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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2005
  • Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e auto-estima em estudantes universitários Artigos

    Bandeira, Marina; Quaglia, Maria Amélia Cesari; Bachetti, Lívia da Silva; Ferreira, Tatiana Lourençoni; Souza, Grasiela Gomide de

    Resumo em Português:

    Foram estudados o comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e auto-estima. Participou da pesquisa uma amostra aleatória de 135 universitários, de ambos os sexos, com idade média de 25 anos. Foram aplicadas as escalas de assertividade de Rathus, locus de controle de Levenson, auto-estima de Dela Coleta e a escala de ansiedade IDATE-traço. Os resultados indicaram que os estudantes da área de ciências exatas apresentaram escores mais elevados de assertividade e de auto-estima e escores menos elevados de ansiedade do que os de ciências humanas. Não houve diferença significativa de gênero. Os resultados mostraram uma correlação positiva significativa entre os escores de assertividade e o grau de internalidade (r=0,23) e de auto-estima (r=0,54). Constatou-se ainda uma correlação negativa significativa entre assertividade e grau de ansiedade (r=-0,55). Esses resultados confirmam dados da literatura, indicando que o comportamento assertivo está relacionado à baixa ansiedade e à alta internalidade e à alta auto-estima, com implicações para o treinamento do comportamento assertivo.

    Resumo em Inglês:

    The assertive behavior and its relation to the anxiety, locus of control and self esteem have been evaluated. This study sample was random by selected and composed by 135 undergraduate students, 25 years old in average, male or female. The subjects had filled in the following scales: Rathus' assertive scale, Levensons' locus of control scale, IDATE-trace anxiety scale and Dela Coleta self esteem scale. Results have indicated that students from Science area presented higher assertiveness and self esteem scores, and lower anxiety scores than students from Social Sciences. No gender differences were observed. Results showed that the assertive behavior was positively correlated with internal locus of control (r=0.23) and positive self esteem (r=0.54). It was also obtained a significant negative correlation between assertiveness and anxiety (r=0.055). These results replicated data from other researches, indicating the importance of a low level of anxiety and high level of internality and self esteem for assertive behavior and its implication for social skills training.
  • Atitudes de adultos com deficiência física frente ao idoso, à velhice pessoal e a pessoas com deficiência física Artigos

    Resende, Marineia Crosara de; Neri, Anita Liberalesso

    Resumo em Português:

    O objetivo foi analisar atitudes em relação ao individuo portador de deficiência física, ao idoso e à própria velhice em 242 adultos de 24 a 39 anos, portadores de deficiência física congênita (6,4%) ou adquirida. Apenas 4,5% eram dependentes para AVDs, conforme o Barthel Index; 36,0% usavam auxílios ortopédicos. Sendo 65,3% mulheres; 47,0%, casados, 53,3% tinham oito anos de escolaridade, 35,0% , 9 a 11 e 7,0% , mais de 11. Foram submetidos a quatro escalas diferenciais Semânticas com 30 itens e quatro fatores cada (agência, cognição, relações sociais e persona). A análise de dados evidenciou que eles avaliaram mais positivamente o conceito de adulto portador de deficiência física do que o de idoso. Quanto mais antiga a convivência com a deficiência, mais positivas as atitudes em relação à velhice pessoal. Os dados são sugestivos do papel desempenhado pelos processos de auto-regulação do self no manejo das conseqüências da incapacidade física sobre a vida pessoal e social.

    Resumo em Inglês:

    The aim was analyzing attitudes of physically disabled adults aged 24 to 39 toward physically disabled people, old people and own aging. There were 242 participants (6.4% with congenital and 92.4% with acquired physical disability). Data collection involved application of the Barthel Index (4.5% were dependent to ADLs; 36.0% used orthopedic aids); a questionnaire assessing gender (65.3% women), conjugal status (47.5% married), schooling (53.3% had eight years, 35.0 % 9 to 11, 7.0% more than 11), and four 30 items /four factors DS scales (agency, cognition, social relationships and persona). Data analysis showed that they evaluated more positively the concept of physically disabled people than the concept of old people; those that were congenitally disabled or had been disabled along the last 10 years or more scored higher on perspective of personal aging than those that had recently acquired disability. Data are suggestive of the role played by self regulatory processes in managing the consequences of disability on personal and social life.
  • Psicoterapia de casal na pós-modernidade: rupturas e possibilidades Artigos

    Diniz Neto, Orestes; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi abordar a crise da conjugalidade na pós-modernidade e indicar novas possibilidades psicoterapêuticas. São traçadas as características do movimento pós-moderno, ressaltando suas relações com a produção de novas formas de subjetividade e de conjugalidade. O impacto na cultura brasileira é revisto. As mudanças da conjugalidade são compreendidas em suas implicações para a prática da psicoterapia de casal em um enfoque construcionista. Aspectos das rupturas na epistemologia do "si-mesmo" são apontados como possibilidades de novas direções psicoterapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper was to analyze the post-modern marriage crisis and the new psychotherapeutic possibilities. The post-modern characteristics are pointed in connection to the development of new marriage and subjective organizations. The effects on the Brazilian culture are summarized, and the conjugality changes implications are relevant to couple psychotherapy in a systemic approach. The "self" epistemological changes are pointed as new psychotherapeutic possible directions.
  • A experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê Artigos

    Schwengber, Daniela Delias de Sousa; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram dezoito díades mãe-bebê, metade das quais com mães com indicadores de depressão e as demais sem esses indicadores, conforme os escores do Inventário Beck de Depressão. A análise de conteúdo de entrevista sobre o desenvolvimento do bebê e a experiência da maternidade mostrou que mães com indicadores de depressão relataram mais insatisfação com o desenvolvimento do bebê, com o desempenho do papel materno e com o apoio recebido do companheiro e de outras pessoas, maior nível de estresse pela separação dos filhos em função do trabalho, pela ocorrência de conflitos familiares e conjugais, por dificuldades no manejo com o bebê e por dificuldades financeiras. Esses achados apontam para a importância de avaliações e intervenções precoces para minimizar os efeitos negativos da depressão materna para a díade mãe-bebê.

    Resumo em Inglês:

    The present study has investigated the motherhood experience in the maternal depression context at the end of infant's first year of life. Eighteen mother-infant dyads took part in the study. This study sample was composed by 9 dyads whose mothers had presented depression indicators according to Beck Depression Inventory. An interview concerning infant development and the motherhood experience was carried out with the mothers. A content analysis of the interviews has showed that mothers with indicators of depression reported more dissatisfaction with their infant's development, with the maternal role and with the support received from their partners and from other people. They also showed greater level of stress related to separation from their children due to work, to the occurrence of family and marital conflicts, to difficulties in the handling of the infant and to financial difficulties. These findings point to the importance of early evaluations and interventions in order to minimize the negative effects of maternal depression on the mother-infant dyad.
  • Parando de beber: estágios de mudança vividos por ex-alcoolistas Artigos

    Murta, Sheila Giardini; Tróccoli, Bartholomeu Torres

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve como ex-alcoolistas vivenciaram estágios de mudança a fim de parar de beber, nas fases de contemplação, preparação, ação e manutenção. Cinco ex-alcoolistas foram entrevistados acerca de fatores facilitadores e dificultadores da mudança e estratégias de enfrentamento usadas em cada fase. Exposição a situações aversivas associadas ao beber foi relatada como o principal fator facilitador da mudança nos estágios anteriores à ação e o suporte social foi o principal fator facilitador nos estágios de ação e manutenção. Ganhos associados ao beber foram o principal fator dificultador da mudança em todas as fases. As principais estratégias de enfrentamento relatadas foram busca de suporte social e esquiva de situações de risco para o beber. São discutidas implicações para intervenção e novos estudos.

    Resumo em Inglês:

    This study describes how ex-alcoholic adults have experienced change stages in drinking cessation, at stages of contemplation, preparation, action and maintenance. Five ex-alcoholics were interviewed about factors that hampered and helped the change, and coping strategies used for every stage. Exposition to aversive situations associated to drinking was reported as the strongest helpful factor in preparation stage, as the social support was in action and maintenance stages. Benefits associated to drinking were the most relevant factors that hampered change in all stages. The most important coping strategies related were asking for social support and avoidance from risk situations to drink. Implications to intervention and new researches are discussed.
  • Comunidades terapêuticas como forma de tratamento para a dependência de substâncias psicoativas Artigos

    Sabino, Nathalí Di Martino; Cazenave, Sílvia de Oliveira Santos

    Resumo em Português:

    Não há um perfil determinado para o usuário de substâncias psicoativas. Em diversas pesquisas de diferentes grupos estudados, seja pela faixa etária, gênero, nível social, econômico ou cultural, há indicação que a utilização de drogas não é restrita a um único padrão populacional. Este trabalho tem como objetivo, através de questionários respondidos por dependentes em processo de recuperação, colher informações tanto de sua vida pessoal quanto de sua dependência a substâncias psicoativas, principalmente aquelas de sua preferência, abordando como forma de tratamento as comunidades terapêuticas. A Secretaria Nacional Antidrogas vê as tais comunidades como mais uma abordagem terapêutica utilizada atualmente para o uso abusivo de drogas, juntamente com a psicoterapia analítica, terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaída, tornando a validação dessa metodologia importante no meio científico.

    Resumo em Inglês:

    There is no determined profile for the psychoactive substances users. In various researches of different studied groups whether they're by age, gender, social, economy or cultural level, indicates that the use of drugs is not restrict to only one population pattern. Through questionnaires filled in by addicted patients in process of recovering, this work aimed at gathering information about their personal lives, as their dependency of psychoactive substances, mainly those ones of their preference, dealing with Therapeutic Community, as a way of treatment. The anti drugs national department see Therapeutic Community as one extra therapeutic approach used currently in drug abuse, together with analytic psychotherapy, cognitive-behaviorist therapy and relapse prevention, becoming important, then, the validation of this methodology in the scientific circle.
  • O reencontro com a identidade de gênero: contribuições da visão sistêmica novo-paradigmática e do psicodrama infantil Artigos

    Costa, Maria Ivone Marchi; Vanin, Maria Regina Corrêa Lopes

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva relatar os pontos principais do processo psicoterapêutico de um menino de dois anos e oito meses que apresentava transtorno de identidade de gênero, ou seja, sentia-se pertencente ao gênero feminino e desempenhava papéis a ele inerentes. O processo de base sistêmica novo-paradigmática e psicodramático foi permeado pelas modalidades individual, grupal e familiar, e se apoiou em técnicas psicodramáticas, recursos lúdicos e desenhos. A terapia desenvolveu-se por 24 meses e três encontros de follow up, e apresentou os seguintes resultados: ressignificação por parte da família quanto à relação e vínculo com a criança, o que possibilitou novas organizações interacionais e a construção de novos significados em torno da dinâmica familiar, permitindo que o menino também ressignificasse a sua importância e o seu lugar nessa família. Assim, diferenciou-se emocionalmente de sua irmã, aceitou sua identidade masculina, com conseqüente desempenho de papéis sociais a ela vinculados, manifestando mais segurança e autoria de vida.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to report the main points of the psychotherapeutic process of patient who was a 2-year-and-8-months-old-boy, who presented gender identity disfunction, i.e., the patient used to play a female role. In accordance with the psychodrama and the new paradigmatic approaches, the process was composed by individual, group and family modalities, with the psychodrama techniques, games resources and drawings support. The process has taken twenty-four month, followed by three follow-ups sessions. The process results were: the child's relationship and bonding re-meaning by family and the patient, new interactive organizations and new family dynamic meanings. As a consequence, the patient could elaborate the emotional differentiation from his sister, accepting his male identity that allowed his social roles performance.
  • Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social Artigos

    Salvo, Caroline Guisantes De; Silvares, Edwiges Ferreira de Matos; Toni, Plinio Marco de

    Resumo em Português:

    O modelo de Estilo Parental de Gomide é composto por sete práticas educativas avaliadas através de um Inventário de Estilos Parentais: cinco relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais (abuso físico, punição inconsistente, disciplina relaxada, monitoria negativa e negligência) e duas favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (monitoria positiva e comportamento moral). O Child Behavior Check List é composto de duas partes, sendo que a primeira se destina à avaliação de competência social e a segunda à de problemas de comportamento. O objetivo deste trabalho foi levantar quais práticas educativas poderiam ser preditoras de comportamentos listados pelo Child Behavior Check List. Participaram deste estudo trinta crianças, com idades entre onze e treze anos, da rede pública de ensino, e um de seus pais. Obteve-se por meio de regressão estatística que monitoria positiva e comportamento moral são variáveis preditoras de comportamentos pró-sociais, e sua falta aliada às práticas negativas são preditoras de distúrbios do comportamento.

    Resumo em Inglês:

    The Gomide's Parental Style Model (2003) is composed by seven educational practices that can be assessed using the Parental Styles Inventory: five of them are associated to the development of anti-social behaviors (physical abuse, inconsistent punishment, discipline absence, negative monitory and negligence), and two others that are considered propitious to the development of pro-social behaviors (positive monitory and moral behavior). The Child Behavior Check List is composed has two parts: the first assesses social competence, and the second behavior problems. The purpose of this paper was to point out the educational practices associated to the behaviors from the Child Behavior Check List. The sample of this paper was formed by 30 children whose ages were from 11 to 13, all of them studying at public schools. Also, one of each child's parents had participated as a volunteer of this sample. According to the statistic regression method, the data had shown that positive monitoring and moral behavior are pro-social behavior variables, and their absence associated to the negative practices are behavior problems ones.
  • Ser profissional de saúde em uma unidade neonatal de alto e médio risco: o visível e o invisível Artigos

    Machado, Claudia Egypto; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objeto as vivências do profissional de saúde que trabalha em uma unidade neonatal de alto e médio risco. Utilizou-se como referencial teórico a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger com o objetivo de compreender as vivências dos profissionais e as repercussões dessas vivências para sua saúde mental. Foram realizadas entrevistas fenomenológicas com os profissionais da unidade, chegando-se à compreensão, a partir da análise das unidades de significado encontradas, de que o sentido do ser-profissional-de-saúde nessa unidade transita entre o ôntico e o ontológico, na medida em que o profissional ora se protege no modo impessoal, ora se coloca no modo existencial ontológico de ser. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o enriquecimento e a humanização da relação profissional-paciente.

    Resumo em Inglês:

    The object of the present study is the experiences a professional who works at the high and medium risk level of neonatal unit is exposed. The Hermeneutic Phenomenology of Martin Heidegger was the theoretical referential in order to focus the professionals' experience and its effect on their mental health. The data collection method used was the Phenomenological interviews with the professionals from the high and medium risk level of neonatal units. According to the data analysis, it's possible to conclude that the meaning of being a professional from these units is between the ontic and the ontological, as these professionals work sometimes protecting themselves in an impersonal way, and sometimes putting themselves in existential-ontological place. There is a expectation this study contributes to the professional-patient relationship development and humanization.
  • O papel dos avós na maternidade adolescente Artigos

    Falcão, Deusivania Vieira da Silva; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo enfoca a figura dos avós a fim de apresentar o papel que exercem, especificamente, diante da maternidade adolescente. Nesse prisma, apresentam-se conteúdos acerca dos aspectos psicossocial e familiar envolvendo a vertente transgeracional das relações. Verificou-se que a maioria das pesquisas enfatiza a figura das avós maternas dos bebês. Em suma, foi constatado que há pelo menos três situações típicas a serem observadas nos relacionamentos avós-mães adolescentes: os avós que assumem a responsabilidade pelo cuidado infantil; os avós que ficam envergonhados com a gravidez, têm pouca confiança na maturidade da adolescente, e se tornam tão restritivos que o desenvolvimento da adolescente como mãe é inibido; a adolescente que assume a responsabilidade pelo cuidado da criança, ficando os avós disponíveis apenas como fonte de apoio. Todavia, em algumas pesquisas constatou-se por parte das avós maternas a existência de conflitos na delimitação de papéis entre ser mãe e ser avó dos bebês.

    Resumo em Inglês:

    The present study focus the grandparent's role specially in adolescent's maternity. In this context, psychosocial and familiar aspects involving the relations between different generations are discussed. It was verified that the majority of the researches has emphasized the maternal grandmothers. The data has confirmed that does exist at least three adolescent mothers-grandmothers typical situations: the child's care responsibility assumed by the grandparents; the adolescent motherhood inhibition though the grandparents situation control, as they have no trust in the adolescent's maturity and were very much embarrassed with this adolescent pregnancy; and the adolescent's motherhood total assumption with the grandparent's support role. Nevertheless, in some researches conflicts about the mother -grandmother roles were identified in some maternal grandmothers.
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