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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2003
  • Validade da escala de estágios de mudança Artigos

    Yoshida, Elisa Medici Pizão; Primi, Ricardo; Pace, Rosália

    Resumo em Português:

    O estudo, com amostra clínica (N=147), apresenta a consistência interna, estrutura fatorial, validade concorrente e preditiva da versão em português da Escala de Estágios de Mudança-EEM. As propriedades psicométricas da escala, um instrumento de tipo auto-relato e 32 itens, são comparadas às de dois estudos com a versão em inglês. Os resultados apontam uma estrutura fatorial compatível com a versão original, que avalia quatro estágios de mudança: pré-contemplação, contemplação, ação e manutenção. Adaptações de ao menos quatro itens dos estágios de pré-contemplação e contemplação são necessárias para aumentar os coeficientes de consistência interna, inferiores aos dos estudos originais. A fraca associação entre a EEM e a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida-EDAO-R sugere a inadequação do critério para a validade convergente. Com base nos escores da EEM, os resultados não permitem predizer quais pacientes têm mais chance de concluir psicoterapias breves. Sugere-se a continuidade das pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The study, with a clinical sample (N=147), presents the internal consistency, factorial structure, concurrent and predictive validities of the Portuguese version of the Stages of Change Scales-SCS. The psychometric properties of the scales, a 32 item self-report instrument, are compared to those of two studies with the English version. Results point to a factorial structure compatible with that of the original version, which evaluates four stages of change: precontemplation, contemplation, action and maintenance. Adaptations, of at least four items of the precontemplation and contemplation stages, are required to improve the internal consistency coefficients, lower than those of the original studies. The weak association between the SCS and the Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida - EDAO-R suggests the criterion unsuitability to the concurrent validity. Based on the SCS scores, results do not allow to predict which patients are more suitable to conclude brief psychotherapies. New researches are suggested.
  • Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas Artigos

    Sousa Filho, Paulo Gomes de; Alencar, Eunice M. L. Soriano

    Resumo em Português:

    Este estudo examinou diferenças em habilidades de pensamento criativo entre 25 crianças institucionalizadas e 30 crianças não institucionalizadas, sendo 23 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. Todas responderam a um teste de natureza verbal da Bateria Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1974) e ao Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente (Urban & Jellen, 1996). Não foram observadas diferenças significativas nas medidas de pensamento criativo entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Diferença significativa entre gêneros foi observada no Teste de Pensamento Criativo - Produção Divergente, a favor do gênero masculino, paralelamente a uma interação entre gênero e instituição neste teste. Observou-se também uma relação positiva entre os escores dos dois testes utilizados.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the differences in creative thinking abilities among 25 institutionalized children and 30 non-institutionalized children, being 23 male and 30 female. These children answered a verbal test of the Torrance Tests of Creative Thinking (Torrance, 1974) and the Test of Creative Thinking - Divergent Production (Urban & Jellen, 1996). No significant differences were observed among male and female children in the creative thinking abilities. However, a significant difference between gender was observed in the Test of Creative Thinking - Divergent Production, to the advantage of the male gender as far as an interaction between gender and institutionalization in the same test. It was observed also, a positive relation among the scores of the tests.
  • Oscilações do desejo sexual no período gestacional Artigos

    Lech, Marilise Brockstedt; Martins, Paulo César Ribeiro

    Resumo em Português:

    O trabalho visa estudar a existência ou não de alterações do desejo sexual no período gestacional. Os sujeitos da pesquisa são quatro mulheres gestantes, todas psicólogas, participantes de um curso de atualização em sexualidade, e seus respectivos maridos. Para a coleta dos dados optou-se por um depoimento escrito, com duas perguntas orientadoras que questionaram sobre a ocorrência de oscilações do desejo. A análise dos dados foi feita através de metodologia fenomenológica e evidenciou dois aspectos comuns nos relatos: 1. O desejo sexual não se alterou na maioria dos sujeitos. 2. Os sujeitos dissociam alteração do desejo de outras alterações do comportamento sexual. As variantes nas descrições são apresentadas em seis temas: 1. Motivo da não-alteração do desejo. 2. Motivo da alteração do desejo. 3. Alterações na vida sexual descritas pelas mulheres. 4. Alterações na vida sexual descritas pelos homens. 5. O que não se alterou na vida sexual. 6. Vivências durante a gestação.

    Resumo em Inglês:

    This paper looks at the changes of the sexual desire during pregnancy. The subjects of the study are four psychologists who were pregnant at that time, and their husbands. A written statement of two questions about the changes of the desire was the choice to collect the data. Data analysis was made by the phenomenological methodology. Results show two common aspects among the majority of the reports: 1. The sexual desire did not change in the majority of the subjects. 2. The subjects do not link the change of the desire with other changes of the sexual behavior. The variants of the reports are presented in 6 topics: 1. Reasons of the maintenance of the desire. 2. Reasons of the change of the desire. 3. Changes of the sexual behavior described by women. 4. Changes of the sexual behavior described by men. 5. Aspects without changes in the sexual behavior. 6. Experiences during pregnancy.
  • Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola Artigos

    Peres, Rodrigo Sanches; Santos, Manoel Antônio dos; Coelho, Heidi Miriam Bertolucci

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo descrever o Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno (PPAPA). Trata-se de um serviço de atendimento psicológico oferecido gratuitamente junto à clínica-escola da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) e voltado exclusivamente à comunidade discente interna. Apresentaremos ao longo do artigo uma breve caracterização do serviço, algumas considerações acerca das modalidades de atendimento e estratégias de intervenção empregadas e uma sucinta problematização do manejo de questões técnicas e éticas. Por fim, alinhavaremos algumas propostas para a reestruturação do serviço.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to describe a Student Psychological Emergency Service. This gratuitous service is offered at the university psychology clinic of Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) and is exclusively available to the university students. A brief characterization of the service will be presented along the article, considering the modalities of the service, intervention strategies and a concise argumentation on the technical and ethical issues. Finally, it will be offered some suggestions for reorganization of the service.
  • Programas preventivos de comportamentos anti-sociais: dificuldades na pesquisa e na implementação Artigos

    Silveira, Jocelaine Martins da; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos; Marton, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Os programas preventivos de comportamentos anti-sociais em crianças e adolescentes são predominantemente marcados por dificuldades de duas ordens: a primeira é metodológica e dificuldades refere-seas à demonstração empírica de sua efetividade; enquanto que a segunda é prática e diz respeito aos obstáculos que o psicólogo costuma encontrar ao implementá-los em clínicas psicológicas públicas. Neste trabalho, sugerem-se alguns fatores de risco e de proteção sabidamente correlacionados ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. Tais fatores podem nortear medidas proximais de suo efeito de programas preventivos daqueles comportamentos ao se delinear metodologia de pesquisa sobre o assunto. No que se refere à implementação de programas preventivos em clínicas-escola, levantam-se algumas alternativas para contornar obstáculos mais freqüentes. A oferta de serviços em locais mais acessíveis à população e o fornecimento de informações por meio de eventos de curta duração promovidos nas clínicas-escola são exemplos de alternativas.

    Resumo em Inglês:

    The preventive programs of antisocial behavior of children and adolescents are prevailingly characterized by two kinds of difficulties: The first one is methodological and refers to the empirical evidence of its effectiveness; on the other hand, the second one is practical and deals with the obstacles the psychologist uses to find in order to introduce the above mentioned programs at public psychological clinics. The purpose of this paper is to suggest some well-known correlated risk and protection factors to the development of antisocial behaviors. Such factors may guide proximal measures of the effect of preventive programs of those behaviors by devising research methodology on the matter. To what concerns the introduction of preventive programs at school-clinics, some alternatives are raised to avoid the most frequent obstacles. The offer of services to the population at more convenient places and the delivery of information through short term events carried out at training clinics are examples of these alternatives.
  • Narciso: polimorfismo das versões e das interpretações psicanalíticas do mito Artigos

    Ubinha, Paulo de Tarso; Cassorla, Roosevelt Moíses Smeke

    Resumo em Português:

    Apresentamos neste trabalho diferentes versões do mito de Narciso, cada qual com diversificadas variações de detalhes, implicando diferentes possibilidades de interpretações psicanalíticas. Este polimorfismo das formas de relato do mito e de suas múltiplas compreensões parece refletir a própria indiferenciação dos estágios iniciais do desenvolvimento da mente humana e da complexidade que seu estudo oferece. Trata-se de uma questão em aberto e que assim deixamos permanecer, para favorecer novas reflexões para fazer progredir o estudo deste conceito básico, mas controvertido, da teoria psicanalítica.

    Resumo em Inglês:

    In this paper are presented different versions of the myth of Narcisus, everyone of which with variations in details, what leads us to different possibilities of psychoanalytic interpretations. This polymorphism in the various forms of reports and of its multiple comprehensions seems to reflect the indifferentiation of the initial stages of mind development and the complexity its study offers to. The question remains overt and so we wish it does, in order to make progressing the study of this so basic and controversial concept in the psychoanalytic theory.
  • Uso de relatos escritos como instrumento de avaliação e intervenção em orientação profissional Artigos

    Moura, Cynthia Borges de; Sampaio, Ana Claudia Paranzini; Menezes, Mirtes Viviani; Rodrigues, Lígia Deise

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo descrever a experiência auto-relatada de adolescentes que participaram de grupos de Orientação Profissional, quanto aos aspectos em comum da condição de entrada e saída do programa. Foram analisados os relatos escritos de 18 adolescentes com idades variando entre 15 e 17 anos, que participavam de dois grupos de Orientação Profissional numa universidade pública, na condição de pré e pós-orientação. Os resultados mostraram três temas principais abordados na condição de entrada: 1) a dificuldade de decisão; 2) as profissões da infância; 3) a influência dos pais. Na condição de saída, os temas foram: 1) aumento do autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional; 2) aprendizagem do processo de tomada de decisão; 3) reconhecimento ao trabalho dos orientadores. A condução e manejo dos programas de Orientação Profissional podem ser aprimorados através da compreensão das experiências de crescimento pessoal que os adolescentes vivenciam nos grupos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to describe the self-related experience of adolescents that participate in of groups of Professional Guidance in relation to the common aspects of the entrance and exit condition of the program. Were analyzed writing reports of 18 adolescents between 15 and 17 years old, who participated of 2 groups of Professional Guidance in a Brazilian public university, on the pre-orientation and post-orientation condition. The results show 3 major themes approached in the pre-orientation condition: 1) the decision's difficulties; 2) the childhood professions; 3) the parent's influence. In the post-orientation condition, the themes were: 1) Increase of self-knowledge and knowledge about the professions; 2) Learning of decision's making process; 3) Grateful for the guidance's work. The conduction and handling of the Professional Guidance's programs can be improved through the comprehension about the experiences that the adolescents share in the groups.
  • Estudo sobre a formação presbiteral num seminário católico Artigos

    Benelli, Sílvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa, realizamos uma análise institucional cujo objetivo é problematizar as práticas formativas eclesiásticas católicas, tais como elas se apresentam nos modos de funcionamento institucional de um Seminário Católico - localizado no Estado de São Paulo - e no registro do saber eclesiástico, como produtoras de uma 'modalização' específica da subjetividade (futuros padres). Apresentamos, neste artigo, dados e análises de entrevistas semi-estruturadas com a equipe dirigente da instituição, buscando compreender as relações de formação entre padres formadores e seminaristas como um dispositivo privilegiado de constituição do Seminário como agência de produção de subjetividade. Concluímos que o Seminário investigado pode ser considerado como uma instituição tipicamente disciplinar, cujo principal mecanismo e operador microfísico é o relatório (instrumento de exame, vigilância e sanção normalizadora). Sua origem pode ser encontrada no convento católico medieval, matriz de diversas instituições totais. Sua técnica básica é o confinamento e sua lógica é totalitária e "panóptica".

    Resumo em Inglês:

    We have realized an institutional analysis which aim is to examine the catholic ecclesiastical formative practices, by means of institutional functioning from a Catholic Seminary - set in São Paulo State - and the register of the ecclesiastical knowledge, producer of a specific subjectivity pattern (future priests). We provide data and analysis of semi-structured interviews with the staff for understanding the formation relationship between priests responsible for the formation and seminarians concerning to a privileged and constitutive device of the seminary as an agent producer of subjectivity. Thus we come to the conclusion that the Seminary focused can be considered as a common disciplinary institution, which maintains the report as its main mechanism and microphysics device (exam tool, surveillance and normal process sanction). Its genesis can be found into the Catholic medieval convent, the matrix to the total institutions. It had used the confinement and a totalitarian and "panoptic" logic.
  • Modelos de tratamento para o transtorno do pânico Artigos

    Yano, Yuristella; Meyer, Sonia B.; Tung, Teng C.

    Resumo em Português:

    O Transtorno do Pânico tem sido um problema de saúde importante, apesar de não ser o transtorno ansioso mais freqüente. Ele está associado a uma diminuição marcante da qualidade de vida. No Transtorno do Pânico, é comum a procura contínua por serviços médicos em busca de uma explicação para os sintomas físicos e psicológicos apresentados. Entretanto, a falha no diagnóstico é habitual nestas situações, reforçando o comportamento de visitas repetidas a serviços médicos, aumentando os custos sociais e econômicos. Estes custos poderiam ser minimizados por meio de tratamentos bem estabelecidos e eficientes, como os tratamentos com medicamentos e psicoterapia comportamental-cognitiva. Estudos recentes mostraram que a combinação medicamentos antidepressivos e psicoterapia comportamental-cognitiva tem sido mais indicada pelos bons resultados obtidos. Este trabalho tem como objetivo discutir os principais modelos de tratamento para o Transtorno do Pânico.

    Resumo em Inglês:

    Panic Disorder is an important health problem, although it is not the most frequent anxiety disorder. It is associated with marked decrease of quality of life. In Panic Disorder, the continuous demand for medical assistance is a common feature, due to the necessity of explanations for those psychological and physical symptoms. However, the misdiagnosis in these situations is usual, reinforcing the behavior of the repetitive visits of medical services, increasing the social and economic costs. These costs could be minimized through well-established treatments like medications and cognitive-behavior therapy. Recent studies showed that the combination of antidepressants medications and cognitive-behavior therapy has been more indicated because of good results obtained. The present work has for objective discussion of treatment models for Panic Disorder.
  • Raciocínio dedutivo e lógica mental Artigos

    Gouveia, Edilaine Lins; Roazzi, Antonio; O'Brien, David P.; Moutinho, Karina; Dias, Maria da Graça B. B.

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, tem havido muito debate acerca da existência ou não de uma lógica mental. Essa idéia tem sofrido inúmeros ataques, tanto por estudiosos que acreditam que todo raciocínio decorre de modelos mentais (e.g., Johnson-Laird & Byrne, 1993), como por aqueles que defendem que o raciocínio humano é dependente do conteúdo (Holyoak & Cheng, 1995). Essa controvérsia invadiu revistas internacionais como Psychological Review, Behavioral and Brain Sciences. No entanto, os proponentes da Teoria da Lógica Mental - TLM - crêem que poucos cientistas cognitivos realmente compreendem esta teoria (O'Brien, 1998a). Diante desse quadro, o presente artigo se propõe a trazer essa discussão para o cenário nacional. Serão apresentadas sumariamente algumas teorias sobre o raciocínio dedutivo. A seguir, as principais críticas à existência de uma lógica mental; e a "defesa" dos que proclamam a existência desse tipo de lógica. Por fim, a TLM será discutida mais detalhadamente.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, it has been having a lot of debate concerning the existence of a mental logic. This idea has been suffering countless attacks, as much for specialists that believe that whole reasoning elapses of mental models (e.g., Johnson-Laird & Byrne, 1993), as for those who defends that the human reasoning is content dependent (Holyoak & Cheng, 1995). That controversy invaded international magazines like Psychological Review. However, the authors of the Theory of the Mental Logic - TLM - believe that few cognitive scientists really understand this theory (O'Brien, 1998a). In this context, the present article intends to bring this discussion for the national scenery. Some theories about the deductive reasoning will be presented, as well as the main critics to the existence of a mental logic and the " defense " of those who advocates in favor of the existence of this logic. Finally, TLM will be discussed.
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