Acessibilidade / Reportar erro

Conservação da biodiversidade e o papel das formigas (Hymenoptera: Formicidae) em agroecossistemas

Biodiversity conservation and the role of ants (Hymenoptera: Formicidae) in agroecosystems

Resumo

No mundo todo o alerta sobre a perda da biodiversidade tem preocupado muito. Globalmente, 13 milhões de hectares de terra são convertidos em agroecossistemas, principalmente de áreas com florestas. No passado muito dos esforços conservacionistas estavam focados nas áreas preservadas. O fato é que a maioria dos ecossistemas terrestres é um agroecossistema. Uma das principais questões é saber que parte da biodiversidade funciona ou poderia funcionar de modo específico para promover a sustentabilidade dos sistemas no futuro. As formigas são organismos freqüentemente citados como importantes para a conservação e úteis como indicadores biológicos. Formigas podem agir como agentes de controle biológico em agroecossistemas e reduzir populações de pragas indesejáveis. A influência das colônias de formigas sobre o ambiente pode ser aumentada pelas suas atividades de forrageamento com possíveis impactos sobre o solo e vegetação. A agricultura convencional tem um impacto negativo sobre a diversidade de formigas, enquanto sistemas agrícolas tradicionais freqüentemente são melhores em conservar a biodiversidade. Um dos principais desafios do milênio será o de tentar conciliar o uso sustentável da biodiversidade com benefícios sócio-econômicos para as populações humanas.

Palavras-chaves
Fauna do solo; Controle Biológico; Ecologia de Insetos; Agroecologia; Convenção sobre Diversidade Biológica; Mata Atlântica.

Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br