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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2007
  • Habilidades sociais das mães e envolvimento com os filhos: um estudo correlacional Artigos

    Cia, Fabiana; Pereira, Camila de Sousa; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o repertório de habilidades sociais de mães e o envolvimento com seus filhos. Participaram 22 mães de alunos da primeira série do ensino fundamental, que preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão das Mães e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Os respondentes relataram bom repertório de habilidades sociais, que foi positivamente correlacionado com as medidas de envolvimento entre as mães e seus filhos. Tais resultados sugerem a importância do repertório de habilidades sociais das mães no envolvimento com os filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas que visem melhorar as habilidades sociais maternas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and to analyze the mother's social skills repertoire and their involvement with their children. Twenty-two mothers, whose children were in the first grade, participated in this study. They completed the Mother's Evaluation of Family Interaction Quality questionnaire and Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette). The participants reported good social skills repertoire , which was positively correlated to the interaction scales between the mothers and their children. These results suggest the importance of the mother's social skills repertoire on involvement with their children and, in case of deficits, specific programs focused on the motherly social skills improvement would be necessary.
  • Condição cognitiva de crianças de zona rural Artigos

    Flores-Mendoza, Carmen Elvira; Nascimento, Elizabeth do

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou analisar a situação cognitiva de crianças da zona rural. Participaram do estudo 144 crianças com idade entre seis e onze anos de idade de uma vila rural, de situação socioeconômica bastante precária, situada na zona norte do Estado de Minas Gerais. Empregaram-se as Matrizes Progressivas de Raven e os subtestes Aritmética, Dígitos e Código do Teste Wechsler Intelligence Scale for ChildrenIII. Os resultados mostraram, de forma geral, que as diferenças de desempenho nos testes estão associadas à idade apenas em grupos de menor idade. A comparação de uma subamostra de crianças rurais (n=59) com uma de crianças urbanas (n=143) de sete e oito anos de idade, com equivalência de nível de escolaridade, apontou uma diferença de 30 pontos de quociente intelectual no teste Raven e uma diferença média de 16,18 pontos de quociente intelectual nos subtestes aritmética e dígitos. Conclui-se que déficits ambientais afetam com maior intensidade a inteligência fluida do que a inteligência cristalizada.

    Resumo em Inglês:

    The study had as objective to raise information about the rural children cognition. This sample was composed by 144 rural children, aged from 6 to11 years old, who live in a very poor village localized in the north of Minas Gerais State. The Coloured Matrices Progressives test was applied as well as three subtests from Wechsler Intelligence Scale for ChildrenIII [Arithmetic, Digit Span and Code]. The results showed that, in general, the differences in performance on these tests were associated to age only in younger groups. The comparison between the rural children sample (n=59) to the urban children one (n=143), aged from 7 to 8 years old and all of them academic level equivalent, pointed 30 points of intellectual quotient difference on Raven, and 16.18 points of intellectual quotient difference on two verbal subtests [Arithmetic and Digit Span]. It was concluded that environmental deficits affect more the fluid intelligence than the crystallized intelligence.
  • Avaliação da qualidade de vida em soropositivos para o HIV Artigos

    Castanha, Alessandra Ramos; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Saldanha, Ana Alayde Werba; Ribeiro, Cristiane Galvão

    Resumo em Português:

    A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida tem tratamento e possibilidades efetivas de controle, motivando estudos e intervenções profissionais direcionados para a melhoria da qualidade de vida. Este artigo objetiva avaliar a percepção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e da qualidade de vida por soropositivos para o Vírus da Imunodeficiência Humana. Participaram deste estudo 91 sujeitos de ambos os sexos. Foi utilizado o teste de associação livre de palavras, cujos dados foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e interpretados por meio da análise fatorial de correspondência. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida foi representada como uma doença que pode trazer inúmeras conseqüências psicossociais, profissionais, familiares e orgânicas. A qualidade de vida, por sua vez, foi representada em elementos que possuem características tanto subjetivas quanto objetivas, abrangendo, dessa maneira, diferentes domínios presentes no conceito de qualidade de vida preconizado pela Organização Mundial de Saúde, tais como: domínio psicológico, relações sociais, ambiente e aspectos espirituais. Os antiretrovirais, apesar de propiciarem uma melhora global, não são suficientes, havendo, ainda, a necessidade de uma abordagem dos transtornos psicológicos para que haja uma qualidade de vida num sentido mais amplo.

    Resumo em Inglês:

    Acquired Immune Deficiency Syndrome has treatment and effective possibilities of control, hence motivating studies and professional interventions towards the improvement of the quality of life. To evaluate the perception of Acquired Immune Deficiency Syndrome and quality of life by Human Immunodeficiency Virus serumápositive individuals. Ninety-one subjects of both genders participated of this study. It was utilized the test of free association of words and the data were processed by the Tri-deux-mots software and interpreted through the factorial analysis of correspondence. The Acquired Immune Deficiency Syndrome was represented as a disease that can cause numerous consequences such as psychosocial, professional, familyçand organicrelated. The quality of life was represented by elements that have both subjective and objective characteristics, enclosing this way, different matters present in the concept of life quality advocated by the World Health Organization, such as: the psychological aspect, social relations, environment, and spiritual aspects. Even though the antiretroviral drugs propitiate a general health improvement, they are not enough. Thus there is the necessity of an approach toward the psychological disturbs in order to obtain life quality in a more plentiful way.
  • Ansiedade de separação em adultos com transtorno de pânico: um tratamento cognitivo-comportamental Artigos

    Annicchino, Ana Gabriela Pinheiro da Silva; Matos, Evandro Gomes de

    Resumo em Português:

    Este estudo foi desenvolvido com pacientes adultos, ambulatoriais, com transtorno de pânico segundo os critérios do Manual de Estatísticas e Diagnósticos-IV. O objetivo foi avaliar a incidência e a severidade de sintomas de ansiedade de separação e o efeito da terapia cognitivo-comportamental sobre eles. O processo psicoterapêutico baseou-se no manual "Vencendo o Pânico". Foram também utilizados Inventário Beck de Depressão, Escala Sheehan de Ansiedade, e o Mood Anxiety Spectrum Project. Os resultados demonstraram a minimização ou o desaparecimento dos sintomas de ansiedade de separação após o tratamento, bem como o decréscimo nos graus de ansiedade e depressão. Pode-se afirmar, portanto, que há sintomas da ansiedade de separação no adulto, e que a terapia cognitivo-comportamental apresentase como eficaz tanto quanto no tratamento do transtorno de pânico, provavelmente, por serem os mesmos sistemas que fundamentam os pensamentos em ambos os casos.

    Resumo em Inglês:

    This study was developed with adult patients, all of them panic disorder clinically diagnosed according to the Manual de Estatísticas e Diagnósticos-IV criteria. The aim of the study was to investigate the incidence and severity of Separation Anxiety symptoms among these patients and the effect of Cognitive-Behavior Therapy on these symptoms. The psychotherapy process was based on the Panic treatment manual, "Overcoming Panic". Also used were the Beck Depression Inventory, Sheehan Anxiety Scale and the Mood Anxiety Spectrum Project. The results showed reduction or disappearance of Separation Anxiety symptoms after the treatment, as well as decrease in the degrees of anxiety and depression. It can be affirmed therefore, that there is Separation Anxiety in the adult, and that Cognitive-Behavior Therapy is efficient in the treatment of both Separation Anxiety and Panic Disorder, probably, because the same systems are at the base of the thoughts for both.
  • Stress ocupacional em bombeiros: efeitos de intervenção baseada em avaliação de necessidades Artigos

    Murta, Sheila Giardini; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve os efeitos de uma intervenção para o manejo do stress ocupacional, baseada em avaliação de necessidades junto a sete bombeiros. Entrevistas grupais foram feitas para identificar estressores ocupacionais, estratégias de coping e sintomas de stress. Baseando-se em evidências de que a população-alvo apresentava um repertório restrito de coping e muitos sintomas de stress, implementou-se uma intervenção com 12 sessões, contendo informação, relaxamento, treino assertivo, treino em solução de problemas, manejo de tempo e reestruturação cognitiva. Medidas pré e pós-teste foram obtidas para imunidade, pressão arterial e respostas verbais de stress, saúde geral e coping. A comparação entre medidas pré e pós-intervenção evidenciou redução em stress e sintomas somáticos; aumento em auto-eficácia e em pressão arterial diastólica. Intervenções organizacionais ou combinadas foram recomendadas.

    Resumo em Inglês:

    This study describes effects of an occupational stress intervention based on needs assessment in seven firefighters. Group interviews were conducted to identify occupational stressors, coping strategies and stress symptoms. Based on evidences that the targetgroup presented a restrict coping repertoire and many stress symptoms, it was implemented a 12-sessions intervention, consisted by information, relaxation, assertive training, problem solution skills, time management and cognitive restructuring. Pre and post-test measures were obtained for immunity, blood pressure, and verbal responses of stress, general health and coping. The comparison of pre and post-measures showed stress and somatic symptoms decrease; and self-efficacy and diastolic blood pressure increase. Organizational or combined interventions were recommended.
  • Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes Artigos

    Prust, Laísa Weber; Gomide, Paula Inez Cunha

    Resumo em Português:

    A moralidade foi abordada neste estudo como uma das variáveis correlacionadas ao aparecimento de comportamentos anti-sociais. A literatura revisada indicou a presença de culpa, vergonha, empatia, honestidade, justiça e generosidade, opiniões positivas sobre o trabalho e ausência de práticas anti-sociais como determinantes do comportamento moral. O objetivo deste estudo foi avaliar se havia diferença entre escores de comportamento moral de famílias de risco e de não risco. O Questionário de Comportamento Moral foi respondido por dois grupos, um de risco e outro de não risco. Cada grupo foi formado por 30 adolescentes e seus pais; os dados propiciaram o cálculo do Índice de Comportamento Moral. O teste não-paramétrico de Maan-Whitney mostrou que as médias dos escores do Índice de Comportamento Moral para famílias de não risco e de risco são estatisticamente diferentes, e o teste de correlação de Spearman verificou que os escores dos adolescentes no Índice de Comportamento Moral correlacionam-se positivamente com os escores dos pais e mães.

    Resumo em Inglês:

    Morality, among the variables related to the development of antisocial behavior, was particularly approached in this study. The reviewed literature demonstrates that the presence of guilt, shame, empathy, honesty, generosity and positive opinions about working and absence of antisocial behavior determine moral behavior. This paper evaluated the moral behavior levels difference in two groups: Risk and Nonrisk of families. The Moral Behavior Questionnaire, containing the abovementioned variables, was drawn up to to assess this relation. This questionnaire was the base for the Moral Behavior Level calculation. Two distinct groups have filled it out (Risk Group and Nonrisk Group). Each group was made up by 30 adolescents and their parents. The non-parametric test of Maan-Whitney showed that the Moral Behavior Level meaning for both groups were different. The correlation analysis of Spearman showed that there was positive correlation between the adolescents' and their parents' Moral Behavior Levels .
  • Problemas enfrentados por terapeutas analítico-comportamentais em sua prática clínica Artigos

    Wielewicki, Marina Gomes; Silveira, Jocelaine Martins da; Costa, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta situações-problema encontradas na interação com o cliente, conforme o relato de cinco terapeutas analistas comportamentais e algumas soluções adotadas. Os relatos foram obtidos por meio de uma entrevista, cujas verbalizações foram registradas e transcritas. As categorizações das verbalizações foram estabelecidas e ajustadas com a ajuda da avaliação de quatro colaboradores. Os resultados sugerem que situações de difícil manejo tendem a surgir quando o cliente: (a) aproxima-se do terapeuta de modo indevido, (b) contesta o terapeuta após feedback, (c) coloca sua vida ou a de terceiros em risco ou (d) provoca choro no terapeuta. Discute-se a importância do preparo dos profissionais para manejarem situações na interação com o cliente que, entre outras coisas, ameacem a privacidade do terapeuta ou que apelem para a exposição de questões pessoais do profissional. São sugeridas utilizações dos resultados para fins didáticos na formação de terapeutas comportamentais e para elaboração de pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    The paper provides an identification of some problems faced by five behavior analytic therapists in their clinical practice, according to their reports and some solutions they have adopted. The therapists were interviewed and their verbalizations were registered and transcribed. Categories of those verbalizations were set and refined according to four judges. Results have indicated that some difficult situations tend to arise, mostly, when client: a) approaches therapist in an improper way; b) confronts therapist after receiving feedback; c) exposes his/her or someone else life at risk; and d) makes therapist cry with his/her report. Some implications for therapist training and future research designs were discussed.
  • Stress entre calouros e veteranos de jornalismo Artigos

    Calais, Sandra Leal; Carrara, Kester; Brum, Maiara Medeiros; Batista, Karen; Yamada, Josiane Keyla; Oliveira, Juliana Roman Santos

    Resumo em Português:

    A vida na universidade corresponde a um período no qual os indivíduos são expostos a influências psicossociais que podem desencadear situações estressoras, prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar as diferenças de sintomas, níveis e presença de stress entre calouros (n=57) e veteranos (n=48), de ambos os sexos, do curso de jornalismo de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Foi aplicado aos participantes o "Inventário de Sintomas de Stress de Lipp". Dos resultados obtidos, destacam-se: predominância de stress entre as mulheres; maior número de alunos estressados e na fase de quase-exaustão no último ano; predomínio de sintomas físicos entre calouros e psicológicos entre veteranos. Pesquisas são necessárias para elaboração de políticas institucionais que promovam condições favoráveis a um melhor desenvolvimento das potencialidades acadêmicas dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    University life corresponds to a period in which the individuals are exposed to several psychosocial influences that can lead to stressful situations, harming the students' health and quality of life. From this perspective, the objective of the present study was to analyze the symptomatic differences, levels and the presence of stress among freshmen (n=57) and veterans (n=48), of both genders, from a Journalism course of a public university in the countryside of São Paulo State. To the participants, it was delivered the Term of Free Consent, and applied the "Inventory of Symptoms of Stress for Adults of Lipp". In the obtained results, it was highlighted predominance of stress among women; a bigger number of students stressed and in the phase of barely-exhaustion in the last year; predominance of physical symptoms among freshmen and psychological ones among veterans. New researches are necessary to elaborate institutional policies that promote favorable conditions to the students' academic potentialities development .
  • Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização Artigos

    Bueno, José Maurício Haas; Zenorini, Rita da Penha Campos; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Matumoto, Alice Yuriko; Buchatsky, Juliana

    Resumo em Português:

    A motivação para aprender é um fenômeno complexo e relevante, muito discutido na literatura estrangeira, mas pouco explorado no Brasil, principalmente em relação à sua mensuração. O objetivo deste trabalho foi investigar a estrutura fatorial, a precisão e as correlações entre os fatores de uma escala de metas de realização. Os participantes foram 156 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, com 22,3 anos em média, de duas universidades paulistas. Por meio de análise fatorial extraíram-se quatro fatores com precisões de 0,57 a 0,86. O primeiro fator foi relacionado à meta performanceaproximação, o segundo à meta aprender e o terceiro e quarto fatores a aspectos distintos da meta performanceevitação. Com base na análise das cargas fatoriais, correlações entre os fatores e estruturas lingüísticas das frases, foram feitas sugestões que devem auxiliar na continuidade do trabalho para obtenção de uma escala validada e fidedigna para avaliação das metas de realização.

    Resumo em Inglês:

    The motivation to learn is a complex and relevant phenomenalargely discussed by the foreign literature, but not very much explored in Brazil. Thus, the objective of this study was to investigate the factorial structure, the reliability and the correlations among the factors of a goals achievement scale. Subjects were 156 undergraduate students of Psychology from two universities of São Paulo State, of both genders, whose mean age was 22.3 years. A factorial analysis extracted four factors with reliabilities varying from 0.573 to 0.860. First factor was related to performance approach goal, the second to learning goal, and the third and fourth factors were related to distinct aspects of performance avoidance goal. Based on the factorial loadings, correlations between factors and linguistic structure phrases, suggestions were made to help other studies to obtain a valid and reliable scale to assess the achievement goals.
  • A prática do psicólogo hospitalar em equipe multidisciplinar Artigos

    Tonetto, Aline Maria; Gomes, William Barbosa

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa a interação estabelecida no hospital entre a Psicologia e a Enfermagem para identificar aspectos capazes de promover a ação multidisciplinar. Foram entrevistadas sete psicólogas hospitalares, três enfermeiras, e observadas várias situações de intervenção psicológica. Os conteúdos obtidos foram analisados qualitativamente através de três etapas sinérgicas: descrição, análise indutiva e análise crítica. A descrição e a análise indutiva trazem a questão do poder hierárquico e da visão reducionista do médico como obstáculo à prática multidisciplinar. A Enfermagem reconhece a importância da intervenção psicológica, mas avalia que o psicólogo nem sempre consegue justificar a pertinência de um atendimento à equipe. A análise crítica destacou que a prática multidisciplinar depende de o psicólogo deslocar o foco da doença em si para uma visão mais integrada do processo saúde-doença, o que implica ser capaz de justificar procedimentos psicológicos de forma clara e objetiva.

    Resumo em Inglês:

    The interaction between hospital psychologists and nursing professionals is examined in order to identify the multidisciplinary activity aspects. Seven hospital psychologists and three nurses were interviewed. Also, the psychologists' activities carried out in different hospital settings were observed. The results were analyzed qualitatively through three synergic steps: description, inductive analysis and critical analysis. The description and the inductive analysis brought up the hierarchical power and doctors' reduced vision as obstacles to the multidisciplinary practice. While nursing acknowledges the importance of the psychological intervention, they consider psychologists rarely justify its importance to the team. The critical analysis showed that the multidisciplinary practice depends on the psychologist to displace the focus from the illness towards a more integrated vision of the health-illness process. Such a displacement involves the competency to justify psychological procedures in a clear and objective way.
  • Religião, enfrentamento e cura: perspectivas psicológicas Artigos

    Paiva, Geraldo José de

    Resumo em Português:

    Discute-se, a partir da etimologia da palavra, mas do ponto de vista da Psicologia, o conceito de cura como cuidado e como recuperação da doença, relacionando-o em particular com o enfrentamento religioso, forma específica de cuidado consigo e com outrem. Distinguem-se várias possíveis relações entre cura e religião, que determinam o sentido da pergunta de Pargament acerca da singular eficácia do enfrentamento religioso na cura da doença. Defende-se que a Psicologia, como ciência empírica, não é competente para se pronunciar quanto à eficácia do religioso no enfrentamento, embora o possa fazer quanto à eficácia do sagrado. Reconhecem-se, daí, competências diversas ao psicólogo, ao teólogo e ao agente pastoral.

    Resumo em Inglês:

    The concept of cure, as care and as recovery from illness, is discussed according to its etymology from a psychological perspective especially in relation to religious coping, which is a particular manner of care. Several possible relations between cure and religion are distinguished and frame out the meaning of Pargament's question about the unique efficacy of religious coping in the cure process. It is argued that psychology, as an empirical science, is unable to assess the religious coping efficacy, although it may do about the sacred efficacy. Diverse competences are, therefore, acknowledged to psychologists, theologians and pastoral agents.
  • A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo Artigos

    Lampreia, Carolina

    Resumo em Português:

    A intervenção precoce no autismo tem-se tornado possível graças a sua identificação cada vez mais cedo. A abordagem desenvolvimentista caracteriza-se por procurar compreender os desvios do desenvolvimento da criança autista, a partir do desenvolvimento típico. O objetivo deste artigo é analisar alguns programas de intervenção precoce que seguem a perspectiva desenvolvimentista. Em seguida, são apresentadas cinco áreas consideradas fundamentais pelos diferentes programas que seguem essa orientação: comunicação não verbal, imitação, processamento sensorial, jogo com pares e família. Na conclusão, são comentados os resultados relativos à eficácia dos tratamentos.

    Resumo em Inglês:

    Early intervention in autism has become possible as a result of early identification. The developmental approach tries to understand the pervasive impairment of the developmental process in autism. The objective of this article is to analyze some early intervention programs that adopt this approach. The different programs main characteristics are presented by the five most important areas: nonverbal communication, imitation, sensory processing, peer play and family. In conclusion, results concerning treatments effectiveness are commented.
  • Autismo infantil e vínculo terapêutico Artigos

    Marques, Carla Fernandes Ferreira da Costa; Arruda, Sérgio Luiz Saboya

    Resumo em Português:

    Objetiva-se descrever e discutir a formação do vínculo terapêutico entre uma criança com diagnóstico de autismo infantil e sua psicoterapeuta. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo, apoiando-se em autores e textos de orientação psicodinâmica. Discute-se e analisa-se o material clínico proveniente da história de vida de uma criança de oito anos de idade, e da psicoterapia lúdica realizada semanalmente, por 16 meses, em um ambulatório público. São comentados alguns aspectos que foram fundamentais para a formação do vínculo, a saber: a configuração do setting terapêutico, o processo de discriminação eu/não-eu, o processo de construção da identidade da criança, a função de holding materno assumida pela psicóloga. O acolhimento da terapeuta foi fundamental para a psicoterapia e para o desenvolvimento psicológico do paciente, permitindo que a criança estabelecesse e desenvolvesse algum tipo de vínculo afetivo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to describe and discuss the therapeutic relationship between a child diagnosed with infantile autism and the psychotherapist. This is a case study that used the clinical-qualitative method and supported from psychodynamically-oriented authors and texts. The clinical material obtained from the eight year-old child's life history and the weekly play therapy conducted over a period of 16 months was discussed and analyzed. An analysis was performed about the therapeutic setting, the "I/not I" discrimination process, the identity construction process, the patient-therapist relationship, and the function of maternal holding. The fact that a child with autism could establish and develop a relationship with the psychotherapist was fundamental to psychotherapy and psychological development.
  • Stress e o turbilhão da raiva Resenha

    Cabral, Ana Carolina de Queiroz
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