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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2013
  • Habilidades sociais na adolescência: psicopatologia e variáveis biosociodemográficas Articles

    Von Hohendorff, Jean; Couto, Maria Clara Pinheiro de Paula; Prati, Laíssa Eschiletti

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar relações entre habilidades sociais, indicativo de psicopatologia e variáveis biossociodemográficas em adolescentes. A amostra foi composta por 50 adolescentes de uma cidade do Rio Grande do Sul (30 meninas e 20 meninos, Midade=14 anos, DP=1,61) que frequentavam ou escola particular ou escola pública. Os participantes responderam a um questionário biossociodemográfico, o Inventário de habilidades sociais para Adolescentes de Del-Prette e, para avaliar sintomas de psicopatologia, o Self Report Questionnaire 20. Os resultados indicaram que não houve diferença na frequência das habilidades sociais investigadas quanto às variáveis sexo, idade, escola e indicativo de psicopatologia. Todavia, foi constatado que a intensidade da dificuldade em habilidades sociais está relacionada com o indicativo de psicopatologia apresentado pelos adolescentes. Esta relação foi moderada pelo tipo de escola. Assim, além do papel de variáveis biossociodemográficas, as características individuais (por exemplo, psicopatologia) devem ser consideradas em estudos sobre habilidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the relationship between social skills, psychopathology and sociodemographic characteristics among adolescents. Participants were 50 adolescents from Rio Grande do Sul, Brazil (30 girls and 20 boys, Mage=14 years, SD=1.61) who attended either a public or a private school. The participants answered a sociodemographic questionnaire, the social skills Inventory for Adolescents Del-Prette (frequency and difficulty) and, to assess symptoms of psychopathology, the Self Report Questionnaire 20. Results indicated that there were no differences in the frequency of the social skills investigated with regard to genders, age, type of school attended, and the indication of psychopathology. However, the difficulty score reported on the use of social skills was related with psychopathology. This relationship was further moderated by the type of school. Thus, sociodemographic variables and personal characteristics (such as psychopathology) must be considered in social skills studies.
  • Reconhecimento de expressões faciais em crianças, jovens e idosos Articles

    Leime, Jamila Leão; Rique Neto, Júlio; Alves, Simone Marin; Torro-Alves, Nelson

    Resumo em Português:

    Desenvolveu-se um estudo para avaliar o reconhecimento de expressões faciais em diferentes faixas etárias, com inclusão de grupos compostos por: 1) 21 crianças com idade média de 7,7 anos; 2) 19 adultos jovens com idade média de 20,1 anos; e 3) 9 idosos com idade média de 74,7 anos. Na situação de teste, foi solicitado aos participantes que identificassem expressões faciais de alegria, tristeza, medo e raiva em diferentes intensidades emocionais. Os resultados indicaram que os jovens apresentaram um melhor desempenho no reconhecimento de expressões faciais, quando comparados a crianças e idosos. Crianças apresentaram um desempenho similar aos idosos, apoiando a hipótese de que as capacidades de reconhecimento de expressões faciais aperfeiçoam-se na idade adulta e diminuem na velhice.

    Resumo em Inglês:

    The present study evaluated the recognition of facial expressions in different ages, using groups composed of: 1) 21 children with a mean age of 7.7 years; 2) 19 young adults with a mean age of 20.1 years; and 3) 9 elderly people with a mean age of 74.7 years. In the tests, participants were asked to identify facial expressions of happiness, sadness, fear and anger of different emotional intensities. The results indicated that the young adults performed better in recognizing facial expressions when compared to the children and elderly people. The children presented a performance similar to the elderly people, supporting the hypothesis that the ability to recognize facial expressions improves in adulthood and diminishes in old age.
  • Relação entre experiência e desempenho docente e aprendizagem de universitários Articles

    Borgobello, Ana; Peralta, Nadia Soledad; Roselli, Néstor Daniel

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi relacionar a experiência dos docentes com a apresentação dos conteúdos e a aprendizagem de estudantes no nível universitário. É de se esperar que professores com mais experiência educacional sejam adaptáveis a novos contextos e que não apenas ensinem conteúdos a serem avaliados posteriormente. Metodologicamente, o projeto teve esquema quase-experimental tipo pré-teste/pós-teste. Foram escolhidos três professores de Ciências Exatas: professor experiente, auxiliar com nível superior e auxiliar estudante. Um texto-fonte lhes foi entregue com os conteúdos que deveriam ser ensinados a dez estudantes. As características do ensino foram analisadas quanto ao ajuste das aulas ao texto-fonte e avaliadas por juízes externos à pesquisa e pelos próprios estudantes. A aprendizagem dos conceitos foi avaliada por um pós-teste e uma autoavaliação dos estudantes, ambos de múltipla escolha. Apresentaram-se diferenças nos aspectos analisados nas aulas estudadas. A análise realizada permite evidenciar diferenças nos papéis, possibilitando fortalecer, assim, aspetos diferentes das aprendizagens dos estudantes em futuras aulas que venham a ministrar.

    Resumo em Inglês:

    This experimental study approaches characteristics of three university teachers' classes with different levels of experience. According to the literature, experienced teachers more often than not are adaptable to different contexts. However, novice teachers are usually focused on specific class contents to be evaluated. Three teachers were selected, a Professor, and two Assistants (a university level one and an undergraduate). We gave them a source text to teach 10 students each one. After that, students' knowledge was evaluated with a post-test and a self-evaluation. The characteristics of the three classes were evaluated by external judges and the students themselves. Moreover, theme and sequential submission analyses following the source text were made. Results show differences in each of the analyzed aspects according to the literature.
  • Individualismo, trajetórias de vida e projetos de constituir família Articles

    Borges, Carolina de Campos; Magalhães, Andrea Seixas

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute resultados de uma pesquisa cujo propósito foi analisar os projetos de vida de indivíduos de diferentes gerações nas últimas décadas, atentando especialmente para o lugar que constituir uma família ocupa em seus planos. Foram analisados os discursos de 20 sujeitos de duas gerações, 10 homens e 10 mulheres. O estudo indicou que as intensas mudanças socioculturais contemporâneas levaram ao aprofundamento do individualismo nas relações e, consequentemente, à alteração nas formas de engajamento dos indivíduos na construção de suas trajetórias de vida. Vem ocorrendo, por um lado, a individualização e a despadronização das trajetórias de vida, associada à diminuição das assimetrias de gênero e ao questionamento de instituições; e, por outro lado, vem ocorrendo a desestruturação de um modelo de família baseado na estabilidade do casamento. Diante da instabilidade das relações amorosas, filhos passam a ter uma importância cada vez maior na estruturação da ideia de família.

    Resumo em Inglês:

    The present paper discusses the results of a research that had as its main purpose to analyze the life projects of individuals belonging to different generations within the last decades, with special emphasis on the role played by establishing a family in such projects. Speeches of 20 individuals (10 men and 10 women) from two generations were analyzed. The study pointed out that the profound contemporary sociocultural changes have led to increasing individualism in the relationships, and consequently have altered the way people engage in building their life courses. Two things have been occurring simultaneously. On the one hand, life courses are being individualized and previous standards are being broken, a phenomenon linked to the reduction of gender asymmetries and to the questioning of the institutions. On the other hand, the family model based on marital stability is being repelled. Due to the instability of love relationships, children are gaining importance in the structuring of the idea of a family.
  • A vida sexual da mulher com câncer de mama: significados atribuídos ao diagnóstico e suas repercussões na sexualidade Articles

    Cesnik, Vanessa Monteiro; Vieira, Elisabeth Meloni; Giami, Alain; Almeida, Ana Maria de; Santos, Daniela Barsotti; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O câncer de mama é a principal neoplasia que acomete as mulheres. Por afetar um símbolo corpóreo da feminilidade, produz alterações emocionais, que se somam às físicas e sociais. Este estudo teve por objetivo investigar a vida sexual da mulher com câncer de mama no primeiro ano após o procedimento cirúrgico, buscando-se demarcar os significados atribuídos ao diagnóstico e suas repercussões na sexualidade. Foram entrevistadas dez mulheres que participavam de um serviço de reabilitação. Além da entrevista individual realizou-se análise de prontuários. Da análise temática emergiram duas categorias, evidenciando o impacto tanto negativo como positivo do câncer na vida sexual. Essa variedade de significados encontrados mostra que não existe um padrão único de vivência sexual após o câncer. A maneira como cada mulher ressignifica o adoecimento contribui para que vivencie singularmente sua sexualidade. Conclui-se que é preciso incorporar questões de sexualidade nas intervenções oferecidas no contexto do cuidado a essas mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Breast cancer is the main neoplasm which affects women. It brings emotional problems in addition to physical and social problems due to affecting a bodily symbol of femininity. The aim of this study was to investigate the sexual life of women with breast cancer in the first year after the surgical procedure, seeking the meanings they attributed to the diagnosis and its repercussions on sexuality. Ten women who participated in a rehabilitation program were interviewed. In addition to the face to face interview their medical record were analyzed. Two categories emerged from the thematic analysis highlighting the negative and the positive impacts of this disease on the sexual life. This variety of meanings encountered shows that there no single pattern of sexual life after breast cancer. The way each woman reacts to the disease makes the way she experiences her sexuality unique. It follows that issues of sexuality must be incorporated in interventions offered in the context of care for these women.
  • Filhos com pais hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva Articles

    Lima, Fernanda de Azevedo; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida; Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares; Menezes, Walfrido Nunes de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo, na área da Psicologia Hospitalar, foi compreender a experiência de filhos que possuem a mãe ou o pai internado em uma Unidade de Terapia Intensiva. Participaram 10 filhos, de ambos os sexos, que responderam a uma Ficha Sociodemográfica e a uma Entrevista Semidirigida que foi submetida à Análise de Conteúdo. Nas entrevistas, constatou-se : sofrimento, medo e temor; preocupações quanto ao fato de o paciente ficar a maior parte do tempo sozinho, desconfiança quanto ao tratamento oferecido pela equipe de saúde ao paciente, perda da motivação de realizar suas rotinas, reestruturação positiva, tipo: crescimento pessoal, espiritual, profissional e satisfação em relação ao tratamento dispensado à família, pela equipe de saúde. Estes dados indicam as maiores necessidades dos filhos durante a internação de seus genitores na Unidade de Terapia Intensiva e podem subsidiar uma prática mais efetiva da equipe de saúde junto a essa população.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study, in the area of Hospital Psychology, was to comprehend the experience of sons and daughters whose mother or father was hospitalized in an Intensive Care Unit. Participants were 10 sons and daughters who responded to a socio-demographic questionnaire and a semi-structured interview, which were submitted to Content Analysis. The following were verified in the interviews: feelings of suffering and fear; concerns regarding the fact that the patient spends most of the time alone; lack of trust regarding the treatment offered by the healthcare team for the patient; lack of motivation to continue day by day routines; positive reappraisal such as personal, spiritual and professional growth, and satisfaction with the hospital team's care to the family. This data highlights the needs of these sons and daughters during their parent's hospitalization in an Intensive Care Unit and may support more effective care from the healthcare team for this population.
  • Tentativas de suicídio: uma análise de contingências Articles

    Figel, Flávia Caroline; Menegatti, Cláudia Lúcia; Pinheiro, Elke do Pilar Nemer

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi compreender, sob a ótica analítico-comportamental, os possíveis desencadeantes e as consequências para o próprio indivíduo de suas tentativas de suicídio, a partir dos relatos de pacientes que foram internados em um hospital psiquiátrico de Curitiba, Paraná, em decorrência da tentativa. Participaram deste estudo três pacientes que fizeram tentativa de suicídio em 2010. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, contendo questões acerca da tentativa, assim como de seus antecedentes e consequentes, além de dados sobre a história de vida a partir da análise funcional. Evidenciou-se a presença de fatores de risco para o suicídio, além de consequências reforçadoras para os indivíduos, como a atenção social, disponibilizada apenas após a realização das tentativas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand, from the perspective of behavioral analysis, the possible antecedents and consequences of a suicide attempt for the individual responsible, using reports from patients that were hospitalized in a psychiatric hospital located in Curitiba, Paraná, Brazil, due to their suicide attempts. Three patients that attempted suicide in 2010 took part in this study. Semi-structured interviews were performed, which included questions about the attempt, its antecedents and consequences, and the life history of the patient. Functional analysis showed the presence of risk factors for suicide, as well as reinforcing consequences for the individuals, such as social care only being available after the attempts.
  • Liderança em jovens: uma proposta para identificação e desenvolvimento da criatividade e superdotação Articles

    Pfeiffer, Steven I.; Wechsler, Solange Muglia

    Resumo em Português:

    O tema da liderança vem sendo debatido intensamente na literatura, principalmente no ambiente empresarial, governamental e militar. Entretanto, o conhecimento é bastante escasso entre os educadores e psicólogos sobre os indicadores da liderança, ou melhor, como a liderança se desenvolve entre os jovens, possíveis diferenças de sexo, e a relação da inteligência com a criatividade. Os autores apresentam um modelo para estimular a liderança criativa assim como uma escala para professores avaliarem superdotação a fim de atingir este objetivo. Como demonstrado, existem possibilidades de detectar a superdotação intelectual e criativa entre crianças e jovens e expectativas de superação de um nível básico de competência para atingir o de especialista ou esperto, em qualquer área, permitindo assim o aparecimento da liderança.

    Resumo em Inglês:

    There is a considerable amount of literature on leadership, particularly as it relates to organizations, government, and the military. However, educators and psychologists know considerably less about early precursors of leadership, how leadership develops in youth, possible gender differences, and the relationship of leadership, intelligence and creativity. A global consensus exists that leaders are needed and that we shouldn't delay the early development of leadership skills. The authors propose a model to enhance creative leadership and introduce a teacher-completed rating scale, the Gifted Rating Scales to help accomplish this. As demonstrated, there are possibilities to detect early creative and intellectual giftedness among children and youngsters in the classrooms and expectations to move from a basic level of competence to reach an elite or expert level in any field, facilitating the emergence of leadership.
  • Psicoterapia centrada na pessoa: um encontro consigo mesmo ou um embate com o outro? Articles

    Vieira, Emanuel Meireles; Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão

    Resumo em Português:

    O artigo discute a possibilidade do acolhimento da Alteridade no processo terapêutico da Abordagem Centrada na Pessoa. Tem-se como referência a ética de Emmanuel Lévinas, para quem a subjetividade seria constituída a partir da relação com o absolutamente outro. Questiona-se o processo de mudança terapêutica que visa uma maior integração da experiência pelo self. Em direção distinta, a partir de uma releitura de um caso clínico rogeriano, aponta-se a exterioridade da experiência como estranhamento que permite uma recriação de si. O relato analisado mostra a interioridade ser solapada pelo organismo que se coloca como um outro-de-si, crivo para as experiências. Conclui-se que a psicoterapia centrada na pessoa, além de um encontro consigo mesmo, parece apontar como um de seus efeitos o embate com o radicalmente diferente. Tal discussão alude a um reposicionamento político da Abordagem Centrada na Pessoa em sua lida com a diferença.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses the possibilities of host of alterity in the therapeutic process of the Person Centered Approach. The debate is based on the ethics of Emmanuel Levinas, for whom subjectivity would be formed from the relationship with the absolute other. The therapeutic change process that aims to further integrate the experience by the self is questioned. On the other hand, from a reading of a Rogerian clinical case, it is pointed out the externality of experience as an estrangement that allows one to recreate themselves. This research shows the interiority eroded by the organism that arises as other-of-self, sieve for the experience. It is conclude that the person-centered psychotherapy, beyond an encounter with oneself, seems to point as one of its purposes the clash with the radically different. Such discussion alludes to a political repositioning of the Person Centered Approach in its ways to deal with the difference.
  • Atualização do Complexo de Édipo na relação com o bebê: evidências a partir de um estudo de caso Artigos

    Ferrari, Andrea Gabriela; Piccinini, Cesar Augusto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    O complexo de Édipo é um conceito central para a psicanálise, pois alicerça a psicopatologia na medida em que desempenha um papel primordial na constituição psíquica do ser humano e na orientação do seu desejo. No caso da menina, Freud acentuou a importância do período pré-edípico; que funcionará como protótipo pelo qual serão estabelecidas as futuras relações, incluindo as relações com seus filhos. Buscou-se articular, pela descrição de um estudo de caso de uma primigesta, a atualização do complexo de Édipo desde a descoberta da gestação. As falas dessa mãe permitiram pensar no processo de falicização de um filho a partir da equação simbólica freudiana falo-bebê. Sugere-se que a suposição de um lugar fálico para o bebê ocorreu pelos movimentos transitivistas maternos a partir das decodificações daquilo que o bebê lhe dá a ver.

    Resumo em Inglês:

    The Oedipus Complex is a central concept in psychoanalytic theory, which is at the core of psychopathology, as it has a primary role in the human being's psychic constitution and in the direction of his desire. As far as girls are concerned, Freud stressed the importance of the preoedipal period which would be the prototype for future relationships, including mother-child relationships. Through a case study of a primiparous woman, we aim to illustrate the Oedipus Complex's actualization from when the pregnancy was discovered. This allowed us to think of the phallicization of a child through Freud's symbolic equation phallus-baby. We base our discussion on the supposition of a phallic place for the baby through transitivist maternal movements when the mother translates that which the baby allows her to see.
  • Psicologia da libertação: uma práxis crítica construtiva Articles

    Burton, Mark

    Resumo em Português:

    A psicologia crítica pode ser mais do que uma crítica que olha para dentro da própria disciplina? A psicologia da libertação surgiu na América Latina na década de 1980. É uma psicologia crítica que tem foco na ação, tomando partido das populações oprimidas do continente. O propositor desta abordagem, Ignacio Martín-Baró, exerceu a psicologia no contexto da guerra civil de El Salvador, sendo ele mesmo uma vítima da opressão do Estado. Desde então, as consequências do conflito social tem sido temas importantes da psicologia da libertação. Outras áreas de foco tem sido a psicologia social Comunitária, com ênfase no papel dos movimentos sociais, e nos comentários e críticas sociais e políticas. Apresentarei uma revisão do campo cobrindo alguns conceitos chaves (conscientização, desideologização, memória histórica, reconstrução da psicologia pela perspectiva do outro), sua abrangência geográfica (na América Latina e em outras regiões), sua organização (a emergência de redes e coletivos da psicologia da libertação) e alguns exemplos de trabalhos relevantes para a compreensão do campo do trauma social, tema deste simpósio.

    Resumo em Inglês:

    Can a critical psychology be more than an inward looking critique of the discipline itself? Liberation psychology emerged in Latin America in the 1980s. It is a critical psychology with an action focus, taking sides with the oppressed populations of the continent. The originator of the approach, Ignacio Martín-Baró practiced psychology in the context of the El Salvador an civil war, himself becoming a victim of State repression. The consequences of social conflict have since then been an important theme for liberation psychology. Other areas of emphasis have been community social psychology with an emphasis on the role of social movements and social and political commentary and critique. I will present a review of the field covering some key concepts (conscientisation, de-ideologization, historical memory, reconstruction of psychology from the perspective of the other), its geographical spread (in Latin America and other regions), its organization (the emergence of liberation psychology networks and collectives) and some examples of work that is relevant to social trauma, the theme of this symposium.
  • Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio Artigos

    Mendes, Marcelo Simões

    Resumo em Português:

    Neste artigo procurou-se refletir a respeito dos processos de inclusão e evasão escolar no Ensino Médio sob o enfoque de como a motivação pode se associar aos mesmos. Para este fim, foi realizada uma análise sobre as implicações que tais processos acarretam na vida dos estudantes, procurando-se perceber como a variável motivacional pode apresentar-se tanto como consequência do processo de inclusão como estar relacionada às causas da evasão por parte do aluno. Fica evidente a importância que o papel da motivação adquire no contexto escolar, o que vem a fomentar um campo de discussões cada vez mais abrangente e significativo na área de Psicologia da Educação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to reflect on the processes of inclusion and dropout among High School students from the standpoint of how motivation can bring them together. For this, an analysis of the implications that these processes entail in the lives of students was carried out, seeking to comprehend how the motivation variable can appear as a result of the inclusion process or can be related to the causes of the dropout of the student. It is evident how important the role of motivation is in the school context, which encourages a more comprehensive and meaningful field of discussion from the area of Educational Psychology.
  • Terapia cognitiva: aplicações de uma técnica para qualidade de vida e saúde Articles

    Kunzler, Lia Silvia; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo geral aplicar e avaliar uma técnica específica de terapia cognitiva - organizada em 12 sessões grupais e denominada Tomada de Decisão e Qualidade de Vida -, destinada a promover saúde e incrementar qualidade de vida. No total, participaram 18 servidores de uma instituição pública de ensino superior. Nas etapas de admissão e de encerramento, aplicaram-se : Questionário de Qualidade de Vida, Inventário Beck de Ansiedade e Inventário Beck de Depressão. Foram identificadas melhoras significativas nos domínios físico, psicológico, meio ambiente, geral e saúde, relacionados à qualidade de vida. Não se verificaram alterações significantes nos escores de ansiedade (p=0,26). Em contrapartida, os escores de depressão indicaram melhora (p=0,02). Os resultados sugerem que a técnica pode ser empregada para promover saúde e qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    In this study we implemented and assessed a specific cognitive therapy technique - Decision Making and Quality of Life, which is used to promote health and improve quality of life. Eighteen employees from a higher education institution participated in the study, which was organized into 12 group sessions. At the admission and concluding phases, we asked participants to complete the World Health Organization Quality of Life - Bref Questionnaire, the Beck Anxiety Inventory and the Beck Depression Inventory. Results showed significant improvement in five of the domains that measure quality of life: physical, psychological, environmental, general, and health. There were no significant changes (p=0.26) in anxiety scores. In contrast, the depression scores got significantly better (p=0.02). The results suggest that the proposed technique is conducive to health promotion and quality of life.
  • O profissional de saúde mental na reforma psiquiátrica Artigos

    Simões, Cristiane Helena Dias; Fernandes, Rafael Aiello; Aiello-Vaisberg, Tania Maria José

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é examinar criticamente produções da literatura científica sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira, publicadas entre 2003 e 2011, abordando estudos que focalizaram o trabalhador de saúde mental. A pesquisa organizou-se por meio de leitura sistemática e análise dos artigos, em termos de seus objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Foram encontrados 14 artigos, que se revelaram convergentes quanto aos resultados obtidos na medida em que concluem que os trabalhadores manifestam-se favorável e engajadamente em relação ao processo da reforma, ao mesmo tempo em que apontam problemas e desafios no cotidiano - sem superar, como seria esperado, visões conservadoras e reducionistas da doença mental. Por outro lado, considerada em seu conjunto, esta produção indica que o interesse pelo trabalhador não inclui valorização de sua experiência emocional, dimensão certamente mobilizada pela questão da loucura. Esta lacuna deve ser preenchida por pesquisas que incluam atenção aos aspectos emocionais e se traduzam em intervenções que auxiliem os trabalhadores a lidar bem com suas tarefas do cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to systematically and critically review scientific literature productions, published between 2003 and 2011, regarding the Brazilian Psychiatric Reform, including articles which focus on mental health professionals. This research was performed by means of systematically reading and analyzing the articles, considering their aims, methodology, results and conclusions. Fourteen articles were found. The results obtained in these studies converged, as they concluded that the workers were shown to be favorable and engaging in relation to the reform process. They also indicated problems and challenges in the quotidian, without overcoming, as expected, the conservative and reductionist views of mental disease. There is a gap that must be filled by further studies which include attention to emotional aspects that can be translated into interventions that help workers cope with their daily tasks.
  • Dispositivos institucionais filantrópicos e socioeducativos de atenção à infância na assistência social Artigos

    Benelli, Silvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Resumo em Português:

    Estudou-se a Assistência Social como instituição que faz dispositivos de produção de subjetividade na atenção à criança e ao adolescente. Para tanto, utilizaram-se algumas coordenadas analíticas conjunturais e estruturais para mapear modelos de atenção assistencial em confronto no campo da Assistência Social. Concluiu-se que haveria dois paradigmas contraditórios, no sentido dialético, organizando a Assistência Social: um seria o modo filantrópico, o outro o modo socioeducativo. Ao primeiro, que é hegemônico no campo, corresponderia uma entidade assistencial ainda organizada a partir de uma atenção filantrópica pautada em uma lógica menorista, articulada por um discurso criminalizante das classes populares, informalmente baseada na noção jurídica da situação irregular, que desenvolveria práticas assistenciais preventivas, repressivas, correcionais e moralizadoras. A construção do modo socioeducativo implica uma atenção socioeducativaque visa à promoção efetiva dos direitos das crianças e dos adolescentes, a partir da sua condição de sujeitos e de cidadãos, por meio de práticas institucionais democráticas, dialógicas, participativas, multiprofissionais e transdisciplinares, fundamentalmente emancipadoras.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated Social Care as an institution that creates mechanisms for the production of subjectivity in the care of children and adolescents. For this, we used some analytical coordinates, both conjectural and structural, models of care for mapping care in confrontation in the field of Social Care. It was concluded that there was two contradictory paradigms, in the dialectical sense, organizing social care, one being the philanthropic mode and the other the socioeducative mode. The first, which is hegemonic in the field, corresponds to a care entity still organized from philanthropic care and is guided by a minority age logic, articulated by a discourse of criminalizing the lower classes. It is informally based on the legal concept of irregular situations, which would develop preventive, repressive, correctional and moralizing care practices. The construction of a socioeducative mode implies socioeducative care that aims for an effective increase in the rights of children and adolescents, based on their status as subjects and citizens, through democratic, dialogic, participatory, multi-disciplinary and fundamentally emancipatory institutional practices.
  • Depressão: causas e tratamento Book Review

    Mascella, Vivian
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