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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 35, Número: 2, Publicado: 2018
  • Psicologia dos Deslocamentos e Migração Forçada: uma revisão sistemática da literatura científica Thematic Section: Migration And Refuge

    SILVA, Jonas CARVALHO e; BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro

    Resumo em Português:

    Resumo Os deslocamentos forçados são uma área temática investigada em contextos culturais e sociais específicos. Esta revisão sistemática da literatura teve por objetivo identificar, descrever e analisar as pesquisas em Psicologia sobre os Deslocamentos e Migrações Forçadas publicadas no período de 2006 à 2016. Foram selecionadas as bases de dados PsycINFO, Lilacs e SciELO, conforme os critérios Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes, 2009. O conteúdo e a metodologia foram avaliados pelo Critical appraisal Skill Programme. Trinte e quatro dos 491 artigos obtidos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram categorizados em uma matriz que sumariza as principais questões e metodologias das pesquisas. Ela também apresenta os autores, perguntas, unidades de análise, teorias dominantes e hipóteses. À guisa de conclusão a matriz possibilitou compreender os aspectos gerais das pesquisas existentes em Psicologia e apontou tendências interdisciplinares nos estudos sobre esse fenômeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Forced displacement is a research field in specific social and cultural contexts. This systematic review aims to identify, describe and analyze the research in Psychology of Forced Displacement and Migration published between 2006 and 2016. The databases selected were PsycINFO, Lilacs and SciELO following the criteria of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, 2009. Content and methodology were assessed by Critical Appraisal Skill Programme. A total of 34 out of 491 articles fulfilled the eligibility criteria and were categorized in a framework that summarizes the main research questions and methodologies, including authors, research questions, units of analysis, dominant theories, and hypotheses. In conclusion, the framework helped to comprehend the general aspects of the existing research and pointed out interdisciplinary tendencies in the studies on this phenomenon.
  • O papel da rede de apoio a mães refugiadas Thematic Section: Migration And Refuge

    ACHING, Michele Carmona; GRANATO, Tania Mara Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos recentes sobre a transição para a maternidade sugerem que a rede de apoio tem papel central na experiência materna e no desenvolvimento da relação mãe-bebê. Mulheres sem companheiro ou com dificuldades econômicas, bem como membros de minoria étnica ou recém-migrantes são algumas das condições que se sobrepõem às demandas da maternidade, criando um quadro de múltiplas vulnerabilidades. Este trabalho aborda a experiência materna de duas mulheres recentemente refugiadas no Brasil, a partir de sessões psicoterapêuticas na clínica winnicottiana transcultural oferecida em uma instituição de acolhimento a gestantes e mães. Observou-se que a solidão e o desamparo desafiam as competências maternas, enquanto a resiliência e o acolhimento adequado permitem a construção de uma rede de apoio que favorece a maternidade suficientemente boa. Nessa perspectiva, o profissional pode facilitar ou impedir que práticas maternas se orientem pelo referencial cultural de origem, enquanto a mãe se integra à cultura do país de acolhida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recent studies on the transition to motherhood suggest that a support network plays a central role in maternal experience and in the development of the mother-infant relationship. Being a woman without a partner, having economic difficulties, belonging to an ethnic minority or being a recent migrant are some of the conditions that overlap with the demands of maternity and create multiple vulnerabilities. This article analyzes the maternal experience of two recent refugee women in Brazil. The analysis is based on psychotherapeutic sessions at a Winnicottian transcultural clinic offered at a host institution for pregnant women and mothers. We describe how loneliness and helplessness challenge maternal skills, while resilience and adequate shelter facilitate the construction of a support network that favors good motherhood. In our view, the professional can help ensure that maternal practices are guided by the cultural reference of origin as the mother integrates into the culture of the host country.
  • A clínica transcultural: cuidando da parentalidade no exílio Seção Temática: Migração E Refúgio

    BORGES, Thames Waléria; PEIRANO, Cigala; MORO, Marie Rose

    Resumo em Português:

    Resumo As famílias desenraizadas podem se perder nos caminhos traçados pelo exílio. Fatores genéticos, culturais e ambientais podem afetar o equilíbrio psíquico desses migrantes, principalmente quando confrontados a doenças ou sofrimentos inexplicáveis em seus filhos. A migração e o desenraizamento podem implicar perdas das raízes ligadas às tradições, deixando as famílias desprovidas de suas bagagens interpretativas e explicativas, necessárias à realização de leituras culturais dos sofrimentos psíquicos e físicos de seus filhos, sobretudo quando estes são considerados especiais. Este artigo propõe uma reflexão sobre tais questões, a partir de um estudo de caso, resultante da experiência da primeira autora em uma clínica interdisciplinar, como exige o enquadre transcultural, que se faz variável e complementar, respeitando a diversidade cultural. Observam-se, ainda, os discursos etiológicos construídos sobre esses sofrimentos psíquicos, que invadem o desenvolvimento da criança e o equilíbrio familiar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Uprooted families can get lost in the ways of exile. Genetic, cultural and environmental factors can affect the psychic balance of these migrants, especially when faced with unexplained illness or suffering in their children. Migration and uprooting may involve loss of roots linked to traditions, leaving families deprived of their interpretive and explanatory baggage, which are necessary for the cultural readings of their child’s psychic and physical suffering, sometimes considered as special. We propose a reflection on these issues, based on a case study, resulting from the experience of the first author with an interdisciplinary clinic, as required by the transcultural framework, which becomes variable and complementary, respecting cultural diversity. We also observe the etiological discourses constructed on these psychic sufferings that invade the development of the child and the family balance.
  • Propriedades psicométricas de uma escala para medir o lado escuro da personalidade Psychological Assessment

    SALESSI, Solana; OMAR, Alicia

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo apresenta as características psicométricas da Dark Triad Scale para o contexto da Argentina. Dois estudos sucessivos foram realizados. Participaram do primeiro estudo trezentas e dezesseis pessoas, com uma idade média de 34,48 anos (DP = 10,57). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de três fatores com adequada consistência interna (Maquiavelismo: α = 0,92; narcisismo: α = 0,91, e psicopatia: α = 0,89). Do segundo estudo participaram duzentas e setenta e cinco pessoas, com uma idade média de 32 anos (DP = 8,10). A análise fatorial confirmatória confirmou a adequação da estrutura trifatorial. Os três fatores resultantes apresentaram Confiabilidade Composta Satisfatória (maior que 0,70) e indicadores adequados de validade convergente-discriminante (AVE maior que 0,50). A invariância dos parâmetros da escala foi demonstrada por meio do sexo. Os resultados indicam que a versão argentina da Dark Triad Scale mede o lado escuro da personalidade com validade e confiabilidade adequadas, tanto em homens quanto em mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The psychometric characteristics of the Dark Triad Scale in an Argentinian context are presented. Two successive studies were carried out. Three hundred sixteen people, with an average age of 34.48 years (SD = 10.57), participated in Study 1. An exploratory factor analysis indicated a three-factor structure with suitable internal consistency (Machiavellianism: α = 0.92; narcissism: α = 0.91, and psychopathy: α = 0.89). Two hundred seventy-five people, with an average age of 32 years (SD = 8.10), participated in Study 2. A confirmatory factor analysis corroborated the three-factor structure. The three factors reached Satisfactory Composite Reliability (greater than 0.70) and adequate Convergent-Discriminant Validity (Average Variance Extrated greater than 0.50). The invariance of the scale’s parameters was demonstrated by sex. The results indicate that the Argentinian version of the Dark Triad Scale measures the dark side of personality with appropriate validity and reliability, both in men and women.
  • Adaptação e propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes Avaliação Psicológica

    OHNO, Priscilla Moreira; FROESELER, Mariana Verdolin Guilherme; TEODORO, Maycoln Leôni Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa é constituída por três estudos que investigaram as propriedades psicométricas da adaptação para o português da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças, instrumento de autorrelato que avalia componentes da vulnerabilidade cognitiva para a depressão em jovens. Crianças e Adolescentes (n = 596; 9 a 16 anos) completaram a escala e outros instrumentos de avaliação de cognições e sintomas depressivos. Foram encontrados bons índices de consistência interna para o instrumento, e correlações moderadas a fracas entre a escala no teste-reteste (n = 225; intervalo médio de 8,3 meses) e os demais instrumentos. Análises fatoriais exploratórias (n = 218) e confirmatórias (n = 378) evidenciaram a estrutura trifatorial. Os resultados apontam a Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças como uma medida adequada de atitudes disfuncionais em jovens.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Three studies investigated the psychometric properties of the adaptation to Portuguese of the Dysfunctional Attitude Scale for Children, a self-report instrument that assesses components of cognitive vulnerability to depression in young people. Children and adolescents (n = 596; 9 to 16 years) completed the scale and other cognitions assessment tools and depressive symptoms. There were found good internal consistency indices for the instrument, and moderate to week correlations between the Disfunctional Attitude Scale of Children in the test-retest reliability (n = 225; mean interval of 8.3 months) and with the other instruments. Exploratory (n = 218) and confirmatory (n = 378) factor analysis showed a three factor structure. The results indicate that Dysfunctional Attitude Scale for Children is a suitable measurement of dysfunctional attitudes in young people.
  • O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar Psicologia Educacional

    FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho

    Resumo em Português:

    Resumo Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology offer courses for vocational training from secondary school to post graduation. And they also offer teacher training courses. In this context, the transformations on the vocational training, the students’ opportunities to choose different trajectories in their training and the academic community’s engagement in the educational process became subjects of the School Psychology. This study –a qualitative one– analyze school psychologists’ performance at a specific Federal Institute. The results revealed that the research participants have a generalist background in Psychology and graduate studies in Psychology and Education. It can be concluded that, because of such background, the participants performance was generally focused on support to the teaching and learning processes. On the other hand, some reports showed the participants intention to propose actions related, to some extent, to the Critical School Psychology approach.
  • Avaliação da dependência de Internet e qualidade de vida em adolescentes Brasileiros de escolas públicas e particulares Health Psychology

    CRUZ, Fernanda Alves Davidoff; SCATENA, Adriana; ANDRADE, André Luiz Monezi; MICHELI, Denise de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho avaliou o perfil de estudantes em relação ao padrão de uso de Internet e qualidade de vida, tomando como sujeitos de pesquisa alunos do ensino médio (N = 254, Midade = 15,1, DP = 1,3) de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Dependência em Internet e o Pediatric Quality of Life Inventory. Aproximadamente 70% dos estudantes apresentaram dependência média de Internet. Estudantes de escola pública apresentaram maiores níveis de dependência grave em relação aos da escola particular (p < 0,001). Em relação à qualidade de vida, estudantes da escola particular apresentaram melhores indicadores no aspecto social (p < 0,01), enquanto aqueles da escola pública apresentaram melhores indicadores no aspecto escolar (p < 0,05). Os dados indicaram uma forte associação entre dependência de Internet e menores indicadores de qualidade de vida, conforme observado em estudos de outros países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluated the profile of public and private high school students (N = 254, Mage = 15.1, SD = 1.3) in the city of São Paulo in relation to their Internet use patterns and quality of life. We used the Internet Addiction Test and the Pediatric Quality of Life Inventory. About 70% of the students had moderate Internet addiction. Those students from public school showed higher scores of Internet addiction (p < 0.001) than students from private schools. Regarding the quality of life, those from private school showed better scores regarding academic performance (p < 0.01) and worse scores in social aspect (p < 0.05). The data showed a strong association between Internet addiction and poor levels of quality of life, as observed in studies from other countries.
  • Julgamentos distributivos em contextos cooperativos de produção Health Psychology

    CABRAL, Guilherme Ribeiro Eulalio; SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; ROAZZI, Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo investigar julgamentos distributivos em situações hipotéticas envolvendo atividades produtivas. Os participantes deveriam dividir os bolinhos produzidos entre dois personagens, um dos quais identificado como o próprio participante. Foram analisados três fatores. (1) modo de produção: cooperativo com ajuda de uma pessoa ou sozinho, usando os meios de produção de outro; (2) finalidade da produção. venda ou piquenique; e (3) perspectiva do participante. dar os bolinhos para o outro ou pegar para si. Também foram medidas a facilidade e a confiança em cada julgamento. A amostra foi composta de 156 estudantes universitários. Os resultados indicaram que os três fatores influenciaram o julgamento distributivo dos participantes, sendo o modo de produção o mais relevante. Esses resultados foram discutidos à luz de pesquisas recentes sobre o comportamento cooperativo e os mecanismos cognitivos que influenciam o processo de tomada de decisão em questões envolvendo a justiça distributiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the present study was to investigate distributive judgments in hypothetical situations involving productive activities. The participants should divide produced cupcakes between two story characters. One of the characters was the participant him/herself. Three factors were analyzed: (1) mode of production: cooperative with the help of one person or alone using someone else’s means of production; (2) purpose of production: sale or picnic; and (3) participants’ perspective: give the cupcakes to or take from the other character. Their confidence on each judgment and how easily they made their judgments were other aspects analyzed. The sample consisted of 156 university students. The results showed that the three factors influenced the participants’ distributive judgment, and mode of production had the most significant influence. These results were discussed based on recent research on cooperative behavior and cognitive mechanisms that affect the decision-making process in situations involving distributive justice.
  • Jogos eletrônicos e funções executivas de universitários Psicologia Da Saúde

    RAMOS, Daniela Karine; FRONZA, Fernanda Cerveira Abuana Osório; CARDOSO, Fernando Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Os jogos eletrônicos, impulsionados pelo largo uso de tecnologias digitais interativas, popularizaram-se entre os jovens, que os incorporam em suas rotinas de vida. Os universitários das licenciaturas de universidades brasileiras, cuja maioria é de jovens, foram questionados sobre a frequência de uso dessas tecnologias interativas, na tentativa de se estabelecerem associações entre o uso de jogos eletrônicos e as funções executivas relacionadas à atenção e à capacidade de resolução de problemas. Essas funções foram avaliadas pelos participantes a partir de comportamentos descritos, tomados como indicativos relacionados à atenção e à resolução de problemas. A amostra foi composta por 620 universitários de 15 a 61 anos (143 homens e 457 mulheres) de sete Estados brasileiros, que responderam a um questionário online. Os resultados apontaram uma associação entre a frequência do uso dos jogos eletrônicos e a atenção, especialmente em relação à habilidade dos participantes em conseguirem fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e, também, ao fato de priorizarem a precisão em vez da rapidez. A partir disso, infere-se que os jogos eletrônicos constituem uma experiência interativa e imersiva que pode influenciar o desempenho e o exercício de várias habilidades cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Electronic games, were driven by the widespread use of interactive digital technologies, wich became popular among young people who incorporate it into their daily lives. The Brazilian’s university students, whose the majority is young, were asked about the use frequency their use of video games and these interactive technologies in an attempt to establish associations between the use of electronic games and the executive functions related to attention and problem-solving ability. These functions are evaluated by participants trough behaviors described that can be as indicators related to attention and problem solving. The sample was composed by 620 students from 15-61 years (143 men and 457 women) from seven Brazilian states who answered an online questionnaire. The results point to an association between the frequency of the use of electronic games and attention, especially related to the ability to do more than one task at the same time and the fact that they priorize the accuracy rather than speed. From this, it is inferred to conclude that electronic games are constituted as an interactive and immersive experience that can influence the performance of various cognitive abilities in this population.
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