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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2010
  • Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares Artigos

    Lucena, Neide Maria Gomes de; Soares, Daniele de Almeida; Soares, Luciana Maria de Morais Martins; Aragão, Paulo Ortiz Rocha de; Ravagni, Eduardo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos: 1) verificar se existe associação entre lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e déficit de organização espacial em escolares; 2) categorizar as variações de lateralidade nesta população. A amostra foi constituída de 400 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa (PB). A lateralidade e a organização espacial foram avaliadas, respectivamente, por meio do Harris Test of Lateral Dominance e da Bateria de Piaget-Head. Os resultados evidenciaram 23 tipos de lateralidade mão-olho-pé, observando-se maior percentual (48,75%) de destralidade completa (dominância manual, ocular e dos membros inferiores direita). Houve associação significativa (p<0,05) entre sinistralidade completa e déficit de organização espacial. Os resultados atentam para a importância de se inserirem no cotidiano escolar programas de estimulação motora voltados à lateralidade e à organização espacial das crianças, como forma de prevenir distorções no seu processo de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this study were 1) to verify the relationship between hand-eye-foot laterality and spatial organization deficit in schoolchildren, and 2) to categorize the variations in laterality in this population. The sample comprised 400 children aged 6-10 from public and private schools in João Pessoa (Paraíba state, Brazil). Laterality and spatial organization were assessed using the Harris Test of Lateral Dominance and the Piaget-Head Battery, respectively. The results demonstrated 23 types of hand-eye-foot laterality, with the highest proportion (48.75%) showing pure dextrality (right-handedness, right-eyedness and right-footedness). Pure sinistrality was significantly (p<0.05) associated with spatial organization deficit. The results point to the importance of implementing motor stimulation programs which focus on children's laterality and spatial organization during the daily school routine, as a means to preventing and intervening in distortions in their learning process.
  • Aspectos psicossociais de acompanhantes cuidadores de crianças com câncer: stress e enfrentamento Artigos

    Del Bianco Faria, Ana Maria; Cardoso, Carmen Lúcia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de stress dos cuidadores de crianças com leucemia, suas estratégias de enfrentamento, bem como caracterizar a vivência afetiva frente ao adoecimento. Participaram vinte cuidadores de crianças, após um ano de tratamento. Utilizaram-se os instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Inventário de Estratégias de Coping e um roteiro complementar. Encontrou-se stress em 50% dos participantes, predominância na fase de resistência e sintomatologia psicológica. Renda superior esteve associada a manifestações de stress (p=0,02). As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: "resolução de problemas" e "fuga e esquiva". Maior utilização da estratégia de enfrentamento "aceitação de responsabilidade" associou-se à presença de stress (p=0,04) e não ser praticante de religião (p=0,003). A análise da entrevista possibilitou o agrupamento em quatro categorias. Conclui-se que o cuidador necessita de atenção, visando melhorar a qualidade de vida e um maior acolhimento à criança.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to assess the level of stress experienced by caregivers of children with leukemia, the coping strategies they use and to characterize the affective experience towards falling ill. Twenty caregivers participated in the study, which took place one year after the children began treatment. The following instruments were used: Lipp's Adult Stress Symptoms Inventory, Coping Strategy Inventory, and a supplementary script. It was found that 50% of the participants experienced stress, most were in the resistance phase and showed psychological symptoms. Higher income was associated with stress (p=0.02). The major coping strategies used were "problem solving" and "escape and avoidance". A greater use of the "acceptance of responsibility" strategy was associated with the presence of stress (p=0.04) and not practicing a religion (p=0.003). The analysis of the interviews enabled a grouping into four categories. In conclusion, the caregiver needs support with a view to improving his/herquality of life and to making children feel more welcome.
  • Estratégias de coping e sintomas de stress na adolescência Artigos

    Kristensen, Christian Haag; Schaefer, Luiziana Souto; Busnello, Fernanda de Bastani

    Resumo em Português:

    As estratégias de coping são orientadas para a redução do stress, envolvendo reações físicas ou emocionais. O objetivo geral deste estudo foi identificar estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores, bem como a manifestação de sintomas de stress. Participaram da pesquisa 220 adolescentes, de ambos os sexos, provenientes de uma escola da rede pública de Porto Alegre (RS). Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Estratégias de Coping e a Escala de Stress Infantil. Os resultados demonstraram que as estratégias mais utilizadas foram autocontrole, afastamento e fuga e esquiva. Entre os indivíduos que apresentaram mais sintomas de stress, as estratégias mais utilizadas foram fuga e esquiva, suporte social, confronto e afastamento.

    Resumo em Inglês:

    Coping strategies are directed towards the reduction of stress, involving physical or emotional reactions. The overall aim of this study was to identify coping strategies among adolescents exposed to stressful events. Two-hundred and twenty adolescents, ages of 12 and 18 years, male and female, studying in a public school in Porto Alegre (RS), took part of this research. The instruments used were the Coping Strategies Inventory, the Child Stress Scale and school grades. It was found that the coping strategies most frequently employed were Self-control, Withdrawal and Escape-Avoidance. Amongst adolescents with the greatest number of stress-related symptoms, the most frequent coping strategies were Escape-Avoidance, Social Support, Confrontation and Withdrawal.
  • Grupo educativo de cirurgia cardíaca em um hospital universitário: impacto psicológico Artigos

    Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de; Fernandes, Luan Flávia Barufi; Zanin, Carla Rodrigues; Waeteman, Christiane Maia; Soares, Marcelo

    Resumo em Português:

    Este estudo avaliou o impacto psicológico de um grupo educativo de cirurgia cardíaca em pacientes de um hospital universitário. Participaram 73 sujeitos, dos quais 62% eram homens. A média de idade foi 52 anos, desvio-padrão foi 16. Os pacientes foram submetidos a uma sessão multidisciplinar com exposição dialogada sobre cardiopatias, procedimento cirúrgico e sintomas psicológicos. Os resultados mostraram que, para poucos pacientes (36%), o grupo ajudou a esclarecer dúvidas sobre o tratamento, demonstrando a necessidade de ajustes nas estratégias didáticas para melhor compreensão dos conteúdos. A análise das emoções percebidas após participação no programa revelou que 70% responderam estar esperançosos. A contraposição entre "esperança" e "tranquilidade" foi uma resposta emocional esperada frente à vivência da cirurgia, avaliada como uma condição de ameaça ambiental. Conclui-se que o grupo educativo foi benéfico para o ajustamento psicossocial do paciente à cirurgia. Entretanto, maior eficácia será alcançada mediante aperfeiçoamento do método de atuação e inclusão de um programa interdisciplinar estruturado para controle do stress.

    Resumo em Inglês:

    This study assessed the psychological impact of an educational group for cardiac surgery patients in a university hospital. Seventy-three subjects took part in the study - 62% were men with an average age of 52 (standard deviation = 16), subjected to a multidisciplinary session including discussion about heart disease, surgical procedures and psychological symptoms. The results showed that for a few patients (36%), the group helped to clarify questions about the treatment, demonstrating the need for adjustments in teaching strategies for a better understanding of the content. The analysis of emotions perceived after participation in the program showed that 70% were said to be hopeful. The contrast between "hope" and "tranquility" was an expected emotional response given the experience of surgery, evaluated as an environmental threat condition. It was concluded that the educational group was beneficial to the patients' psychosocial adjustment to surgery. However, greater effectiveness will be achieved by improving the performance method and the inclusion of an interdisciplinary program designed to control stress.
  • Avaliação de depressão, problemas de comportamento e competência social em crianças obesas Artigos

    Luiz, Andreia Mara Angelo Gonçalves; Gorayeb, Ricardo; Liberatore Júnior, Raphael Del Roio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de depressão, problemas comportamentais e competência social em crianças obesas, comparativamente a crianças não obesas. Participaram do estudo 90 crianças, das quais 60 eram obesas e 30 não eram, com idade entre 7 e 13 anos. Na coleta de dados foram utilizados: Ficha de Identificação, Inventário de Depressão para Crianças e Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência. Os dados foram analisados quantitativamente, com testes estatísticos não paramétricos e paramétricos, com nível de significância de 0,05. Os resultados apontaram diferença significativa entre as crianças obesas e as crianças não obesas em relação às variáveis psicológicas estudadas. Na análise multivariada, a depressão e os distúrbios internalizantes foram as variáveis que mais discriminaram as crianças obesas das não obesas. Os dados indicam, portanto, a necessidade de uma intervenção precoce e a realização de programas de prevenção.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the study was to evaluate the occurrence of depression, behavioral problems and social skills in obese children, contrasting to children who are not obese. Ninety children, ages between 7 and 13, participated in this study; 60 were obese and 30 were not. Data was collected using the following methods: Identity Cards; Children's Depression Inventory and the Child Behavior Checklist. Data analysis was performed quantitatively, using parametric and non-parametric statistical tests, with a significance level of 0.05. Results demonstrated a significant difference between obese and non-obese children, as regards the psychological variables studied. Based on a multivante analysis, depression and internal disorders distinguished obese children from those who were not obese. The data indicates, however, that there is a need for early intervention and a need to establish programs of prevention.
  • Minha família é legal? A família no imaginário infantil Artigos

    Levy, Lidia; Jonathan, Eva Gertrudes

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisa-se o olhar dos filhos sobre a família contemporânea. Objetiva-se compreender como a criança representa e vivencia sua família, e como percebe a articulação entre trabalho, família e seu mundo pessoal. Solicitadas a elaborar uma redação com o tema "Minha família", 52 crianças participaram de uma pesquisa exploratória. A análise de conteúdo das redações revelou seis categorias de significados atribuídos à família: conflitos, trabalho, lazer, valores, união familiar e desapego. Entre as soluções encontradas pelas crianças para fazer face aos fatores estressantes vinculados à vida familiar, destacaram-se o olhar favorável sobre o trabalho dos pais e a tendência infantil de aproveitar os pontos positivos da convivência familiar e enfatizar os fatores de suporte, mantendo sua família na função de continente para suas ansiedades. Fundamentado no imaginário infantil, o estudo contribui para uma melhor compreensão da dinâmica familiar e da estruturação do sujeito na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze children's views concerning the contemporary family. The goal is to understand how children represent their families and how they perceive the links between work, family and their own personal worlds. Required to write an essay on the subject "My family", 52 children participated in this exploratory research. An analysis of the content of the essays revealed six categories of meanings ascribed to the family: conflict, work, leisure, values, family union and detachment. In order to cope with stressful family life, children provided several solutions. Greater emphasis was accorded to three of these solutions: a favorable view of their parents' work, the tendency to take advantage of the positive aspects of family companionship and emphasizing the supportive features. Thus, children kept their families functioning as a vessel for their anxieties. Based on the child's imaginary, this study contributes to a better understanding of family dynamics and the structuring of the subject in the present day.
  • O fenômeno da acomodação familiar em pais/mães de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo Artigos

    Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida; Arcoverde, Renata Lopes; Caldas, Marcus Túlio; Silva, Renata Raimundo da

    Resumo em Português:

    Um dos fenômenos mais frequentes nas famílias de pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo é a acomodação familiar: participação nos rituais do paciente e modificações na rotina, contribuindo para o desencadeamento e a manutenção dos sintomas. Nesta pesquisa, verificou-se o grau de acomodação familiar apresentado por doze mães e dois pais, selecionados por meio da aplicação da Medida de Criticismo Percebido aos pacientes. Os familiares responderam à Escala de Acomodação Familiar. Os resultados foram analisados em torno de quatro temáticas: 1) participação nos rituais obsessivo-compulsivos do(a) paciente; 2) modificações na rotina familiar; 3) desgaste na família; 4) grau de perturbação do(a) paciente quando não atendido(a) em suas solicitações. De 70 respostas, 78,6% afirmaram a participação nos rituais obsessivo-compulsivos; de 56 respostas, 78,6% disseram haver modificações na rotina familiar; 100,0% das respostas indicaram desgaste na família e 83,3% mostraram que o paciente perturba os familiares quando não é atendido em suas solicitações.

    Resumo em Inglês:

    One of the most frequent phenomena in the families of obsessive-compulsive disorder patients is Family Accommodation: participation in the patient's rituals, with modifications to the routine, which contributes to reinforcing and maintaining the symptoms. This study aimed to evaluate the level of Family Accommodation presented by 12 mothers and 2 fathers, selected from the Measure of Perceived Criticism applied to the patients. Results were analyzed according to four dimensions: 1) participation in patient's obsessive-compulsive rituals; 2) modifications to family routine; 3) family stress; 4) patient's disturbance level when not helped. From 70 answers (100.0%), 78.6% related participation in obsessive-compulsive behavior. Out of a total of 56 answers (100.0%), 78.6% indicated changes in family routine; 100.0% of the answers indicated family stress, and 83.3% indicate that the patient is disturbed when not helped.
  • Profissionais de saúde mental: manifestação de stress e burnout Artigos

    Santos, Ana Flávia de Oliveira; Cardoso, Carmen Lúcia

    Resumo em Português:

    Profissionais de saúde mental, trabalhando em ambiente com elevada demanda emocional, encontram-se vulneráveis ao stress. Neste trabalho, objetivou-se avaliar manifestação de stress, burnout, autopercepção quanto ao stress e ao trabalho em 25 profissionais de serviços substitutivos em saúde mental. Aplicaram-se os instrumentos Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Maslach Burnout Inventory e Roteiro Complementar. Dos participantes, 36% apresentaram manifestação de stress, 44% avaliaram-se como muito estressados e 60% apresentaram alto esgotamento emocional. Para 60%, o trabalho foi avaliado como muito estressante. As dimensões esgotamento emocional e despersonalização apresentaram correlações negativas com a variável idade. Conclui-se que há necessidade de intervenções de suporte ao trabalhador, principalmente aos mais jovens, direcionadas ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às situações estressantes do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Mental health professionals, working in an environment with high emotional demands, find themselves vulnerable to stress. This study aimed to assess the manifestation of stress, burnout and self-perception regarding stress and work in 25 alternative mental health service professionals. The following instruments were employed: Lipp's Inventory for Stress Symptoms in Adults; Maslach Burnout Inventory and a Supplementary Script. The participants, presented manifestations of stress (36%), rated themselves as being very stressed (44%) and having high emotional burnout (60%). For 60%, work was evaluated as being very stressful. The dimensions of emotional burnout and depersonalization showed negative correlation to age variable. In conclusion, there is a need to provide workers with supportive interventions, especially to younger workers. In addition, interventions should be directed towards the development of coping strategies in stressful work situations.
  • A psicologia fenomenológica e a filosofia de Buber: o encontro na clínica Artigos

    Luczinski, Giovana Fagundes; Ancona-Lopez, Marília

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de reflexões empreendidas no âmbito da psicologia clínica de orientação fenomenológica. No aprofundamento da concepção de homem proposta por esta perspectiva, fundamenta-se um tipo de clínica centrada na pessoa enquanto singularidade articuladora das dimensões biopsicossocial e espiritual, ontologicamente voltada para a compreensão de si e do mundo. A filosofia de Martin Buber complementa a proposta fenomenológica, ressaltando a potencialidade da relação humana na sua concretude e movimento. São analisadas as noções de relação eu-tu, eu-isso e encontro, nas suas implicações para a prática clínica, propondo-se reflexões sobre o lugar do psicólogo na interação com o cliente. Busca-se, com este diálogo, delinear um atendimento psicológico a partir do cuidado com a pessoa em sua totalidade, facilitando seu movimento incessante de integrar-se e transformar-se mediante o encontro genuíno com o outro.

    Resumo em Inglês:

    The present article introduces a number of considerations in the area of phenomenological orientation in clinical psychology. Going more deeply into the concept of man proposed by this perspective, a type of clinic is founded revolving around the person as a singular individual articulating the biological, psychological, social and spiritual dimensions, who is ontologically moved towards the understanding of himself and the world. Martin Buber's philosophy complements the phenomenological proposal, emphasizing the potentiality of the human relation seen in its concreteness and movement. The concepts of the I-Thou relation, I-It relation and Encounter are analyzed in terms of their implications for the clinical practice, proposing reflections about the function of the psychologist in the interaction with the patient. We intend, with this discussion, to delineate a psychological treatment based on the care of the individual in his totality, facilitating his incessant movement towards fitting in and transforming himself through genuine Encounters with another individual.
  • Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo Artigos

    Oliveira, Zélia Maria Freire de

    Resumo em Português:

    Estudo teórico que aborda alguns importantes fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo do ser humano (família, escola, ambiente de trabalho, contexto sociocultural e saúde do indivíduo), segundo as teorias sistêmicas da criatividade. As experiências familiares são fundamentais para a formação da pessoa, a constituição de valores, crenças, sentido crítico e criatividade. A escola é onde se passa grande parte da vida e, portanto, ideal para o desenvolvimento do potencial criativo, por meio de professores criativos que, valendo-se da criatividade, podem tornar suas aulas prazerosas e estimuladoras. As organizações, por sua vez, requerem indivíduos criativos, até por questão de sobrevivência no mercado. A criatividade também é influenciada pela cultura, dependendo da situação, das pessoas e de seus elementos constituintes. A saúde é vista como um processo de funcionamento integral de todo o ser, que aumenta e otimiza seus recursos, entre eles, a criatividade.

    Resumo em Inglês:

    The article is a theoretical study that aims to provide an overview of the main influential factors in the development of creative potential in human beings (family, school, work environment, the socio-cultural context and health, according to systemic theories concerning creativity. Family experiences are essential for the formation of an individual, his values, beliefs, critical sense and creativity. People spend much of their lives in school, making it the perfect place for the development of creative potential through creative teachers who, when working with creativity, can make their lessons pleasant and stimulating. Organizations, in turn, require creative individuals, even as a matter of survival in the market. Creativity is also influenced by culture, depending on the situation, the people and its constituents. Health is seen as a process of the whole operation of the entire being, that enhances and optimizes his resources, including creativity.
  • Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa Articles

    Gauer, Gabriel José Chittó; Boaz, Cristine; Calvetti, Prisla Ücker; Silva, Leonardo Machado da

    Resumo em Português:

    O diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, o Brasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    The diagnosis of social phobia is the most prevalent of the anxiety disorders. Some diagnostic evaluation tools have been validated in Brazil targeting more precise and specific evaluations for each age group. The main objective of this study is to review the tools for assessing social phobias in infants and adolescents, currently validated in Brazil. The most commonly used tools and their purpose to evaluate social phobias are discussed, as well as their interventions. With this goal in mind, a bibliographical review was conducted in databases. The existence was observed of a significant number of studies about tools that have already been evaluated for the assessment of social phobias in infants and adolescents, though with little relevance and narrow application in the clinical setting. Psychotherapeutic interventions for social phobias in Brazil show themselves to be structured and systematic, though there has been no widely employed, validated protocol to help the diagnosis.
  • A relação família-escola: intersecções e desafios Artigos

    Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de; Marinho-Araújo, Claisy Maria

    Resumo em Português:

    A partir de revisão de literatura, este trabalho analisa questões referentes à relação família-escola. Apresenta-se a definição de família, suas diferentes composições e sua função específica; abordam-se a especificidade da escola e a interdependência existente entre a família e esse sistema. Exploram-se concepções acerca desta relação, as quais são divididas entre enfoque sociológico e psicológico. Relatos de pesquisas que investigaram esta relação sob o ponto de vista dos diferentes atores envolvidos são apresentados. As reflexões desencadeadas pela revisão bibliográfica apontam uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos, e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. Diante do panorama atual das relações família-escola, tem-se o desafio de realizar novas pesquisas e contribuir para transformar esta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo.

    Resumo em Inglês:

    Based on a study of the literature, this work analyzes questions related to the family-school relationship. It offers a definition of the family, its different compositions and its specific function; it deals with the specifics of school and the existing interdependence between both systems. Concepts concerning this relationship are explored, which are divided into a sociological and a psychological approach. Researches involving the family-school relationship are presented, according to special treatment to the views of the various players involved in the relationship. The reflections from a study of the literature suggest a relationship punctuated by situations with some kind of problem, by the school's actions in teaching the parents about how to be parents and by the decreased participation of parents in school activities as the child progresses through school. Given the present situation with family-school relationships, the challenge is to develop new research and help to transform this relationship through the appreciation of the positive aspects related to the educational process.
  • Introdução às justificativas clínicas e teóricas da hipótese das paixões "tóxicas" Artigos

    Bento, Victor Eduardo Silva

    Resumo em Português:

    Pesquisa de revisão crítica da literatura visando elucidar questões da experiência do autor com a clínica psicológica das paixões "tóxicas". Partiu-se da hipótese das paixões"tóxicas", isto é, de que existe uma analogia funcional entre as paixões e as toxicomanias devido à função do excesso narcísico, semelhante, mas não idêntica, em ambas. Mais precisamente, postulou-se que, do ponto de vista do inconsciente, seria o excesso narcísico que intoxicaria tanto nas paixões quanto nas toxicomanias. O objetivo foi justificar esta hipótese. O plano de trabalho foi: 1) relatar e questionar a história da experiência profissional do autor, para tratar das justificativas clínicas; 2) abordar os fundamentos teóricos desta história para discutir as justificativas teóricas. Destacaram-se as teorizações de Olievenstein sobre o estádio do espelho partido, de Delrieu sobre a história da toxicomania na França e de Le Poulichet sobre toxicomanias, operação do phármakon e psicanálise.

    Resumo em Inglês:

    We have conducted a search of critical reviews of the literature to elucidate questions arising from the author's experience with the psychological clinic for "toxic" passions. We started from the "toxic" passions hypothesis, according to which a functional analogy exists between passions and toxicomanias: the function of narcissistic excess, similar, but not identical, in both. To be more precise, we proposed the hypothesis that, from the unconscious point of view, the excess narcissism would intoxicate both in passions and in toxicomanias. The objective was to justify this hypothesis. The plan for this study was: 1) To report and to question the history of the author's professional experience, to deal with the clinical justifications; and 2) To discuss the theoretical basis of this history, to discuss the theoretical justifications. We have highlighted Olievenstein's theorizations about the broken mirror stage, Delrieu's assumptions about the history of toxicomanias in France and Le Poulichet's formulations about "toxicomanias, farmakon operation and psychoanalysis".
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