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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 31, Número: 1, Publicado: 2014
  • Se não se conhece o temperamento da criança, não se conhece a criança Instruments And Process In Psychological Assessments

    Calluen, Carmelo; Oakland, Thomas

    Resumo em Português:

    O conhecimento atual geralmente caracteriza temperamento como traços de estilo relativamente estáveis que classificam tendências intrínsecas para agir e reagir de maneiras mais ou menos previsíveis à pessoas, eventos e outros estímulos. Entender as preferências de temperamentos infantis nos ajuda a entender as origens dos comportamentos das crianças bem como suas atitudes cotidianas em casa, na escola ou em outros lugares. O objetivo deste artigo é fornecer uma introdução ao temperamento infantil juntamente com um desejo de que esta informação estimule estudos futuros e aplicações no Brasil. O conceito de temperamento tem evoluído da perspectiva clássica (Hipócrates e Galeno) para a moderna (Jung e Myers e Briggs). Duas referências teóricas (Thomas e Chess assim como Oakland e colaboradores) nos fornece métodos um tanto populares para explicar constructos de temperamento apresentados por crianças e jovens. Este artigo é focado na abordagem de Oakland e seus colaboradores ao temperamento de crianças entre 8 e 17 anos que apresenta oito estilos básicos agrupados em quatro traços bipolares: extrovertido ou introvertido, prático ou imaginativo, raciocínio ou emoção, e organizado ou flexível. Descrições dos estilos de temperamento e suas características comportamentais em crianças estão incluídas. Os resultados de pesquisa transnacional abordando temperamento infantil também são discutidos.

    Resumo em Inglês:

    Current scholarship generally characterizes temperament as stylistic and relatively stable traits that subsume intrinsic tendencies to act and react in somewhat predictable ways to people, events, and other stimuli. An understanding of children's temperament preferences aids our understanding of the origins of behaviors as well as normal attitudes children display at home, school, and elsewhere. The purpose of this paper is to provide an introduction to children's temperament along with a desire that this information serve to stimulate further research and applications in Brazil. The concept of temperament has evolved from a classic (Hippocrates and Galen) to a modern (Jung and Myers and Briggs) perspective. Two theoretical orientations (Thomas and Chess as well as Oakland and colleagues) provide somewhat popular methods to explain temperament constructs displayed by children and youth. This paper focuses on Oakland and colleagues' approach to temperament in children ages 8-17 in terms of the eight basic styles that are grouped into four bipolar traits: extroverted or introverted, practical or imaginative, thinking or feeling, and organized or flexible styles. Descriptions of the temperament styles and their corresponding behavioral characteristics in children are included. Findings from cross-national research on children's temperaments also are discussed.
  • Habilidades sociais de adolescentes: validade convergente entre o IHSA-Del-Prette e a MESSY Instruments And Process In Psychological Assessments

    Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Teodoro, Maycoln; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga evidências de fidedignidade e de validade convergente entre o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters em dois grupos: o primeiro, constituído por 136 jovens de uma instituição pública (89 do sexo feminino e 47 do masculino, com idade entre 12 e 17 anos, 13,98 ± 1,24); o segundo, por 24 adolescentes participantes de um programa de medidas socioeducativas (idade entre 13 e 17 anos, 15,64 ± 1,18). Os resultados indicaram correlações baixas e moderadas entre algumas subescalas dos dois instrumentos, indicando evidências de validade convergente entre os escores do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a subescala de habilidades sociais/assertividade da Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters. Comparações entre os dois grupos mostraram que o segundo grupo apresenta menos dificuldade no fator Civilidade (Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes) do que os adolescentes de escola pública.

    Resumo em Inglês:

    This research investigates the evidence demonstrating the reliability and convergent validity between the Social Skills Inventory for Adolescents and the Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters in two groups: the first with 136 adolescents from a public school (89 females and 47 males, with ages ranging from 12 to 17 years, 13.98 ± 1.24 years); the second with 24 adolescents from a socio-educational program (ages ranging from 13 to 17 years, 15.64 ± 1.18 years). The results showed low and moderate correlations between some subscales of both instruments (Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters and Social Skills Inventory for Adolescents), evidencing convergent validity between the Social Skills Inventory for Adolescents scores and the social skills/assertiveness" subscale of the Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters. Comparisons between the groups indicated that the second sample had less difficulty in Civility (Social Skills Inventory for Adolescents) than the first sample (public school adolescents).
  • Precisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de risco Instruments And Process In Psychological Assessments

    Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida; Oliveira, France Matos de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi adotar, em condições clínicas, um ensino sistemático de leitura e escrita oferecido por um software em um adolescente com características de desempenho condizentes com dificuldades de aprendizagem a fim de que ele obtivesse desempenho preciso em ditado. No pré-teste, o aluno mostrou bom desempenho em relações que envolviam a seleção de palavras impressas diante da palavra ditada (96%) e diante da figura (88%), mas registrou baixa porcentagem de acertos em ditado com construção da resposta (52%) e manuscrito (24%). O ensino fortaleceu a seleção de palavra impressa mediante ditado e cópia da palavra impressa. O aluno obteve 100% de acertos no ensino; nos pós-testes de ditado, obteve 100% de acertos com construção da resposta e 96% de acertos em manuscrito. Os resultados indicam que o ensino criterioso da cópia pode favorecer a precisão no desempenho de responder a unidades mínimas em tarefas de ditado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to use systematic teaching in a clinical setting using software to teach reading and writing in one boy with learning difficulties and obtain accurate performance in dictation. In the pre-test, the student showed good performance in matching-to-sample tasks (96% in matching printed words to dictated words; 88% in matching pictures to dictated words), although he obtained a low percentage of correct answers in the dictation of constructed responses (52%) and manuscripts (24%). The teaching strengthened the selection of printed words matched to dictated words and copying words. The student obtained 100% correct answers in the teaching tasks. In post-tests of dictation, he obtained 100% correct answers in constructed response and 96% correct answers in manuscripts. The results indicate that carefully teaching copying may promote accuracy in the performance of responding to minimal units in dictation tasks.
  • Espiritualidade na formação acadêmica em psicologia no Rio Grande do Sul Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    Cavalheiro, Carla Maria Frezza; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Embora estudos científicos recentes comprovem correlação positiva entre espiritualidade e saúde, outros apontam a espiritualidade do psicólogo como menor que a da população em geral. Visando analisar a espiritualidade de acadêmicos de psicologia, foram investigados 1.064 estudantes (672 calouros e 392 formandos) de todas as universidades gaúchas com formandos em 2009. Foram aplicados questionário biossociodemográfico, questionário sobre valores e aspectos espirituais e religiosos, Escala de Bem-Estar Espiritual e Subescala de espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais do World Health Organization Quality of Life Group-100. Os resultados revelaram que formandos apresentam índices significativamente menores de Bem-Estar Espiritual (t = 3,769; p < 0,001). Eles também referem acreditar significativamente menos em Deus, força superior e/ou energia (χ² = 10,03; p < 0,001). Além disso, a importância da espiritualidade na clínica psicológica e no enfrentamento de situações cotidianas também é menor para os formandos (p < 0,001). Esses dados indicam que provavelmente o curso de psicologia contribua para o declínio da espiritualidade, o que revela a necessidade de reavaliação sobre como a espiritualidade está sendo abordada na graduação.

    Resumo em Inglês:

    Many studies discuss the positive correlation between spirituality and health and some highlight the fact that the psychologists' spirituality is significantly lower than that of the population. This study aimed to analyze the level of spirituality of 1,064 psychology students (672 freshmen and 392 senior students) from all universities in the State of Rio Grande do Sul. The instruments used included a sociodemographic questionnaire, a questionnaire covering spiritual and religious aspects and values, the Spiritual Well-Being Scale, and the Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs Sub-scale of the World Health Organization Quality of Life -100 instrument. The results revealed that the senior students had significantly lower levels of spiritual well-being (t = 3.769; p < 0.001). They believed in God, a superior being and/or energy, significantly less frequently than the freshmen (χ2 = 10.03; p < 0.001). Likewise, for the senior students the importance of spirituality in the psychological practice and in coping with day-to-day situations was always indicated as significantly lower than for the freshmen (p < 0.001). These data indicate that the undergraduation in psychology possibly contributes to a decline in spirituality among its students, highlighting the need to reassess how spirituality is being approached in the undergraduate psychology courses.
  • Estudo sobre universitários em crise: evasão e re-escolha profissional Psychology Of Teaching And Learning

    Lehman, Yvette Piha

    Resumo em Português:

    Busca-se, neste trabalho, identificar os determinantes que interferem no processo de re-escolha profissional e sua dinâmica, e tenta-se esboçar o modelo de atendimento específico para essa população. Tem-se observado um crescente número de universitários em crise com o curso superior escolhido, o que pode culminar em seu abandono. Esse é um fenômeno atual e requer atenção em relação à satisfação e à qualidade de vínculo que o aluno tem com a universidade. Foram analisados os casos de re-escolha triados e atendidos (individualmente ou em grupo) em um serviço de orientação profissional num período de cinco anos, totalizando 180 jovens de cursos bastante distintos. Analisando as causas de desistências pelos jovens, pode-se apontar a falta de elaboração num processo de escolha inicial como um dos fatores da desistência. Há necessidade de desenvolvimento de políticas públicas em orientação profissional, como também desenvolvimento de núcleos de atendimento aos alunos que abarque essa questão.

    Resumo em Inglês:

    This study attempts to identify the factors that affect the professional re-selection process and its dynamics. It also tries to create a specific assistance model to attend to the population in question. We have seen a growing number of university students who in crisis abandon the field of study they have chosen. This phenomenon requires close attention to the levels of student satisfaction and the quality of the link he has with the university. Over a five year period, 180 triaged re-selection cases, covering a wide spectrum of different courses, were analyzed and attended to (individually or in group) by a Vocational Counseling Service. Our analysis allowed us to detect the lack of elaboration in the initial selection process as one of the causes that lead students to abandon their courses. There is a clear need for public vocational counseling policies and for the creation of student service centers to deal with this phenomenon.
  • Aprendendo com o insucesso: um estudo de caso de aplicação da resolução criativa de problemas ao projeto educativo Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    Sousa, Fernando Cardoso de; Bica, José Manuel Brito Pires; Monteiro, Ileana Pardal

    Resumo em Português:

    O Projeto Educativo, como instrumento fundamental para a autonomia das escolas, em Portugal, deve aglutinar as principais expectativas da comunidade escolar, implicando rigor na metodologia de investigação, utilizada para sua elaboração, e na implementação da mudança requerida. O presente artigo relata a forma como foi possível obter esses aspectos, numa escola secundária, ao longo de mais de um ano, por meio do uso do método de Resolução Criativa de Problemas, que envolveu toda a comunidade escolar. Conforme o planeamento definido, a elaboração do Projeto Educativo seguiu os passos de um trabalho de investigação e resultou num documento estratégico e operacional, sujeito, posteriormente, a várias tentativas de implementação que, no entanto, tiveram apenas sucesso relativo. A discussão das condições necessárias para que o documento final possa servir de base à implementação das políticas e ações definidas, o que simplificaria todo o esquema de funcionamento escolar, sob um prisma de gestão efetiva das organizações, é aqui iniciada e sugerida para futuras investigações.

    Resumo em Inglês:

    The Educational Project in Portugal, as a fundamental instrument for school autonomy, must concentrate the main expectations of the school community, involving rigor in the research methodology used for its elaboration and in the implementation of the changes required. This article reports how these aspects were achieved in a high school, using the Creative Problem Solving method and involving the whole school community, over more than one year. According to the established planning, the preparation of the Educational Project followed the steps of a research project, resulting in a strategic and operational document, which was subsequently subjected to various implementation attempts. However, the success was only relative. The discussion of the conditions necessary for the final document to be the basis for the implementation of policies and actions, by simplifying the whole scheme of school functioning, from the perspective of the effective management of organizations, is initiated here and suggested for future investigations.
  • A influência dos amigos no consumo de drogas entre adolescentes Psicologia De Saúde

    Cardoso, Luciana Roberta Donola; Malbergier, André

    Resumo em Português:

    Objetivou-se avaliar a relação entre variáveis associadas aos amigos e o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas em 965 adolescentes de 50 escolas públicas de Jacareí e Diadema, São Paulo, Brasil. Foi utilizado o Drug Use Screening Inventory para a coleta de dados. Ter amigos que usam substâncias, que têm problemas com a lei, que roubaram/danificaram algo, que vendem drogas, que levam drogas a festas e que ficam entediados quando não bebem em festas aumentou progressivamente o risco de os adolescentes usarem álcool, tabaco e drogas ilícitas. Esse resultado mostra a importância de se avaliar o consumo dessas substâncias separadamente, já que o consumo concomitante de álcool e de tabaco parece ser mais grave do que o consumo isolado de um deles.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate the relationship between the variables associated with friends and alcohol, tobacco, and illicit drug use in 965 adolescents from 50 public schools in Jacarei and Diadema, São Paulo, Brazil. The Drug Use Screening Inventory was used for data collection. Having friends who use substances, who are in trouble with the law, who have stolen/damaged something, who sell drugs, who take drugs to parties, and who get bored when they do not drink at parties progressively increased the risk of adolescents using alcohol, tobacco, both of them, and illicit drugs. This result shows the importance of evaluating the consumption of these substances separately, as the consumption of alcohol and tobacco together seems to be more hazardous than consuming them individually.
  • Decisões em saúde no relacionamento entre o profissional e o paciente com transtorno alimentar Psicologia De Saúde

    Souza, Laura Vilela e; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O paciente diagnosticado com transtorno alimentar pode ser visto como alvo de orientação ou ser posicionado, junto ao profissional, como especialista na condução do tratamento. Buscou-se compreender, a partir das práticas discursivas de pessoas diagnosticadas com esses transtornos, como profissionais e pacientes constroem as decisões sobre o tratamento. Foram realizadas entrevistas com 12 pacientes de um serviço especializado na área, e quatro foram selecionadas para análise, que teve como fundamento o discurso construcionista social. A análise permitiu abordar os movimentos denunciativos das participantes com relação às decisões unilaterais tomadas por profissionais de saúde, e seu pleito por maior participação do paciente nas decisões do tratamento. Essas realidades relacionais foram discutidas a partir dos discursos sociais privilegiados nas práticas discursivas empreendidas no relacionamento profissional-paciente, da problematização da organização das políticas públicas em saúde em nosso país e do modo de funcionamento das instituições hospitalares.

    Resumo em Inglês:

    The patient diagnosed with an eating disorder can be seen as a target for guidance or can be positioned, together with the professional, as a specialist in the performance of the treatment. We sought to understand, from the discursive practices of people diagnosed with these disorders, how professionals and patients construct decisions about treatment. Interviews were conducted with 12 patients in a specialized service and four of these were selected for analysis, based on the social constructionist discourse. The analysis allowed us to investigate the denunciative movements of the participants regarding the unilateral decisions taken by the healthcare professionals, and their demand for greater patient participation in treatment decisions. These relational realities were discussed considering the social discourses privileged in the discursive practices undertaken in the physician-patient relationship, the structuring of public health policies in our country, and the functioning of hospitals.
  • Esquemas desadaptativos e sua relação com o transtorno de estresse pós-traumático: uma revisão sistemática Psicologia De Saúde

    Susin, Nathália; Carvalho, Clarissa Salle; Kristensen, Christian Haag

    Resumo em Português:

    Esquemas iniciais desadaptativos são elaborados ao longo da vida; embora duradouro e resistente à mudança, o esquema pode ser definido como uma rede de crenças estruturadas, inter-relacionadas, que norteiam o comportamento do indivíduo, podendo ser denominado de crença. Serve como modelo de processamento da informação para as vivências do indivíduo, fazendo da terapia um desafio. Este estudo visa investigar os principais esquemas/crenças disfuncionais e esquemas iniciais desadaptativos afetados no transtorno de estresse pós-traumático. Através de uma revisão sistemática em bases de dados eletrônicas entre os anos de 2000 e 2009, constatou-se uma associação entre o transtorno de estresse pós-traumático e esquemas/crenças disfuncionais; os esquemas mais afetados relacionam-se à visão de si, dos outros e do mundo. No que tange aos esquemas iniciais desadaptativos, os mais afetados são isolamento/alienação social e vergonha/defectividade. Esses resultados são clinicamente relevantes, pois é preciso considerar as distorções cognitivas subjacentes à sintomatologia pós-traumática.

    Resumo em Inglês:

    Early Maladaptive Schemas are developed throughout life, long term structures and resistant to change, on the other hand schemes can be defined as a network of structured and interrelated beliefs that guide individual's behavior, often called belief. Therapy becomes a challenge since schemas are used as information processing models for personal experiences. This study aims to investigate the main dysfunctional schemas/beliefs and Early Maladaptive Schemas affected in Posttraumatic Stress Disorder. A systematic review in electronic databases between the years 2000 and 2009 was conducted and showed an association between Posttraumatic Stress Disorder and dysfunctional schemas/beliefs, and the most affected are related to perception of self, others and the world. With respect to Early Maladaptive Schemas, the most affected are isolation/social alienation and shame/defective. These results are clinically relevant since it is necessary to consider the cognitive dysfunctions underlying posttraumatic symptomatology.
  • A comunicação entre o casal no contexto do cancro da mama Psicologia De Saúde

    Moreira, Helena; Canavarro, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    A comunicação entre o casal - a partilha de pensamentos, sentimentos e preocupações -, é fundamental para o bem-estar, individual e relacional, de cada elemento da díade conjugal. No contexto de uma doença como o cancro da mama, essa partilha adquire particular relevância, nomeadamente pelo seu importante papel no processamento cognitivo da experiência de cancro e, portanto, na adaptação bem-sucedida à doença. Contudo, a investigação não se tem centrado especificamente no estudo da comunicação em doentes com cancro da mama, nem tão pouco na sistematização e integração da informação existente. O presente estudo tem como objetivo rever criticamente a literatura sobre o tema, procurando integrar diversos resultados num todo que seja coerente e útil para quem investiga esta área ou trabalha com casais na situação descrita.

    Resumo em Inglês:

    Communication between the couple, i.e., the sharing of thoughts, feelings and concerns, is crucial for the individual and relational well-being of each element of the marital dyad. In the context of a disease such as breast cancer, this sharing is particularly relevant, especially because of its important role in the cognitive processing of the cancer experience and, therefore, the successful adaptation to the disease. However, research has not specifically focused on the study of communication in patients with breast cancer, or on the systematization and integration of existing information. The present study aimed to critically review the existing literature on this topic, and to integrate the various results into a whole that is coherent and useful for those who study this area and/or work with these couples.
  • Caracterização dos usuários do atendimento psicológico do Ambulatório de Saúde Mental de Birigui Psychological Treatment And Prevention

    Fajardo, Renato Salviato; Zavanelli, Adriana Cristina; Botasim, Eliene Ferreira; Barboza, Glaucia de Souza

    Resumo em Português:

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a fim de se aprimorarem os serviços de saúde mental, são necessários investimentos na produção de dados concretos sobre os serviços e os recursos existentes. Para cumprir essa orientação, é imprescindível uma atitude epidemiológica", de forma a não permitir que o trabalho se restrinja apenas à aplicação de técnicas, mas imponha uma postura de invenção permanente ao lidar com o sofrimento psíquico. Este estudo, que traça o perfil epidemiológico da população que utiliza o serviço de psicologia do Ambulatório de Saúde Mental de Birigui São Paulo, foi realizado através de coleta de dados dos prontuários dos pacientes em atendimento psicoterapêutico. Foram pesquisados: idade, gênero, queixa, realização e duração de tratamento psicológico anterior, período do atual tratamento psicológico, forma de encaminhamento ao ambulatório e tipo de tratamento. Segundo os dados, a população atendida foi predominantemente de adultos (82,8%) do gênero feminino (81,0%). O sintoma mais comum relatado foi o transtorno depressivo (61,1%), e a maioria (72,2%) estava em tratamento psicológico pela primeira vez. Os dados analisados nos permitem concluir que a caracterização dos pacientes auxilia no esboço de um perfil de usuários para orientar e propor atendimentos dos serviços de saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    To improve mental health services, the World Health Organization proposes an epidemiological approach" based on the constant screening of existing research, and aimed at continuous improvement of psychological treatment rather than strict application of prescribed techniques. This study provides an epidemiological survey conducted at the psychology ward of the municipal Ambulatório de Saúde Mental in Birigui, São Paulo, Brazil. Data from 180 patients in psychotherapeutic care were collected, and subsequent descriptive analysis showed that the population consisted predominantly of adults (82.8% of total) and females (81.0%). Depressive disorder was the most common symptom (61.1%), and the majority of the participants (72.2%) received psychological treatment for the first time. The data presented in this paper can assist mental health professionals in selecting appropriate treatment by creating a profile of patients.
  • Treino de relaxamento e respiração em pacientes com hipertensão e estresse Psychological Treatment And Prevention

    Chicayban, Livia de Matos; Malagris, Lucia Emmanoel Novaes

    Resumo em Português:

    Este estudo avaliou os efeitos do treino de relaxamento e respiração para hipertensos no índice, níveis, sintomas de stress e pressão arterial de hipertensos estressados. Participaram do estudo 19 pacientes de um programa de hipertensão e diabetes do Rio de Janeiro, utilizando-se como instrumentos o inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp, entrevista psicológica para hipertensos, protocolo e folha de registro semanal do treino de relaxamento e respiração para hipertensos e esfigmomanômetro. O grupo experimental submeteu-se ao treino de relaxamento e respiração para hipertensos em 13 sessões de 60 minutos e teve pressão arterial aferida antes e após cada sessão. O grupo-controle compareceu semanalmente para aferir pressão arterial. Verificou-se que o treino de relaxamento e respiração para hipertensos reduziu índice e sintomas de stress no grupo experimental, isoladamente, exceto na comparação com o grupo-controle; contudo, não reduziu níveis de pressão arterial do grupo experimental, comparado ao grupo-controle. Os resultados indicam que, além do treino de relaxamento e respiração para hipertensos, outras estratégias parecem necessárias para controle do stress e da hipertensão.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the effects of the relaxation and breathing training for hypertensive patients on the index, levels and symptoms of stress and blood pressure among hypertensive patients suffering from stress. Nineteen patients from a hypertension and diabetes program in Rio de Janeiro participated in the study that which used, as instruments, Lipp's inventory of stress symptoms for adults, the psychological interview for hypertensive patients, the relaxation and breathing training for hypertensive patients protocol, weekly registration form and blood pressure monitors. The experimental group received the relaxation and breathing training for hypertensive patients in 13 sessions of 60 minutes and had blood pressure monitored before and after each session. The control group had blood pressure monitored weekly. It was observed that the relaxation and breathing training for hypertensive patients reduced the stress index and symptoms in the experimental group in isolation, except when compared to the control group. However, it did not reduce the levels of blood pressure in the experimental group in comparison to the control group. The results report that, besides the relaxation and breathing training for hypertensive patients, other strategies are necessary to control stress and hypertension.
  • Psicoterapeuta: teoria e paciente Resenha

    Witter, Geraldina Porto
  • Geraldina Porto Witter 1934-2014

    Guzzo, Raquel Souza Lobo
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