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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2003
  • A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo Artigos

    Silva, Angélica Bronzatto de Paiva e; Pereira, Maria Cristina da Cunha

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo analisar a imagem que professoras da escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Para isto foram realizadas entrevistas com 7 professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª série) que têm em sua classe aluno surdo, o qual freqüenta concomitantemente o Cepre - Unicamp, onde é atendido por profissionais especializados em surdez. Além das entrevistas, foram realizadas observações da interação professora - aluno surdo na sala de aula. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo do tipo temática e categorial, dando-se ênfase à categoria "aprendizagem". A análise de dados evidenciou que, apesar de as professoras afirmarem que o aluno surdo não apresenta problemas de aprendizagem, depreende-se, de suas falas, uma visão de limitação do aluno e uma expectativa baixa em relação à aprendizagem do aluno surdo.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyse the view of regular school teachers on the learning process of deaf students. Seven teachers from Elementary School (First to Fourth grades) have been interviewed. All of them have deaf student attending class simultaneously at "CEPRE - UNICAMP", an institution where special works are developed with handicapped people. The relationship between teacher and deaf students was observed in the classroom as well. Using a qualitative approach, this study based its interpretation on the thematic and categorial analysis of content, emphasizing the learning category. The evaluation of data showed that, although teachers have said the deaf student presents no problem with the learning process, it is possible to infer the teachers think that students present some limitations. There are low expectations related to the deaf students learning process.
  • Motivação na universidade: uma revisão da literatura Artigos

    Ruiz, Valdete Maria

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre variáveis que influenciam a motivação para aprender de estudantes universitários, utilizando o modelo de Pintrich, que incorpora quatro componentes principais: contexto sociocultural, fatores relacionados ao ambiente de sala de aula, fatores internos e comportamento motivado. Conclui pela necessidade de maior ênfase na utilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem e maior número de estudos sobre o tema no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present work is to present a literature review about variables that influence college student's motivation to learn, using Pintrich's model, which incorporates four main components: sociocultural context, classroom environmental factors, internal factors and motivated behavior. It ends for the need of larger emphasis in the use of metacognitive learning strategies and larger number of studies about the theme in Brazil.
  • Psicoterapias da depressão na infância e na adolescência Artigos

    Bahls, Saint Clair; Bahls, Flávia Rocha Campos

    Resumo em Português:

    A depressão é uma doença comum, freqüentemente crônica, recorrente e familiar, cujo início ocorre, muitas vezes, na infância e na adolescência. E a depressão em crianças e adolescentes aparenta estar aumentando e iniciando cada vez mais precocemente, constituindo atualmente uma das principais preocupações de saúde pública. Pela razão de constituir doença grave e que normalmente prediz sua continuação ou recorrência na idade adulta, sua abordagem terapêutica é de extrema importância. O atendimento adequado da depressão em crianças e adolescentes é realizado com uma aproximação multidisciplinar, envolvendo basicamente recursos psicossociais. Neste artigo revisaremos a condição atual das abordagens psicoterapêuticas empregadas no tratamento da depressão na infância e na adolescência.

    Resumo em Inglês:

    Depression is a common, chronic, recurrent, and often familial illness that frequently first occurs in childhood and adolescence. Child and adolescent depression seems to be occurring more frequently and earlier than before, and it is, nowadays an important public health problem. Because depression in youth is a serious disorder and often predicts subsequent depression in adulthood, treatment for these population is relevant. Therapeutic modes that have been shown to be useful for depressed children and adolescents are multimodal and include psychosocial approaches. This paper will review the present status of psychotherapy treatment of depression in children and adolescents.
  • Geografia do poder em goffman: vigilância e resistência, dominação e produção de subjetividade no hospital psiquiátrico Artigos

    Benelli, Sílvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, estamos procurando recuperar alguns estudos de Goffman, lidos a partir das discussões atuais da análise institucional, das contribuições de Michel Foucault relativas à microfísica do poder e das investigações de alguns pesquisadores quanto à produção de subjetividade nas instituições de Saúde Coletiva. Goffman, apesar de não estar munido dos recursos teóricos de tais pesquisadores, já era capaz de explicitar em suas análises muito mais do que provavelmente imaginava articular. Acreditamos que Goffman já produz acuradas cartografias do dispositivo manicomial, descrevendo toda uma geografia do poder na instituição total, atento aos detalhes da rotina cotidiana. Suas investigações da dimensão intrainstitucional desses dispositivos continuam atuais e eficazes para a compreensão da produção da subjetividade no contexto institucional. Também encontramos muitas ressonâncias notáveis entre Goffman e Foucault.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we are looking into some Goffman' s studies, lead by currently discussions of institutional analysis, Michel Foucault' s contributions upon microphysics of power and some other researchers from the production of subjectivity at the Collective Health. In spite of not having those theoretical resources from the later, Goffman was already able to explain in his analysis further than he could suppose. We believe that Goffman produces accurately mappings of the psychiatry hospital devices, by describing the geography of power into the total institution, and concerned to the details of everyday life. His investigations of the intra-institutional dimension from such mechanisms are still at present and efficient for the comprehension of production of subjectivity at institutional context. Also, we have come across many remarkable echoes between Goffman' s and Foucault' s works.
  • Representação mental das relações de apego de um indivíduo diagnosticado com transtorno depressivo maior Artigos

    Azevedo, Celina Monteiro; Nascimento, Lília Nazaré de Souza; Moraes, Marco Aurélio Valle de; Souza, Airle Miranda de

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou avaliar a representação mental das relações de apego de um indivíduo diagnosticado com Transtorno Depressivo Maior. Estudos anteriores sugerem ligação entre relações de apego estabelecidas no grupo familiar e modelos patológicos de funcionamento. Realizou-se um estudo de caso com um paciente do sexo feminino que apresentava o referido transtorno, atendida no Ambulatório de Ansiedade e Depressão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Foram realizadas oito (08) entrevistas domiciliares. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) Roteiro de Entrevista; b) Desenho da Família; c) Escala de Freqüência de Sinais Específicos; e d) Escala Global. Os resultados sugeriram o estabelecimento de relações de apego ansioso e evitante, revelando uma patologia global muito alta. Portanto, destacamos a importância de um ambiente familiar que ofereça atenção e cuidados a seus membros, propiciando segurança e favorecendo saúde biopsicossocial.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to evaluate the mental representation of attachment relationships in an individual diagnosed with Major Depressive Disorder. Previous studies suggested a connection between the attachment relationships established in the familial group and pathological functioning models. A case study was performed with a female patient presenting the disorder, who was attended at Ambulatório de Ansiedade e Depressão of Hospital Universitário Betina Ferro de Souza. Eight domiciliary interviews were carried out. The following instruments were used: a) Interview Script; b) Drawing of the Family; c) Family Drawing Checklist of Signs; e d) Family Drawing Global Rating Scales. The results suggested the establishment of anxious and hesitating attachment relationships, revealing a very high global pathology. We stress, therefore, the importance of a familial environment which would offer attention and care to its members, providing safety and favoring biopsychosocial health.
  • A troca de terapeutas nos atendimentos psicanalíticos em instituições Artigos

    Ferreira, Marcela Casacio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva discutir o uso da técnica psicanalítica nos atendimentos psicoterápicos individuais em clínicas-escolas, com enfoque na troca de terapeutas que possa ocorrer durante este processo. Entendemos que a troca acontece quando é esgotado o prazo do terapeuta na instituição ou mesmo por outros motivos que demandem mudança do profissional. Os pontos de reflexão e discussão do texto são: as diferenças entre um paciente e outro que podem ocorrer no processo de mudança de terapeuta e do estabelecimento de novas transferências, principalmente os psicóticos ou borderlines - estes pacientes podem apresentar grande sofrimento na separação de um terapeuta para se vincular a outro, o que nos faz questionar tais tratamentos; também, a necessidade das instituições em atentarem a esses pacientes, bem como reverem o tempo de permanência tanto dos seus profissionais quanto do paciente em um tratamento psicoterápico.

    Resumo em Inglês:

    The present paper discusses the use of the psychoanalytical technique in individual psychotherapy treatment in school-clinics, focusing the change of therapists that may occur during the process. The change happens when the term of the therapist at the institution is over or even for other reasons that require the change of the professional. The items to reflect and discuss over this text are: the probable differences among patients in the process of changing therapists and the setting of new transferences, mainly the psychotics or borderlines. It could be painful for these patients to be apart from one therapist and rely on another one. This suffering may raise doubts about the excellence of such treatments. Another item to be taken into account is the attention given by the institutions to these patients, as well as the remaining time of both professionals and patients in the institution.
  • Ser e fazer na maternidade contemporânea Artigos

    Granato, Tania Mara Marques; Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José

    Resumo em Português:

    O psicoterapeuta acolheu o pedido de Margarida, grávida de oito meses, de que se fizesse uso de flores em seu primeiro encontro terapêutico, como sua maneira singular de agir no mundo. Cedo percebemos que seu estilo de fazer estava profundamente marcado pelas inúmeras cirurgias e tratamentos corretivos de uma profunda fenda palatina, com a qual nascera e da qual emerge uma "guerreira", pronta para travar qualquer batalha que se lhe apresentasse como solução para seus problemas físicos. Paradoxalmente, ou não, Margarida "esqueceu-se" das flores, ousando fazer uma pausa em seu caminhar pelo território do fazer,para se deixar acompanhar pela psicoterapeuta, através do ser, que lhe apontava um "defeito" intrínseco a sua natureza. O parto a apavorava e a integração entre o feminino e o masculino, o ser e o fazer, o corpo e a psique era premente. Por meio de Margarida testemunhamos a desafinação entre o ser e o fazer da mãe contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Daisy's request, an light-month pregnant woman, for using flowers during her first therapeutic encounter, was received by the psychotherapist as a very singular way of realizing in the world. Soon we noticed that her doing was profoundly marked by several surgeries and clinical treatments to correct a cleft lip and palate, noted after she was given birth. After this life event Daisy became a "warrior", who was always ready to fight any battle, since they were seen as a solution for her physical problem. Paradoxically, or not, Daisy has "forgotten" the flowers and dared to take a break during her way through doing domain, in order to be accompanied by the therapist through being. Delivery frightened her, because the integration between male and female elements, being and doing, body and psyche was required. We have testified, through Daisy, the lack of tuning between the mother's being and doing in the present.
  • Violência e criança Resenha

    Witter, Geraldina Porto
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