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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2004
  • Práticas educativas familiares: a família como foco de atenção psidoeducacional Artigos

    Szymanski, Heloisa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de se considerar a família como objeto de atenção psicoeducacional a partir da desconstrução da visão naturalizada da mesma. Segue apresentando-a como um contexto de desenvolvimento humano e um locus educacional, que responde à tarefa de socialização, desenvolvendo práticas que exigem saberes específicos, nem sempre disponíveis, em especial para as camadas sociais empobrecidas. Pela complexidade do fenômeno em questão, conclui pela necessidade de desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares que construam conhecimento científico e subsidiem práticas na área de atenção psicoeducacional às famílias.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to bring into consideration the family as a focus of psychoeducational help. As a first step in that direction it is presented a critical view of the essentialist perspective on that subject. Then, family is presented as a context of human development and an educational locus that needs specific knowledge and practice in order to accomplish its socialization role. The conclusion points to the need of multidisciplinary research on the subject of psychoeducational help to families, so that scientific knowledge can subsidize practice in that field.
  • Análise documental e contexto de desenvolvimento: estatutos de uma instituição de proteção à infância de Salvador, Bahia Artigos

    Borrione, Roberta; Chaves, Antonio Marcos

    Resumo em Português:

    Este estudo busca evidenciar as possibilidades de interface entre Psicologia e História, ao analisar documentos de uma instituição de auxílio e proteção à infância abandonada do século XIX - Asilo dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Salvador - como forma de interpretação do contexto de desenvolvimento. Essa instituição foi estabelecida com o objetivo de dar abrigo, proteção, educação e também dar conformação às crianças abandonadas às normas sociais. A análise de dois estatutos do referido estabelecimento, datados de 1863 e 1914, permite a compreensão do significado de criança abandonada nesses momentos e do contexto de desenvolvimento, no qual estava inserida, já que os documentos são produtos elaborados por uma sociedade para transmitir imagens e valores socialmente aceitos. Esta análise elucidou uma gradativa mudança da preocupação social com a criança abandonada. Passou-se da preocupação com a provisão dos meios imediatos de sobrevivência para a promoção de educação profissional e reinserção social das crianças, baseadas em preceitos filantrópicos e médico-higienistas.

    Resumo em Inglês:

    This research attempts to evidence an interface between psychology and history, through the analysis of documents from a nineteenth-century child care institution for abandoned children in Salvador, Bahia - Asilo dos Expostos of the Holy House of Mercy - as a way of interpretation of the developmental context of the time. This institution was devised to provide shelter, protection, education, and a social upbringing to abandoned children. The analysis of two statutes of the institution in case (dated 1863 and 1914) - as products constructed by a specific society in order to ascertain socially accepted values - allows for a comprehension about the meaning of the abandoned child and the developmental context in which s/he was involved at the time in question. This analysis elucidates a gradual change of social concern for the abandoned child, from one of providing an immediate means of survival to one of assuring professional education and social reintegration, based on philanthropic and hygienic concepts.
  • Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia Artigos

    Santos, Acácia A. Angeli dos; Suehiro, Adriana C. B.; Oliveira, Katya Luciane de

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou analisar a relação entre a compreensão em leitura e o rendimento acadêmico em disciplinas específicas do curso de Psicologia. Participaram 115 universitários ingressantes de uma universidade do interior paulista. Foram aplicados dois textos preparados segundo a técnica de Cloze e um questionário com questões fechadas, visando identificar os tipos de avaliação de aprendizagem utilizados pelos professores. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de índices de correlação positiva entre os escores somados dos testes de Cloze e as notas obtidas em cada disciplina cursada. Pode-se concluir que a compreensão em leitura relaciona-se com o desempenho acadêmico, especialmente quando a nota é resultante de uma produção individual do aluno na situação de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    This research meant to explore the relation among reading comprehension and academic performance in specific contents of the Psychology course. The sample was composed of by 115 freshman students of the private university in São Paulo. The instruments used were two texts prepared in accordance to Cloze's technique and a questionnaire focusing the most used characterization types in higher education assessment. The results showed clearly a correlation, statistically significant, among reading comprehension, academic performance and learning assessment in Psychology course, specially when the grade results of the student individual production in assessment situation.
  • As consultas terapêuticas e a psicanálise de D. W. Winnicott Artigos

    Lescovar, Gabriel Zaia

    Resumo em Português:

    O presente artigo aborda alguns eixos fundamentais da prática de consultas terapêuticas, tais como: a posição metodológica de investigação clínica de Winnicott (envolvendo a construção do conhecimento psicanalítico), o valor intrínseco da experiência na prática clínica, do manejo temporal e do contexto (meio ambiente) favorecedor de experiências constitutivas ao si-mesmo (self) do paciente. Tais aspectos servirão como contextualizadores dessa revolucionária modalidade de trabalho psicológico no interior da clínica winnicottiana, por sua vez, fundamentada segundo o paradigma em psicanálise, guiado pela relação mãe-bebê e pela busca de atualização e constituição do si-mesmo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to present some of the core elements involved in therapeutic consultations, such as the Winnicott's clinical research methodology perspective (involving the construction of psychoanalytical knowledge), the intrinsic value of experience in clinical practice, and of temporal management and facilitating environment in the constitutive experience of the patient's inner self. Such aspects will provide the context for a revolutionary way of performing psychological activities within a winnicottian clinic which is grounded on psychoanalytical paradigm; which is, in its turn, based on the mother-baby relationship, and on a search for improvement and self-constitution.
  • Grupos focais na investigação qualitativa da identidade organizacional: exemplo de aplicação Artigos

    Bunchaft, Alexandra Flávio; Gondim, Sônia Maria Guedes

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência de aplicação dos grupos focais na investigação da identidade organizacional em uma cooperativa popular de trabalho. Foram realizados dois grupos focais com vinte costureiras da Cooperconfec, em Salvador. Fez-se uma análise de conteúdo das discussões grupais, na qual construíram-se representações gráficas dos significados de ser cooperada, das experiências de socialização profissional e das mudanças experimentadas com a inserção na cooperativa. Uma das conclusões é que a identidade organizacional constrói-se a partir da relação entre a cooperativa e a incubadora, da cooperativa com a comunidade, da relação interna entre as cooperadas e das cooperadas consigo mesmas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the application of focus groups in the investigation of the organizational identity of a work cooperative, Cooperconfec, located in Salvador. The attempt was to investigate the factors related to the organizational identity of a cooperative, since this is based on horizontal work relationships, as opposed to the labor market, characterized by verticality. Two focus groups were formed with twenty cooperades seamstresses. The procedure was to analyze thematic content of the results in order to support making graphical representations related to the meanings of being part of a cooperative, to the previous experiences of professional socialization, and to the changes experienced after being made part of the cooperative. One of the conclusions was that organizational identity is based on the connection of the cooperative to the incubator, on the impact of the cooperative in the community, on the group work experience, and on the change in personal image.
  • Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores Artigos

    Capellini, Simone Aparecida; Tonelotto, Josiane Maria de Freitas; Ciasca, Sylvia Maria

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to compare the performance of school children in relation to formal evaluation and teachers' opinion. One hundred and sixty-four (164) elementary school students in an inland city in São Paulo state, 81 males, and 83 females, took part in this study. The formal performance evaluation was carried out through the Learning Performance Test, and 2 groups were defined according to the teacher's opinion as for normal and below-average performances. The results showed a significant difference, indicating the males and fourth graders as having the lowest performance. The average grades of the group defined by the teacher as having the lowest performance were lower than they were expected to be in the formal evaluation and differed significantly. The opinion of the teacher in this study was essential to the identification of problems related to education.
  • Construção de uma medida de clima criativo em organizações Artigos

    Crespo, Mari Lucia Figueiredo

    Resumo em Português:

    Desenvolveu-se o presente estudo, que teve como objetivo definir as variáveis indicadoras de clima para a criatividade no ambiente organizacional. Para este fim, construiu-se um instrumento que foi aplicado a uma amostra de seis sujeitos de ambos os sexos, professores de uma Universidade Particular situada no interior de São Paulo. O instrumento citado é um questionário objetivo, baseado em estudos anteriores e contém 13 variáveis indicadoras de clima para a criatividade. As variáveis são: Motivação e Comprometimento, Dinamismo e Energia, Tempo para Idéias, Liberdade para Criar, Ludismo e Humor, Apoio às Idéias, Discussão e Debates, Ausência de Conflito, Confiança e Franqueza, Correr Risco, Suporte à Inovação, Salários e Benefícios e Tolerância às Diferenças. Os resultados foram aferidos pela análise de conteúdo das respostas decorrentes da coleta de dados. Os indicadores que tiveram menor número de respostas, ou seja, os mais difíceis de serem definidos foram: Motivação e Comprometimento e Dinamismo e Energia. Os resultados demonstraram uma boa consistência de conteúdos segundo as definições dos sujeitos e algumas definições coincidem com outras encontradas em estudos realizados no Brasil por outros pesquisadores. Podemos concluir que esses indicadores podem ser variáveis importantes no diagnóstico do clima para a criatividade no ambiente de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The present study was developed aiming to define indicative variables of climate to creativeness in the organizational environment. To carry out this study, an instrument was created and applied to a sample of six subjects of both genre, professors of a Private University in the inland of São Paulo state. The instrument is composed of an abjective questionnaire based on previons studies with 13 indicative variables of climate to creativeness. The variables are: Motivation and Commitment, Dynamism and Energy, Time for Ideas, Freedom to createve, Ludism and Humor, Support to Ideas, Discussion and Debates, Absence of Conflict, Trust and Openess, Risk-taking, Support to Innovation, Wages and Benefits and Tolerance to Differences. The results were checked by the analysis of the content of the answers from the Data Collection. The indications which had fewer answers, that is, the most difficult to be defined were: Motivation and Commitment and Dynamism and Energy. The results have shown a good consistency of contents according to the definitions of the subjects and some definitions are similar to other definitions found in studies coducted in Brazil by other researchers. We may conclude that these indications can be important variables in the diagnosis of climate to creativity in the work environment.
  • Uma experiência de pronto atendimento em saúde mental coletiva Artigos

    Costa-Rosa, Abílio da; Luzio, Cristina Amélia; Mendes, Márcia Cristina Schwarz; Florezi, Patrícia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a reflexão sobre uma experiência de atendimento em grupo na porta de um serviço de Saúde Mental Coletiva de um município do Estado de São Paulo com 30 mil habitantes. Com a análise de dados referentes ao atendimento inicial desta instituição denominado "Pronto Atendimento" (PA), em especial as filas de espera em psiquiatria e em psicoterapia, considerou-se que o PA pode operar como um analisador, uma vez que é nesse atendimento que os usuários que procuram ajuda na instituição apresentam suas queixas e os seus pedidos de ajuda. É também a partir desse atendimento que a instituição, por meio de seus profissionais, oferece as possibilidades terapêuticas. A análise efetuada permitiu apontar que esse atendimento pode constituir ações que reforçam o paradigma psiquiátrico dominante ou ações que podem contribuir na construção do modelo psicossocial, partindo de mudanças da própria representação social da instituição, do sofrimento psíquico e dos recursos terapêuticos de cura.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a reflection on an experience learned from the primary health care provided by the staff of a public mental health service of a county with about 30 thousand people in São Paulo State. Starting with the analysis of data of the primary health care provided by that institution, the so-called "Pronto Atendimento" (PA), focusing on patients waiting in line for referral to psychiatric and psychotherapeutic treatment, one suggests that PA may function as a support device since it is precisely in that primary health care service that patients make their complaints, ask for help and the institution, based on that service and its staff refers them lo a range of therapeutic treatment. The analysis of such data allowed us lo suggest that such primary health care service may include actions which reinforce the prevailing psychiatric paradigm or therapeutic actions which in turn may contribute to develop a psychosocial model taking into consideration changes effected in the very social representation of the institution, in the patient's psychic pain, and in the therapeutic resources available for cure.
  • Estereótipos sociais de universitários em relação aos ambientalistas Artigos

    Moreira, Eduardo Figueiredo; Costa, Joselí Bastos da; Raymundo, Jorge da Silva; Araújo, Ludgleydson Fernandes de

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva estudar, de forma exploratória e descritiva, os conteúdos dos estereótipos de universitários em relação aos ambientalistas. Participaram deste estudo 325 alunos de ambos os sexos, com média de idade de 24 anos. Foi pedido aos participantes que expressassem, de forma livre, todos os atributos que lhes viessem à cabeça para a palavra-estímulo "Ambientalistas". Foram listadas 2.014 palavras de conteúdo positivo e 1.034 de conteúdo negativo. Estas palavras foram agrupadas por sinonímia/similaridade em 19 atributos positivos e 85 negativos com suas respectivas freqüências. Estes atributos foram categorizados em 03 (três) grupos/núcleos de significações (NS) que constituem, respectivamente, três dimensões semânticas (DS): (1) NS - Sociedade, DS - Política; (2) NS - Natureza, DS - Ecológica; (3) NS - Indivíduo, DS - Pessoal. Os resultados obtidos mostraram os atributos relacionados pelos alunos universitários, os quais podem subsidiar ações e políticas de grupos de ambientalistas e ampliar sua eficácia quanto à opinião pública.

    Resumo em Inglês:

    This paper has the objective/purpose of studying, and exploring in descriptive form, the contents of stereotypes of college students concerning to the environmental defenders. Three hundred and twenty-five (325) students of both sexes, average of 24 years old took part into this study. It was asked to the participants to express, in free way, all the attributes which came our to their minds for the stimulus expression "Environmental Defenders". Two thousand and fourteen (2,014) words of positive content and one thousand and thirty-four (1,034) of negative content were listed. Such content words were grouped by similarity into one hundred and nineteen (119) positive attributes and eighty-five (85) negative with their respective frequencies. Those attributes were categorized into three groups/nuclei of meanings (NS - NM) which constitute three semantic dimensions (DS - SD), respectively: (1) NM - Society, SD - Politics; (2) NM - Nature, SD - Ecological; (3) NM - Individual, SD - Personal. The obtained results show the attributes related by the college students, which can give support to actions and politics of environmental defenders and increase their effectiveness according to public opinion.
  • Psicoterapias psicodinâmicas breves: propostas atuais Resenha

    Henriques, Wilma Magaldi
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