one about the recovering process, two about chemical dependence and two about the self-help group. Evidence was found about the congruence between these metaphors and the chemical dependence model emphasizing the chronic disease aspect, well in line with the tradition of Alcoholics Anonymous.
  • Ansiedade e depressão em uma amostra de pacientes classificados como portando fatores psicológicos que afetam as condições médicas Artigos

    Borges, Nicodemos Batista; Angelotti, Gildo dos Santos

    Resumo em Português:

    Este estudo visou levantar fatores comportamentais, mais especificamente ansiedade e depressão, em uma amostra de pacientes classificados como apresentando Fatores Psicológicos que Afetam as Condições Médicas. Foram sujeitos do presente estudo: 30 pacientes que procuraram um Hospital Geral localizado na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo, de ambos os sexos e que se enquadravam na classificação acima. O instrumento utilizado foi a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN), desenvolvida por Hutz e Nunes (2001). Como principais resultados encontraram-se: 36,67% dos sujeitos acima da média e 16,67% muito acima da média, na sub-escala de ansiedade, e 43,33% acima da média e 36,67% muito acima da média, na sub-escala de depressão.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to characterize psychological factors as anxiety and depression in a sample of patients classified as carring psychological factors that affect medical conditions. It was subjects of the investigation: 30 patients that sought a general hospital localized in the suburban area of São Paulo city south zone, of both sexes that was framed in classification above. It was utilized Factorial Scale of Emotional Adjustment/Neuroticism (EFN), developed by Hutz & Nunes (2001). As principal results it has been found: 36,67% of the subjects above the average and 16,67% much above the average, in sub-scale of anxiety, and 43,33% above the average and 36,67% much above the average, in sub-scale of depression.
  • Descarte de recém-nascidos com deformidades: relendo fontes primárias Artigos

    Marchese, Dalva Maria de Almeida

    Resumo em Português:

    As citações de exemplos históricos nos inícios de textos das mais diversas áreas do saber são uma constante que parecem não refletir consulta igualmente numerosa às fontes primárias, mas sim uma concordância tácita, independente de se avaliar a intenção do autor. A necessidade da releitura e da discussão dos textos clássicos se fez a partir da preocupação com a prática do descarte de bebês nascidos com deformidades, tida como generalizada na Grécia antiga, a partir de citações em textos os mais diversos. Os fatos conhecidos através dos textos e sua contextualização possível levam à conclusão que não há documentação histórica que comprove essa prática como generalizada na Grécia antiga.

    Resumo em Inglês:

    The citations of historical examples in the beginnings of texts of the most several areas of the knowledge are a constant that seems not to reflect consultation equally numerous to the primary sources, but yes a tacit agreement, independent of evaluating the author's intention. The need of the review and of the discussion of the classic texts it was made its starting from the concern with the practice of the disposed of babies born with deformities, had as having generalized in ancient Greece, starting from citations in texts the most several. The well-known facts through the texts and its possible context, take to the conclusion that there is not historical documentation that checks that practice as having generalized in ancient Greece.
  • Autopercepção de crianças desatentas no ambiente escolar Artigos

    Tonelotto, Josiane Maria de Freitas; Gonçalves, Vanda Maria Gimenes

    Resumo em Português:

    Este estudo é parte de um estudo maior sobre crianças desatentas e seus comportamentos no ambiente escolar, cujo objetivo foi identificar crianças desatentas e verificar como se percebem no ambiente escolar. Os dados foram coletados em entrevistas individuais com os 127 sujeitos participantes e suas professoras. A análise dos dados definiu dois grupos distintos, um em que os problemas de atenção foram identificados e outro em que isto não ocorreu. Observou-se a presença de maior número de atitudes negativas em relação a si no grupo de crianças com problemas de atenção, o que, provavelmente, colabora para as dificuldades encontradas na escolaridade formal; a identificação dessa condição amplia as possibilidades de intervenções que auxiliem no dia-a-dia da sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This study is part of a larger study on identification of inattentive children and their behaviors in the school environment, its object having been to identify inattentive children and verify how they perceive themselves in their school environment, relating this aspect to lack of attention. Data were collected in a government school of fundamental teaching and the sample consisted of 127 school children of the first grade. This data collecting was done by means of individual interviews with the subjects and with their teachers. The data analysis defined two distinct groups, one in which the problems of attention were identified and the other, in which this did not happen. The presence of a greater number of self-oriented negative attitudes was observed within the group of children with attention problems, which, on its turn, probably collaborates to the difficulties found in their formal schooling. The identification of this condition broadens the possibilities of intervention capable of minimizing the problems faced daily in the classroom.
  • Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamento Artigos

    Costa, Silvana Elisa Gonçalves de Campos; Marinho, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    O termo análise funcional é empregado inúmeras vezes por analistas do comportamento durante atividades científicas, didáticas, da prática clínica e outras, como método adotado para o estabelecimento de relações entre variáveis e comportamento. A forma de apresentação das análises funcionais pode facilitar ou dificultar a compreensão da mesma. O principal objetivo do presente artigo é mostrar um modelo de apresentação de análises funcionais que procura ser simples, claro e conciso, de forma que tanto alunos como terapeutas principiantes possam compreender as análises propostas e apresentar análises funcionais seguindo o mesmo formato. Como demonstração, serão apresentadas análises funcionais de comportamentos de uma jovem que procurou os serviços de psicologia da clínica-escola da Universidade Estadual de Londrina.

    Resumo em Inglês:

    The term functional analysis is used a lot of times by behavior' analysts during scientific, didactic, clinical and other activities as the method adopted for the establishment of relationships between variables and behavior. The form of presentation of functional analysis could facilitate or difficult the understanding of these analysis. The main goal of this article is to show a model of presentation of functional analysis that looks simple, clear and concise. The specific purpose is to facilitate that not only students but also naive therapists can understand the proposed analysis and present functional analysis based on the same format. As a demonstration, the functional analysis of a youth's behaviors referred to the services of the psychological clinic of the State University of Londrina will be presented.
  • Análise de testes de personalidade: qualidade do material, das instruções, da documentação e dos itens qualidade de testes de personalidade Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    Considerando a importância da avaliação psicológica na atuação profissional do psicólogo, o objetivo do estudo foi avaliar testes de personalidade publicados no Brasil, no que se refere à qualidade do material, da documentação, das instruções e dos itens. Foram analisados vinte e dois testes. Os instrumentos foram pontuados de acordo com os critérios estabelecidos. Os resultados mostraram que dois instrumentos tiveram a maior nota (PMK e IFP) e que o melhor critério identificado nos instrumentos foi a qualidade das instruções.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of psychological assessment in the psychologist's professional field, this study goal was the evaluation of personality tests published in Brazil, taking into accorent material, quality, documentation, instructions and items. Twenty two tests have been researched. The tests have been scored according to criteria. The results showed that two tests (PMK and IFP) received the highest grade and the best identified criterium for the tests was the quality of the instructions.
  • Intervenções psicológicas nos períodos pré e pós-operatório com pacientes submetidos a cirurgia de enxerto ósseo Artigos

    Ribeiro, Rosana Martins; Tavano, Liliam D'Aquino; Neme, Carmem Maria Bueno

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou verificar os efeitos da intervenção psicológica (cognitiva) seguida de treino de relaxamento/visualização introduzido no período pré-operatório de pacientes submetidos a cirurgia de enxerto ósseo alveolar. Os 14 sujeitos, de ambos os sexos, entre 9 e 12 anos, foram divididos em grupo experimental (G.E. / n=7) e grupo controle (G.C. / n=7). Após a orientação pré-cirurgica, ambos os grupos foram entrevistados e o G.E foi submetido ao relaxamento e visualização. No pós-operatório todos receberam acompanhamento psicológico e foram avaliados em dois momentos. Os resultados obtidos indicaram maiores ganhos nas condições psico-orgânicas e outros ganhos para o G.E.. Quando as intervenções psicológicas são introduzidas no pré-operatório podem melhorar as condições pós-operatórias dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to verify the effects of the psychological intervention (cognitive) followed by relaxation/visualization training introduced in the preoperative period of patients submitted to of alveolar bone graft surgery. The 14 individuals of both sexes, between 9 and 12 years old were divided in experimental group (G.E./N=7) and control group (G.C./N=7). After the pre-surgical orientation, both groups were interviewed and the G.E. was submitted to relaxation and visualization. In the post-operative all of them received psychological accompaniment and they were appraised in two situations. The obtained results indicated larger gains in the psycho-organic conditions and other gains to the G.E.. When the psychological interventions are introduced in the preoperative they can improve the patients' post-operative conditions.
  • Possíveis intervenções do Psicólogo Educacional: o grupo como espaço de mudanças educativas Comunicação

    Andrada, Edla Grisard Caldeira de

    Resumo em Português:

    O trabalho foi uma intervenção em Psicologia Educacional junto a uma professora e 21 crianças em uma instituição de Educação Infantil. O grupo investigado não era considerado como pertencente à instituição e a professora não sabia o que fazer com ele. Partindo do pressuposto da psicologia histórico-cultural, o objetivo era modificar a compreensão da professora em relação ao seu papel de mediadora, para que pudesse dar novos significados às relações ali entabuladas, visando à aprendizagem e ao desenvolvimento. A intervenção foi feita na sala com as crianças e a professora, durante 12 encontros elaborados em cooperação com a professora, objetivando a criação de Zonas de Desenvolvimento Proximal como procedimento da intervenção. Ao final dos encontros, foi possível perceber modificações nas interações professora-crianças, pois passaram a ocupar diferentes lugares na sala, atuavam em diferentes papéis e, portanto foram estabelecidos, novos significados para as interações.

    Resumo em Inglês:

    This work was an intervention in Educational Psychology with a teacher and 21 children in a Child Care Institution. The group investigated was not considered as part of the institution and the teacher did not know what to do with the children. Based on the presupposition of the historical-cultural psychology, the objective of this work was to change the teacher's comprehension of concept of mediation, as well as to give new meanings to the relations in the classroom, focusing the processes of learning and development. The intervention was done in the classroom with the teacher and the children, during 12 encounters elaborated in cooperation with the teacher, having the objective of creating Zones of Proximal Processes as a procedure of intervention. In the end of the encounters it was possible to perceive changes in the interactions between teacher and children, they occupied different places in the classroom, played different roles and so new meanings to the interactions were given.
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