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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 28, Número: 4, Publicado: 2011
  • O sonho tornando-se realidade Editorial

    Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
  • Retomada de sentido no luto: resumo de um programa de pesquisa Articles

    Neimeyer, Robert A.

    Resumo em Português:

    O luto, na forma de perda através da morte de uma figura com quem se tinha vínculo significativo, interrompe as autonarrativas dos sobreviventes e, geralmente, os coloca em uma busca involuntária pelo sentido da perda bem como de suas vidas alteradas. O número crescente de pesquisas envolvendo diversos grupos - pais, jovens e idosos em luto - que sofrem a perda através de morte natural e violenta, documenta a associação entre a incapacidade de encontrar sentido na experiência e a intensidade da dor complexa que essas pessoas sentem. Este artigo revisa esta literatura, argumentando que os processos de compreensão e encontro de ajuda desempenham um papel crucial na adaptação do luto para muitas das pessoas neste processo e, consequentemente, que as intervenções que facilitam os processos de retomada de sentido podem sustentar uma psicoterapia eficaz para aqueles com dificuldades e dor intensa e prolongada.

    Resumo em Inglês:

    Bereavement, in the form of the loss of a significant attachment figure, disrupts the self-narratives of survivors and typically pitches them into an unsought quest for meaning in the loss, as well as in their changed lives. A growing body of research on diverse groups - bereaved parents, young people, elderly - suffering loss through both natural and violent death, documents the link between the inability to find meaning in the experience and the intensity of complicated grief they suffer. This article reviews the literature, arguing that the processes of sense-making and benefit-finding play a crucial role in bereavement adaptation for many of the bereaved, and accordingly, that interventions that facilitate processes of meaning reconstruction can support effective psychotherapy for those struggling with intense and prolonged grief.
  • O luto em instituições de abrigamento de crianças Artigos

    Tinoco, Valéria; Franco, Maria Helena Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo conhecer e refletir sobre o luto e os fatores de risco e proteção presentes no processo de institucionalização da criança em casas abrigo, a partir da prática de seus cuidadores. Foram analisados recortes de supervisões de cinco cuidadoras de nível técnico que trabalhavam em instituições de abrigo de crianças e que eram participantes de um grupo de supervisão coordenado pela autora. Estudar a respeito da prática dos cuidadores no processo de institucionalização foi importante para visualizar como a instituição pode interferir positiva e negativamente no processo de recuperação emocional após a separação da família, minimizando, ou não, problemas futuros de vinculação. A instituição e todos os envolvidos neste processo têm a possibilidade de prover grande parte dos fatores de proteção relacionados ao período de institucionalização, abrindo-se um caminho para pensarmos em intervenções preventivas e terapêuticas para a criança abrigada.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this qualitative study is to investigate and to reflect on bereavement, risk factors and protection of children that exist in the process of child institutionalization, based on the practices of the carers. The analyzed sample was composed of sections of supervisions of five professional carers who worked for children's shelters. The study of the practices of the carers in the children's sheltering process was very important in order to perceive how the institution might have positive or negative impacts of family separation on the process of emotional recovery, by minimizing, or otherwise, future bonding problems. The institution, and everybody involved in this process, has the opportunity to provide protection factors related to the period of stay in the shelter, opening the way to thinking about prevention and therapeutic interventions for the sheltered child.
  • A perda do filho: luto e doação de órgãos Artigos

    Bittencourt, Ana Luiza Portela; Quintana, Alberto Manuel; Velho, Maria Teresa Aquino de Campos

    Resumo em Português:

    O presente artigo constitui uma reflexão teórica que visa compreender os aspectos presentes no processo de luto parental pela perda do filho. Com base na compreensão do sofrimento decorrente dessa vivência, busca-se pensar suas implicações no procedimento de doação de órgãos e na postura que os profissionais da saúde podem assumir, a fim de amenizar o sofrimento dos pais diante da possibilidade de seu filho ser um potencial doador. Busca-se também abarcar princípios éticos referentes ao processo de consentimento da doação, assim como refletir sobre a capacitação da equipe de saúde para auxiliar os familiares na vivência do luto e no processo de doação de órgãos.

    Resumo em Inglês:

    This article consists on a theoretical reflection which aims to understand the issues involved in the process of parental grief for the loss of their child. Through understanding the suffering caused by this experience we try to think about its implication regarding the organ donation procedure and the attitude that health professionals may assume to relieve parents suffering concerning the possibility of having their child as a potential donor. It also aims to cover ethical principles regarding the donation consenting process as well as to reflect about training the health care team to assist the family throughout grief and the organ donation process.
  • Meninos com queixa escolar: autopercepções, desempenho e comportamento Artigos

    Ferreira, Andresa Aparecida; Conte, Karina de Melo; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou caracterizar as autopercepções de meninos com queixa escolar, bem como verificar associações entre essa percepção e indicadores de desempenho escolar e problemas de comportamento. Em uma clínica-escola vinculada ao Sistema Único de Saúde, foram avaliados 50 meninos com queixa escolar, na faixa etária de 6 a 11 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Matrizes Progressivas de Raven, Teste de Desempenho Escolar, Roteiro de Avaliação do Senso de Auto-Eficácia, Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito, Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência. Nos resultados, o autoconceito global e o senso de autoeficácia mostraram correlação modesta, mas significativa, com a medida global de desempenho. O autoconceito na categoria felicidade correlacionou-se com todos os indicadores de desempenho, ao passo que o autoconceito na categoria status intelectual e acadêmico não se associou com desempenho. As autopercepções não mostraram associação com problemas de comportamento. Novas pesquisas são necessárias para esclarecer esse padrão de associações.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to characterize the self-perceptions of boys experiencing difficulties with school, as well as to ascertain the connection between these perceptions and indices of academic performance and behavioral problems. In a university-based clinic linked to the public health system, we assessed 50 boys, with complaints about school, between the ages of 6 and 11. The instruments used were, Raven Colored Progressive Matrices Test, School Performance Test, Self-Efficacy Assessment Form, Piers-Harris Children's Self-Concept Scale, Child Behavior Checklist. Results showed both global self-concept and self-efficacy to correlate modestly but significantly with academic performance measures. The self-concept of happiness correlated with all measures of school performance, while self-concept in terms of intellectual and academic status did not correlate with school performance at all. Self-perceptions bore no association with behavioral problems. There is a need for further studies to clarify this pattern of associations.
  • A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno Artigos

    Barbosa, Altemir José Gonçalves; Campos, Renata Araújo; Valentim, Tássia Azevedo

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores quanto à relação professor-aluno, a partir da aplicação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno, versão reduzida e traduzida da Student-Teacher Relationship Scale, relacionando seus domínios a características dos discentes, no que tange às variáveis necessidade educacional especial, sexo, cor/raça, série e idade. Na pesquisa, 21 professoras regentes de seis escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, avaliaram a relação que mantêm com todos os discentes de suas turmas, perfazendo um total de 495 escalas referentes a estudantes de salas-alvo, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que a relação professor-aluno é mais conflituosa e menos positiva quando se trata de discentes do sexo masculino e com necessidade educacional especial. Observou-se uma relação mais positiva com estudantes nos anos iniciais de escolarização, e mais negativa quanto mais velho fosse o aluno. Estudos adicionais são recomendados.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify teachers' perceptions of the teacher-student relationship, based on the application of an abridged, translated version of the Student-Teacher Relationship Scale, linking their factors to the characteristics of students in respect of the following variables: special educational needs, gender, color / race, grade and age range. Regents teachers (n=21) from six public schools in the city of Juiz de Fora (Brazil) evaluated the relationship they have with all students in their classes, amounting to a total of 495 scales related to students in the 21 rooms targeted, in the first to fifth years of elementary school. It was found that the teacher-student relationship is more confrontational and less positive when it comes to male students and those with special educational needs. There is a more positive relationship with students in the early years of school, which becomes more negative the older the student becomes. Additional research is recommended.
  • Comprometimento organizacional atitudinal: um estudo empírico sobre a dimensionalidade do construto Artigos

    Menezes, Igor Gomes; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt

    Resumo em Português:

    A falta de precisão acerca da dimensionalidade do comprometimento organizacional contribui para torná-lo um construto complexo e multifacetado. Com o objetivo de identificar a melhor estrutura fatorial para o comprometimento organizacional, o presente trabalhou testou o interrelacionamento de duas medidas atitudinais - afetiva e instrumental - bem como o relacionamento dessas variáveis com uma medida de intenções comportamentais. Foram selecionados 1.869 trabalhadores das regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Os resultados das análises de regressão e das análises fatoriais exploratórias e confirmatórias apontaram a bidimensionalidade da base instrumental (falta de alternativas e sacrifícios percebidos). Por outro lado, demonstraram que a dimensão instrumental não compõe a estrutura fatorial do comprometimento organizacional atitudinal que, por ora, é um construto unidimensional, formado somente pela dimensão afetiva.

    Resumo em Inglês:

    The lack of precision surrounding the dimensionality of organizational commitment helps to make it a complex and multifaceted construct. In order to identify the best factor structure for organizational commitment, this study tested the interrelationship between two attitudinal measures (affective and instrumental) and also the relationship of these variables with a measurement of behavioral intentions. We selected 1,869 workers from the Northern, Northeastern and Southern regions of Brazil. The results of the regression analysis and both the exploratory and confirmatory factor analysis showed the bidimensionality of the instrumental dimension (lack of alternatives and high sacrifices); on the other hand, they demonstrated that this dimension is not part of the factor structure of attitudinal organizational commitment, which in turn is a one dimensional construct, comprising only the affective dimension.
  • Percepção de velocidade do movimento biológico: mais resistente ao fenômeno de interferência? Artigos

    Mouta, Sandra; Santos, Jorge de Almeida

    Resumo em Português:

    O sistema visual humano é frequentemente referido como altamente preparado para extrair informação relevante de padrões de movimento biológico. Nesse sentido, este estudo analisa o efeito de contraste na percepção de velocidade. Os participantes realizaram o julgamento de velocidade numa situação na qual dois point-light walkers simultâneos foram apresentados com diferentes contrastes relativamente ao fundo e com diferentes velocidades de translação. Na Experiência 1, o movimento de translação biológico canônico foi comparado com o movimento de translação rígido, enquanto na Experiência 2 ele foi comparado com o movimento de translação biológico invertido. O padrão biológico canônico apresenta maior taxa de erro, tempos de reação mais elevados e maior vulnerabilidade ao efeito de contraste na percepção da velocidade do que o padrão rígido. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas entre o estímulo canônico e o invertido. A Experiência 3 foi implementada com o objetivo de se controlar o papel das pistas posicionais na tarefa de julgamento de velocidade. Os pontos iniciais e finais da trajetória foram combinados de modo a que os point-light walkers mais rápidos e os mais lentos pudessem terminar o ensaio numa posição relativamente mais avançada ou atrasada. Apesar desta variação, o padrão de resultados foi congruente com as observações das Experiências 1 e 2. Aparentemente, os participantes realizaram julgamentos de velocidade factuais, ao invés do uso de pistas espaciais como uma espécie de referência ou comparação de posicionamento. Dado que a percepção dos padrões biológicos foi mais vulnerável aos efeitos de contraste, mas não foi afetada pela familiaridade, este estudo sugere que a percepção de movimento biológico e rígido poderá obedecer às mesmas regras computacionais, pelo menos em tarefas que envolvam padrões em translação e julgamentos de velocidade.

    Resumo em Inglês:

    The human visual system is often referred to as being highly prepared to extract meaningful information from biological motion patterns. In the present study, the contrast effect on speed perception was analysed. Participants performed a test of speed judgment in which two simultaneous point-light walkers were animated at different translational speeds and contrasts in relation to the background. Standard translational biological motion was compared to rigid translational motion in Experiment 1 and to inverted biological motion in Experiment 2. Higher error rates, reaction times and greater vulnerability to contrast effects on speed perception were found for translational biological motion when compared to rigid motion. No significant differences were found, however, between standard and inverted stimuli. Experiment 3 was implemented in order to control the role of positional cues in speed judgment. The start and finish points of the trajectory were varied so that the faster and slower point-light walkers could finish the trial at a relatively more advanced or more withdrawn position. In spite of the variation of the start and finish points of the trajectories, the pattern of results was still consistent with the findings of Experiments 1 and 2. Participants seemed to perform factual speed judgments instead of using spatial cues as a form of reference or positional matching. Since the perception of biological patterns was more sensitive to contrast effects and not affected by familiarity, it is suggested that perception of biological and rigid motion may follow the same computational rules, at least for tasks involving translational patterns and speed judgment.
  • Será que eu consigo levar essa gestação até o fim? A experiência materna da gestação no contexto da reprodução assistida Artigos

    Dornelles, Lia Mara Netto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    Quando o projeto parental não pode ser realizado em decorrência de infertilidade no casal, é possível recorrer às técnicas de reprodução assistida para a realização desse projeto. Entretanto, o desgaste físico e emocional decorrente desses procedimentos pode conferir à gestação e à parentalidade um caráter específico, com repercussões ainda pouco conhecidas. Por meio deste estudo qualitativo, com três mulheres que engravidaram por diferentes técnicas de reprodução assistida, buscou-se conhecer o processo de tornar-se mãe nesse contexto, com entrevistas no terceiro trimestre de gestação. A discussão dos resultados deuse a partir da Constelação da Maternidade, da compreensão da vivência materna na gestação e da noção de estágios da concepção em casais inférteis. Os resultados apontaram que a experiência da gestação caracterizou-se pelo predomínio do medo de perder o bebê e sentimentos de incapacidade de levar a gestação a termo, conferindo singularidade a esse momento.

    Resumo em Inglês:

    When plans to become parents cannot be realized due to a couple's infertility, it is possible to resort to assisted reproduction techniques. However, the physical and emotional stress caused by these techniques may accord pregnancy and parenthood specific characteristics, with yet unknown repercussions. Through this qualitative study, based on interviews with three women in the third trimester of pregnancy, who conceived with the aid of different assisted reproduction techniques, this study aimed to understand the process of becoming a mother in this context. The results were discussed based on the concept of maternal constellation, the understanding of the experience of pregnancy and the notion of stages of conception in infertile couples. The results primarily revealed a fear of losing the baby and feelings of being incapable of having a normal pregnancy, bringing unique challenges to this moment.
  • Considerações metodológicas sobre o estudo de caso na pesquisa em psicoterapia Artigos

    Serralta, Fernanda Barcellos; Nunes, Maria Lúcia Tiellet; Eizirik, Cláudio Laks

    Resumo em Português:

    O presente artigo faz uma revisão crítica da literatura acerca da aplicabilidade do estudo de caso na pesquisa em psicoterapia: a) apresenta as características do estudo de caso como estratégia de pesquisa; b) aborda a importância dos delineamentos de caso único no estudo do processo terapêutico; c) discute estatégias para aumentar a fidedignidade e validade dos estudos de caso; d) apresenta exemplos de estudos de caso oriundos da atual geração de pesquisa empírica em psicoterapia e psicanálise. De modo geral, este estudo destaca o potencial dos delineamentos intensivos e sistemáticos de caso único, para a investigação dos processos subjetivos e complexos inerentes ao encontro terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    The article reviews the literature concerning the applicability of case studies in psychotherapy research: a) it presents the characteristics of case studies as a research strategy, b) addresses the importance of single-case designs in the study of the therapeutic process, c) discusses strategies to increase the reliability and validity of case studies, and d) provides examples of case studies from the current generation of empirical research in psychotherapy and psychoanalysis. In general, the article highlights the potential of single-case intensive and systematic delineations for research into the subjective and complex processes inherent to therapeutic encounters.
  • O abuso sexual: estudos de casos em cenas incestuosas Artigos

    Malgarim, Bibiana Godoi; Benetti, Silvia Pereira da Cruz

    Resumo em Português:

    A contribuição da perspectiva psicanalítica na compreensão do impacto do abuso sexual no funcionamento psíquico baseia-se na identificação da singularidade dos arranjos defensivos frente à angústia traumática. Assim, neste trabalho buscou-se compreender os processos mentais relativos ao funcionamento psíquico de vítimas dessa violência, a partir da perspectiva da teoria psicanalítica, além do impacto do processo traumático no funcionamento psíquico de dois casos de meninas em atendimento em um centro especializado para vítimas de abuso sexual. Para tal, foram utilizadas entrevistas de Hora de Jogo Diagnóstica e testes projetivos, como o Rorschach e o teste do desenho House-Tree-Person. Verificou-se que o funcionamento das meninas se caracterizava por uma dinâmica psíquica dissociativa de enfrentamento do trauma e por um processo identificatório ambivalente, que afetava a capacidade simbólica dos sujeitos. Em conclusão, o atendimento psicoterápico às vítimas de abuso sexual é um recurso indispensável no âmbito da saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    The psychoanalytical contribution to the comprehension of the impact of sexual abuse on psychic functioning is based upon the identification of the uniqueness of the defensive strategy when faced with traumatic anxiety. Accordingly, the aim of this work was to understand the mental processes involved in psychic functioning based on psychoanalytical theory, as well as the impact of the traumatic process on psychic functioning in the case of two girls referred to a special center for sexual abuse victims. Diagnostic playtime interviews and projective tests, such as Rorschach and the House-Tree-Person drawing test were employed. It was ascertained that the functioning of the girls was characterized by a dissociative dynamic of coping with trauma and by an ambivalent identification process, which affected the subjects' symbolic abilities. In conclusion, psychotherapy for victims of sexual abuse is an essential resource for the field of mental health.
  • Stress em servidores públicos do instituto nacional de seguro social Artigos

    Minari, Márcia Regina Teixeira; Souza, José Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar o nível de stress e as fontes estressoras dos servidores públicos que atendem segurados no Instituto Nacional de Seguro Social de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. A amostra (n=42) constitui-se com predominância do sexo feminino (73,8%) e com média de idade de 46 anos. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Escala de Reajustamento Social e Inventário de Crenças Irracionais. Os resultados obtidos no primeiro instrumento revelaram que 61,9% dos funcionários encontravam-se estressados, com 85,0 destes na fase de resistência. Os estressores externos mais frequentes referiam-se a família, mudanças no ambiente, perda de suporte social, trabalho, finanças e dificuldades pessoais. Os dados foram interpretados a favor da hipótese de que tanto as crenças irracionais quanto os estressores externos são potentes fontes de stress.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the level of stress and the triggers of stress in public officials who deal with people receiving assistance from the Instituto Nacional de Seguro Social in Campo Grande (MS) in the state of Mato Grosso do Sul. The sample (n=42) was predominantly made up of women (73.8%), with an average age of 46. For the collection of data, three tools were used: Lipp's Inventory of Stress Symptoms for adults, the Social Adjustment Scale and the Inventory of Irrational Beliefs. The results of the Lipp's Inventory of Stress Symptoms showed that 61.9% of the workers were stressed, of which 85% were in the resistance phase. The most frequent external stress triggers related to the family, changes in environment, loss of public support, work, finances and personal difficulties. The data were interpreted in favor of the hypothesis that both irrational beliefs and external triggers are significant sources of stress.
  • A violência sexual contra crianças e adolescentes: conhecer a realidade possibilita a ação protetiva Artigos

    Santos, Viviane Amaral dos; Costa, Liana Fortunato

    Resumo em Português:

    Trata-se de pesquisa exploratória realizada no contexto da 1ª Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal. O objetivo do trabalho foi avaliar o cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo juiz às crianças e aos adolescentes envolvidos em situação de violência sexual. Os dados foram coletados por meio de consulta documental, contatos telefônicos com as instituições responsáveis pela execução das medidas protetivas determinadas e com 25 delegacias circunscricionais. No âmbito da situação de violência sexual, os dados revelaram que os abusos ocorreram dentro de casa e foram cometidos por parentes próximos. As vítimas eram majoritariamente do gênero feminino, entre três e oito anos.No que toca à garantia de proteção integral, constatou-se desconexão entre as instituições do sistema de proteção. O trabalho em rede mostrou-se necessário para a devida proteção de crianças e adolescentes em situação de violência sexual, e fator relevante na construção de políticas públicas voltadas para a prevenção e intervenção.

    Resumo em Inglês:

    This text presents the results of research carried out in the Infancy and Youth Courts in Brasília, Brazil. The aim of the research was to evaluate the enforcement of the protective measures applied by the Judge to child and adolescent victims. The method included documentary analysis; telephone contact with the institutions responsible for carrying out the protective measures judicially applied; telephone contact with 25 police departments in Brasília. The results showed that sexual abuse occurs in the home and is perpetrated by close relatives. The main victims are girls between the ages of three and eight. It also showed that there is a disconnect in the actions taken by the agencies of the legal and protective system. The results showed that the effectiveness of the protective action depends on the establishment of a network that promotes connectedness and partnership between the legal and care organizations. It also represents a significant contribution to the construction of public policies focusing on prevention and intervention with regard to sexual abuse.
  • Para uma crítica da razão socioeducativa em entidades assistenciais Artigos

    Benelli, Silvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Resumo em Português:

    Buscou-se cartografar as instituições de assistência social que atendem à infância e à adolescência consideradas em "situação de risco pessoal e social", em um município do interior do estado de São Paulo, utilizando o instrumental da análise institucional. O papel de membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social facultou a realização de uma análise documental nos arquivos desses Conselhos, relativa às entidades assistenciais cadastradas, tais como organizações governamentais, organizações não-governamentais e outros estabelecimentos filantrópicos. Os resultados indicam que, no universo da Assistência Social, a constelação criança/adolescente orbita em torno do astro-rei "socioeducativo". Todas as atividades desenvolvidas nas entidades parecem recobertas por esse significantemestre, que conota dimensões pedagógicas e terapêuticas, educativas e corretivas, de vigilância e de prevenção, promovendo controle e normalização.

    Resumo em Inglês:

    We set out to map the social welfare institutions that care for children and adolescents considered to be at "social and personal risk" in a town in the state of São Paulo, using a set of institutional analysis tools. Our role as a member of the Municipal Council of Children's and Adolescents' Rights and of the Municipal Council for Social Welfare permitted an analysis to be carried out of the documents in the archives belonging to these councils, in respect of registered charities, such as governamental organization, non-governamental organization and other charitable institutions. The results indicate that, in the universe of Social Welfare, the "child/adolescent constellation" orbits around the "socio-educational" star-king. All activities in the entities seem to be covered by this "master signifier" that predicates dimensions that are pedagogical and therapeutic, educational and corrective, surveillance and prevention related, promoting control and standardization.
  • O brincar da criança com câncer no hospital: análise da produção científica Artigos

    Azevêdo, Adriano Valério dos Santos

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetivou analisar a produção científica nacional e internacional acerca do brincar da criança com câncer no hospital. Foram realizadas consultas em bases de dados eletrônicas e capítulos de livros, para selecionar os estudos publicados no período de 2000 a 2010. Verificou-se que os estudos empíricos utilizam o método qualitativo com delineamento transversal. Essas pesquisas apontam os efeitos positivos da implantação de projetos lúdicos, aí incluída a música. Os estudos relatam as vivências da criança no brincar e as possibilidades de enfrentamento da hospitalização, além de apresentarem a perspectiva dos acompanhantes e da equipe de saúde. Nesse sentido, tais pesquisas não só orientam a assistência à criança com câncer na área da psicologia pediátrica, mas também contribuem para o entendimento de aspectos específicos do brincar no hospital, relacionados à qualidade de vida e à humanização.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present article was to analyze national and international scientific production in respect of children with cancer at play in hospital. Queries of the electronic databases and chapters from books were performed in order to select studies published in the period between 2000 and 2010. It was ascertained that the empirical studies had used the qualitative method with a cross-sectional study. The research shows the positive effects of implementing ludic projects, the experiences of children at play and the ability to cope with hospitalization, contributions related to the application of music and the perspectives of companions and the team of health professionals. The benefits of the ludic resources highlighted in the scientific studies provide guidance in helping the child with cancer in the area of pediatric psychology and contribute to the understanding of specific aspects of play in the hospital related to the quality of life and humanization.
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