Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2008
  • Experiencia en la mnemotecnia y aprendizaje incidental con imágenes normales y raras

    Campos, Alfredo; Gómez-Juncal, Rocío; Pérez-Fabello, María José

    Resumo em Espanhol:

    En nuestra investigación deseábamos saber si la experiencia en la utilización de imágenes mentales y el tipo de imagen utilizada: sin imagen, imagen normal, imagen rara, e imagen mixta, influía en el recuerdo inmediato, al cabo de un día y de una semana. Para ello seleccionamos a 198 sujetos, con una media de edad de 14.4 años, y los distribuimos, al azar en cuatro grupos: el grupo que no utilizó imágenes mentales, el que utilizó imágenes normales, el que utilizó imágenes raras, y el grupo mixto. A los grupos se les presentaron 16 oraciones, cada una con tres palabras en mayúsculas. Los sujetos tenían que puntuar la relación entre las tres palabras (el grupo sin imagen), o la viveza suscitada por cada oración (grupos con imagen). Posteriormente se midió el recuerdo, el reconocimiento, el falso reconocimiento, el acceso a la oración, los ítems por oración recordados, y el número de oraciones totalmente recordadas. También se preguntó a los sujetos por su experiencia en la utilización de imágenes. Encontramos que la experiencia en la utilización de imágenes influyó al cabo de un día y de una semana en el recuerdo, en el reconocimiento, en el número de oraciones totalmente recordadas, y en el acceso a la oración. Los grupos que utilizaron imágenes raras e imágenes mixtas manifestaron, después de una semana, mayor rendimiento en todas las variables dependientes (excepto en ítems por sentencia recordados), que los grupos que utilizaron imágenes normales o no utilizaron imágenes mentales.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to evaluate the effects of the use of imagery in immediate recollection, at the end of one day and at the end of the week, according to the type of imagery employed: no images, normal image, unusual image and mixed image. For this test, 198 subjects were selected with an average age of 14.4 years, randomly assigned to one of four experimental groups: 1) group with no mental images, 2) group which used normal mental images, 3) group which used unusual images and 4) mixed group. A set of 16 sentences was shown to the groups, each of which contained three words written in block capitals. The subjects had to indicate the relationship between the three words (in the group without any image), or the intensity of the image provoked by each sentence (groups with images). We subsequently conducted an evaluation of the recollection, recognition, false recognition, access to the sentence, the items recalled by sentence and the number of sentences completely recollected. The subjects were also questioned about their experiences in the use of the images. It was ascertained that the experience in the use of the images influenced, at the end of the day and of the week, the recollection, recognition, the number of sentences completely recalled and the access to the sentence. After a week, the groups which were shown unusual or mixed images demonstrated better results in all the dependent variables (with the exception of the items recollected by sentence) than the groups which were shown normal mental images, or no images at all.
  • Percepções sociais de pacientes sobre profissionais de saúde e outros estressores no ambiente de unidade de terapia intensiva Artigos

    Sousa, Leonardo Mello de; Souza Filho, Edson Alves de

    Resumo em Português:

    Observaram-se as percepções sociais de pacientes a respeito de profissionais como minimizadores ou maximizadores de stress experimentado em Unidade de Terapia Intensiva. A situação em Unidade de Terapia Intensiva facilita o aparecimento de fenômenos que alteram as percepções subjetivas no modo de lidar com os assuntos de saúde/doença. Aplicou-se um inventário de avaliação de estressores em Unidade de Terapia Intensiva que continha perguntas sobre quem seria o responsável pelo stress experimentado. Inferiram-se relações entre profissionais da equipe de saúde e dimensões da experiência: individual (paciente), interindividual (paciente e outras pessoas) e intergrupal (paciente e profissionais). Foram 85 participantes; utilizaram-se correlações de Pearson e qui-quadrado. Os aspectos mais estressantes foram os ligados à dimensão individual, enquanto os menos estressantes estiveram relacionados à estrutura física e relações intergrupais. A figura considerada mais estressante foi a "equipe", indicando certa diluição de responsabilidade. Houve mais ênfase nos aspectos físicos do que psicossociais na Unidade de Terapia Intensiva.

    Resumo em Inglês:

    We observed patients' social perceptions about professionals as minimizers/ maximizers of stress experienced in an Intensive Care Unit. Our assumption was that the situation of an Intensive Care Unit contributes to the appearance of phenomena that change subjective perceptions in order to deal with health/disease matters. The method consisted of applying a questionnaire to evaluate stressful factors in an Intensive Care Unit, and it included certain questions about who would be responsible for provoking the specific stresses experienced. We analyzed relationships between these professionals and some of the dimensions of that experience: individual (patient), inter-individual (patient and other people) and intergroup (patient and professionals). There were 85 participants and we employed the Pearson´s correlation and chi-square tests. The most stressful aspects were those related to the individual dimension, while the least stressful were related to physical structure and intergroup relations. We observed that the team was the figure most associated with stress, which points to a certain dilution of responsibility. There was more emphasis on the physical than the psychosocial aspects in an Intensive Care Unit.
  • Localização da lesão e níveis de stress em pacientes dermatológicos Artigos

    Ludgwig, Martha Wallig Brusius; Oliveira, Margareth da Silva; Müller, Marisa Campio; Gonçalves, Ângela Maria Barbosa Ferreira

    Resumo em Português:

    O stress repercute nas doenças de pele. A pele é um órgão visível, que tem importância nas relações interpessoais e pode trazer prejuízos quando lesionada. Neste estudo, avaliou-se stress e localização da lesão dermatológica e a associação entre essas variáveis, comparando níveis de stress em pacientes com lesões no rosto e/ou mãos e pacientes com lesões em outras partes do corpo. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, de associação. Participaram 205 pacientes, que responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, às Fichas de Dados Sócio-Demográficos e de Localização da Lesão. Quanto aos resultados, houve presença de sintomas de stress na maioria dos pacientes; a fase de resistência e a sintomatologia psicológica foram predominantes. Na comparação entre grupos com diferentes localizações de lesão, não houve diferenças significativas quanto aos resultados de stress (p=0,495; p=0,873 e p=0,815). Os achados corroboram a necessidade de um atendimento biopsicossocial aos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The skin is a visible organ, playing an important role in interpersonal relations, and when wounded may cause distress. Stress has influences on several skin diseases just as these are stress generators. This study assessed stress and dermatological lesion sites and the association between these variables, comparing stress levels in patients with lesions on the face and/or hands and patients with lesions on other parts of the body. It was a descriptive, association-based, cross-study. The sample was made of 205 patients, who filled out the Lipp's Stress Symptom Inventory for Adults, the Socio-demographical Data File and the Lesion Site File. No significant differences were found in the stress results between the groups, but the presence of stress symptoms in the majority of patients is worth highlighting, being the resistance phase and the psychological symptomatology the predominant ones. These was no significant difference in stress results between the two groups (p=0,495; p=0,873 and p=0,815). These findings corroborate the need of a biopsychosocial care to the pacientes.
  • Triagem cognitiva: comparações entre o mini-mental e o teste de trilhas Artigos

    Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da; Banhato, Eliane Ferreira Carvalho; Silva, Kelly Cristina Atalaia da; Cupertino, Ana Paula Fabrino Bretas

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou o desempenho de idosos no teste de triagem cognitiva Mini-Mental. Comparando a performance de 92 idosos neste teste e no Teste de Trilhas, demonstrou-se que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental não é adequado para identificar comprometimento cognitivo precoce. Embora as análises realizadas tenham demonstrado que os idosos com pior desempenho no Teste de Trilhas tiveram performance inferior no teste de triagem cognitiva Mini-Mental, sujeitos que acertaram o primeiro se saíram melhor no segundo. Em um primeiro momento, pode parecer que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental discrimina aqueles sujeitos que apresentam declínio; no entanto, a análise das médias de acertos nos testes mostra que tanto o grupo que completou corretamente o Teste de Trilhas quanto o que não completou apresentaram média de acertos superior ao ponto de corte no teste de triagem cognitiva Mini-Mental, mesmo quando se adotou um ponto de corte para sujeitos escolarizados. Cerca de 90% dos idosos que seriam descritos como portadores de algum prejuízo cognitivo na utilização do Teste de Trilhas B como parâmetro não apresentaram declínio quando o instrumento utilizado foi o teste de triagem cognitiva Mini-Mental. Esses resultados sugerem que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental detecta o comprometimento quando ele já ocorreu, mas que tem pouco valor para avaliar o declínio, quando aplicado em uma amostra saudável.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the performance of elderly people in the Mini-Mental State Examination cognitive screening test. By comparing the performance of ninety-two elderly subjects in the Mini-Mental test and the Trail Making test, the authors demonstrated that the Mini-Mental test is not appropriate for identifying precocious cognitive decline. The results of the analyses showed that those who passed the Trail Test had better performance than those who failed. At first, these results may suggest that both the Trail test and the Mini-Mental test are screening for cognitive decline. However, the analysis of the average number of correct answers in the test showed that around 90% of those who correctly completed the Trail Test B would pass the Mini-Mental test in clinical evaluations. These results held true even when a conservative cut-off point was adopted (those for literate subjects). Almost 90% of the subjects, who would be described as having a cognitive deficiency per Trail Test B did not show a decline when Mini-Mental cognitive screening was used. These results point to the importance of reviewing the screening procedures when prevention of cognitive decline is the aim. These results suggest that the Mini-Mental cognitive screening test detects decline when it has already begun but that it has little value when evaluating a sample of healthy subjects.
  • Tentativas de suicídio em jovens: aspectos epidemiológicos dos casos atendidos no setor de urgências psiquiátricas de um hospital geral universitário entre 1988 e 2004 Artigos

    Ficher, Ana Maria Fortaleza Teixeira; Vansan, Gerson Antonio

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo analisar, comparativamente, a distribuição temporal de todos os casos de pacientes adolescentes, com idade entre 10 e 24 anos, atendidos no setor de urgências psiquiátricas de um grande hospital geral universitário, após tentativas de suicídio e uso/abuso de substâncias psicoativas, durante o período de 1988 a 2004. Estudou-se, especificamente, os casos de tentativas de suicídio, considerando sua distribuição quanto à idade, sexo e método utilizado. A partir de um estudo de casos, apontam-se dados sobre os motivos desencadeantes das tentativas e sobre as histórias de vida desses pacientes, possivelmente relacionados à ocorrência desse comportamento. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento retrospectivo de todos os casos de pacientes adolescentes atendidos no setor de urgências psiquiátricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, no período de 1988 a 2004, após tentativas de suicídio e uso/abuso de substâncias psicoativas, e de dez histórias clínicas obtidas por meio de entrevistas realizadas com pacientes adolescentes, selecionados ao acaso, atendidos no setor por tentativas de suicídio. Os resultados mostraram uma forte correlação positiva entre os números de casos anualmente atendidos por tentativas de suicídio e os devidos ao uso/abuso de substâncias psicoativas, tanto para os adolescentes do sexo masculino (r=0,70, p=0,0037), quanto para os do sexo feminino (r=0,81, p=0,0002). As tentativas de suicídio foram significativamente mais freqüentes no sexo feminino, e o método mais utilizado para esse comportamento foi o envenenamento, preferencialmente com medicamentos. As histórias clínicas mostraram que a maioria desses adolescentes era proveniente de lares desestruturados (broken-homes), predominantemente por separação dos pais, e que a tentativa ocorreu com mais freqüência após discussão com pessoas significativas do núcleo sócio-familiar. Sem ignorar os problemas metodológicos existentes, é razoável supor que os fatos observados neste trabalho refletem a ocorrência de suicídio e uso/abuso de substâncias psicoativas na população geral, ou indicam, ao menos, que eles evidenciam um sério problema médico-psicológico em nível assistencial entre os adolescentes e adultos jovens.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to perform a comparative analysis of the temporal distribution of all cases involving adolescents between 10 and 24 years of age cared for in the psychiatric emergency unit of a large university hospital during the period from 1988 to 2004, as a result of attempted suicide or the use/abuse of psychoactive substances. Cases of attempted suicide, in particular, were studied by taking into consideration their distribution according to age, gender, and attempted method of suicide. By using case studies, data were collected in respect of the motives which triggered the suicide attempt as well as the life history of these patients which could possibly be related to the occurrence of this behavior. Data were obtained from a retrospective survey of all cases of adolescent patients who had attempted suicide and who had used/abused psychoactive substances and who attended the psychiatric emergency unit of the Clinical Hospital of the Faculty of Medicine at the University of São Paulo in Ribeirão Preto, between 1988 and 2004, and also from 10 clinical histories obtained by means of interviews with adolescent patients, selected at random, attending the unit as a result of attempted suicide. The results showed a strong positive correlation between the number of cases involving suicide attempts and the number of cases involving psychoactive substance use/abuse for both male (r=0.70; p=0.0037) and female adolescents (r=0.81; p=0.002). Suicide attempts were found to be significantly more frequent among female adolescents, where the preferred method of suicide is poisoning, using prescription drugs. The clinical histories of the cases analyzed showed that the majority of these adolescents come from broken-homes, predominantly as a result of parental separation, and that the suicide attempts were often the result of arguments with close family members. Being aware of the methodological issues, it is reasonable to suppose that the facts observed in this study would be reflected in the general population or, at least, that they indicate a serious medical-psychological problem at the welfare level among adolescents and young adults.
  • A vivência de prazer e sofrimento no trabalho de líderes protestantes Artigos

    Silva, Rogério Rodrigues da; Holanda, Adriano Furtado

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a relação entre contexto de produção de duas organizações religiosas e o prazer e sofrimento no trabalho de seus líderes. Participaram da pesquisa cem líderes religiosos de uma organização protestante tradicional e cem de uma organização protestante neopentecostal. Foram aplicados dois questionários: um para avaliar o contexto de produção de bens e serviços e outro para avaliar o prazer e sofrimento no trabalho. Apesar das estruturas organizacionais diferentes, os resultados apontaram para semelhantes avaliações moderadas e positivas do contexto de produção, forte vivência de prazer e moderada de sofrimento. De maneira geral, o prazer está relacionado à possibilidade de usar valores transcendentais no trabalho, sentido maior no trabalho e ter um contato maior com a comunidade. Já o sofrimento está relacionado à diversidade de atividades, excessiva carga de trabalho, falta de apoio organizacional e cobrança por resultados.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the relationship between the production context of two religious organizations and the experiences of pleasure and suffering of their leaders at work. One hundred religious leaders belonging to a traditional protestant organization and one hundred from a neo-pentecostal organization participated. Two questionnaires were completed: one to evaluate the context of the production of goods and services and another to evaluate pleasure and suffering at work. Despite the different organizational structures, the results pointed to similar moderate and positive evaluations of the production context, a strong experience of pleasure and a moderate experience of suffering. Generally speaking, pleasure is related to the possibility of employing transcendental values at work, a deeper sense of meaning and purpose of work and having greater contact with the community. On the other hand, suffering is related to diversity of activities, excessive work load, lack of organizational support, and accountability for results.
  • Efeito da associação de sabor e música sobre o estado de ânimo de crianças Artigos

    Bueno, Viviane Freire; Bergamasco, Niélsy Helena Puglia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo avaliar como sabor e música exercem efeito sobre o estado de ânimo de crianças. Participaram 83 crianças de 5 a 10 anos de idade e de ambos os sexos. A tarefa dos participantes consistiu em experimentar o sabor de soluções doce e amarga na ausência de música e na presença de músicas pré-qualificadas como alegres e tristes, e depois, julgar o estado de ânimo decorrente da experimentação. O julgamento do estado de ânimo das crianças se modificou quando o sabor era amargo e as músicas eram alegres, caso em que o estado de ânimo se alterou de triste para alegre; quando o sabor era doce e as músicas tristes, o estado de ânimo passou de alegre para triste. Futuros trabalhos podem observar crianças realizando tarefas que apresentem contextos de alimentos reais associados à estimulação musical.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to examine how taste and music exert an effect on the state of mind of children. Eighty-three children were assessed, both male and female, between the ages of five and ten. The participants were asked to taste both sweet and bitter solutions in the absence of music and in the presence of music rated as happy and sad, and afterwards, to judge the state of mind resulting from the experiment. The judgment of the children's state of mind changed in the presence of a bitter taste and happy music, in which case the state of mind changed from sad to happy. In the presence of a sweet taste and sad music, the mood changed from happy to sad. Future experiments could evaluate children carrying out tasks that present contexts of actual items of food in association with musical stimulation.
  • Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia Artigos

    Silva, Elza Maria Tavares; Witter, Geraldina Porto

    Resumo em Português:

    Objetivou-se estudar a compreensão de leitura e a sua correlação com disciplina específica e geral. Participaram 18 universitárias de Psicologia de escola privada, 5º período. Um teste de Cloze convencional (total possível de acertos=40) foi aplicado no início do período letivo, e outro, no final. Colheram-se também avaliações da disciplina Leitura e Escrita e de uma prova diagnóstica. No pré-teste, a compreensão variou de 13 a 23 acertos, no pós-teste variou de 12 a 22. Em Leitura e Escrita a variação foi de 6 a 9,5. Na diagnóstica, as notas foram de 5,5 a 9. Verificou-se correlação significativa (p=0,05 adotado para o trabalho todo) entre compreensão de texto pré e pós (r o=0,51); entre avaliação acadêmica na disciplina específica e na diagnóstica (r=0,32) não houve significância. Entre avaliação diagnóstica e pré-teste a correlação foi de 0,42, e o pós-teste foi 0,38. No todo, o teste T resultou em T=58 (n=17), sendo Tc=35. Conclui-se que Ho não foi rejeitada, pois não houve diferença entre as duas medidas. É possível também concluir que não houve melhoria em leitura e o nível em leitura não foi satisfatório.

    Resumo em Inglês:

    The aim was to study reading comprehension and its correlation with general and specific subjects in 18 women Psychology students from a private college. The conventional Cloze test (total possible score = 40) was applied at the beginning and the end of the academic course. Evaluations conducted for the Reading and Writing course and one diagnostic test were also taken into consideration. In the pre-test, comprehension varied between 13 and 23 correct responses, while in post-test the range was from 12 to 22. In Reading and Writing, the results ranged from 6 to 9.5. In the diagnostic evaluation, the scores went from 5.5 to 9. The correlation between pre- and post-tests in reading comprehension was significant (p=0.05 used in the whole study) (r o= 0.51), but not so between the two subjects (r= 0.32). Diagnostic evaluation vs. pre-test was 0.42 and vs. post-test 0.38. Overall, the T test was 58 (n=17) with Tc=35. The Ho was not rejected, as there was no difference between the two measurements. It is also possible to conclude that there was no improvement in reading and that the level of reading was not satisfactory.
  • Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção Artigos

    Poletto, Michele; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta uma integração de aspectos protetivos e de risco para o desenvolvimento humano em contextos ecológicos diversos, tais como a família, a instituição e a escola, colhidos na literatura, e os relaciona à promoção de resiliência. Define conceitos de processo de resiliência, fator de proteção e de risco, e faz considerações sobre crianças em situação de risco. A teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner foi utilizada como base teórico-metodológica para analisar esses contextos, fatores de risco e/ou proteção. Esta teoria contempla o estudo do desenvolvimento integrando a compreensão dos aspectos da vida da pessoa, seja o tempo em que vive, os ambientes dos quais participa e as relações que estabelece. Independentemente do contexto (família, instituição ou escola), as diversas influências e eventos de vida podem configurar-se como risco ou proteção. No entanto, isto dependerá da qualidade e existência de relações emocionais e sociais, da presença de afetividade e da reciprocidade que tais ambientes propiciarem.

    Resumo em Inglês:

    This study presents a consolidation of aspects of protection and risk in human development, in several ecological contexts, such as the family, the institution and the school, taken from literature, and relates them to the furtherance of resilience. It also defines the concepts of the resilience process, protective and risk factors and offers considerations about children in risk situations. Urie Bronfenbrenner's bioecological human development theory was used as a theoretical-methodological basis to analyze these contexts and factors of risk and/or protection. This theory addresses the study of development by integrating the understanding of the aspects of people's lives, whether it be the period in which they live, the environments in which they participate or the relationships that are established. Irrespective of the context (family, institution or school), a variety of influences and life events may be classified as risk or as protection. However, this will depend on the quality and existence of emotional and social relationships, of the presence of affection and reciprocity that such environments provide.
  • Estratégias de enfrentamento de pais de crianças em tratamento de câncer Artigos

    Kohlsdorf, Marina; Costa Junior, Áderson Luiz da

    Resumo em Português:

    Este trabalho efetua uma revisão de literatura na área de psiconcologia pediátrica, destacando estudos e pesquisas relativos ao tema do enfrentamento da doença e do tratamento, publicados entre 1996 e 2007. Os resultados dos estudos evidenciam que um tratamento onco-hematológico pediátrico está associado a diversas mudanças na dinâmica familiar, rotina pessoal e modificação de repertórios de comportamentos, como conseqüências do tratamento médico prolongado, episódios de internação hospitalar, exposição a procedimentos médicos invasivos e a protocolos de quimioterapia antineoplásica, além de vivências de ansiedade, dúvidas, medos e perdas. Constata-se, ainda, a necessidade de investigação, na literatura nacional, do processo de desenvolvimento de diferentes estratégias de enfrentamento adotadas por cuidadores de populações pediátricas submetidas a tratamento onco-hematológico. A literatura internacional aponta que são necessários mais estudos que investiguem o processo das mudanças psicossociais, ajustamento psicológico, adaptação e modificações nas estratégias de enfrentamento, ao longo das diversas etapas do tratamento.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a review of literature in pediatric psychoncology, concerning studies and research published between 1996 and 2007, related to parental coping with disease and treatment. The results highlight that pediatric oncohematology treatment is associated with various changes in family dynamics, personal routine, and changes in the behavior repertoire, as a consequence of extended medical care, hospital admissions, submission to invasive procedures and antineoplasic chemotherapy protocols, as well as experiences of anxiety, doubt, fear and loss. It is still necessary to investigate, in national literature, how different coping strategies are developed by pediatric caregivers, during cancer treatment. International literature suggests that more research is needed into the process of psychosocial changes, psychological adjustment, adaptation, and changes in coping strategies, during the course of the various stages of treatment.
  • Interdisciplinaridade na história e na psicologia: do "tribunal da impotência" à impotência como conflito interno Artigos

    Campos, Alzira Lobo de Arruda; Coelho Filho, Joaquim Gonçalves; Corrêa, Ligia Caran Costa

    Resumo em Português:

    A psicologia entende-se perfeitamente com a história, uma vez que o presente e o passado unem-se no método científico psicanalítico. No divã do psicanalista ou no ambiente social, o presente é invadido pelo passado por intermédio do cotidiano, da literatura, da moral, do direito, da linguagem, das ciências, das técnicas, das artes. Com o objetivo de ilustrar a interdisciplinaridade na história e na psicologia, são discutidas duas visões sobre a sexualidade: a primeira refere-se à exteriorização extrema da impotência, a partir do julgamento de impotentes; a segunda seleciona a interiorização da culpa por meio da transformação de procedimentos legais de inculpação do impotente em conflitos internos. Destaca-se, assim, a visita à história, à procura de vítimas de tribunais a serviço da repressão dos incapacitados, e a visita aos porões da história de pacientes, à procura de formas para a supressão da repressão mental que os incapacitou.

    Resumo em Inglês:

    Psychology and history are perfect bedfellows, since the present and the past come together in the psychoanalytical scientific method. On the psychoanalyst's couch or in the social setting, the present is invaded by the past through the daily routine, literature, morals, law, language, science, technology, the arts. With the purpose of illustrating the inter-disciplinarity of history and psychology, two views of sexuality are discussed: the first refers to an extreme externalization of impotence, based on the judgment of those who are impotent; the second view selects the internalization of guilt, by means of the transformation of the legal procedures incriminating the impotent subject in internal conflicts. Thus, the visit to history stands out, in the search for victims of the courts, in the service of the repression of the disabled, and the visit to the fundaments of the patients' history in the search for ways to suppress the mental repression that disabled them.
  • Reflexões sobre o magnetismo animal: contribuições para revisão da história da psicologia Artigos

    Neubern, Maurício da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo procura fornecer subsídios para uma alternativa de compreensão histórica sobre o magnetismo animal, de modo a realçar sua importância na construção da psicologia. Nesse sentido, busca-se enfatizar o papel das instituições e práticas sociais que influenciaram de forma decisiva a condenação desta proposta. Na mesma linha de reflexão, visa-se também destacar algumas das incompatibilidades epistemológicas com o projeto moderno de ciência, que também contribuíram significativamente para a rejeição do magnetismo animal. Por fim, o artigo é concluído com uma reflexão sobre a necessidade de revisão da noção de ciência presente nas referências dominantes da história da psicologia, que, geralmente, restringem-se a questões lineares e metodológicas e desprezam os processos intersubjetivos e sociais que atuam na construção desta área de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The present article intends to provide support for an alternative to a historical understanding of animal magnetism, highlighting its importance in the construction of psychology. Accordingly, the article attempts to emphasize the role of social institutions and practices which have had a decisive influence on the denunciation of such proposals. Along the same line of thinking, it also aims to highlight some of the epistemiological incompatibilities that lie in the modern science project, which have also contributed significantly to the rejection of animal magnetism. Finally, the article ends by reconsidering the need for a review on the very notion of science existing in the main reference works on the history of psychology, which are generally limited to methodological and linear issues and therefore disregard the inter-subjective and social processes at work in the construction of psychology as a science.
  • Análise microgenética do funcionamento cognitivo de crianças por meio do jogo Matix Artigos

    Cavalcante, Christiany Maria Bassetti; Ortega, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve por objetivo analisar, em um contexto microgenético, o funcionamento cognitivo de crianças por meio do jogo Matix. Participaram desta pesquisa quatro alunos da quarta série do Ensino Fundamental. Na primeira etapa, cada criança jogou três partidas para conhecer e explorar o jogo. Na segunda, os participantes formaram duplas que competiram entre si. Em seguida houve um rodízio entre eles, até que todos tivessem formado duplas e competido. Na terceira etapa, os participantes formaram uma dupla que resolveu situações-problema. Na última, cada participante jogou uma partida para avaliar que nível de compreensão cada um conseguiu alcançar após passar pelo processo de interação social. Os resultados indicaram uma evolução dos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo Matix em todos os participantes. Constatou-se que o progresso cognitivo parece estar associado às condições cognitivas de cada sujeito e à possibilidade de sua inter-relação com os parceiros.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to analyze, in a microgenetic context, the cognitive functioning of children by means of the Matix game. Four fourth-grade Elementary School students took part in this research. In the first stage, each child played three games so as to get to know and explore the game. In the second stage, the participants worked in pairs which competed against each other. Then they rotated until everyone had formed pairs and taken part. For the third stage, the participants formed one pair who resolved problem-situations. In the final stage, each participant played a game so as to evaluate the level of understanding achieved by each, after going through the process of social interaction. The results indicated progress in the level of comprehension of the logical system within the Matix game, for all the participants. It was ascertained that cognitive progress seems to be associated with the cognitive conditions of each subject, and with the possibility of inter-relationship with their partners.
  • Pressão alta e stress: o que fazer agora? Resenha

    Domingos, Neide Aparecida Micelli
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br