Acessibilidade / Reportar erro

Marcha e funcionalidade após artroplastia unilateral e bilateral de quadril

Resumo

Introdução:

A Artroplastia Total de Quadril (ATQ) é um procedimento cirúrgico utilizado para minimizar sintomas gerados por patologias ortopédicas, como a osteoartrite. Ressalta-se que não há concordância se os parâmetros da marcha são restaurados após a cirurgia.

Objetivo:

Comparar os parâmetros espaço-temporais e funcionalidade da marcha entre indivíduos submetidos a ATQ unilateral ou bilateral, em relação aos controles saudáveis.

Método:

Estudo transversal com 23 sujeitos, oito submetidos à ATQ bilateral (BG), oito submetidos a ATQ unilateral (UG) e sete indivíduos saudáveis(GC). Para a análise da marcha, foi utilizado o teste de velocidade de marcha de 10 metros, com os sujeitos caminhando em suas velocidades de Marcha Habitual (HS) e Máxima (MS). As variáveis de interesse incluíram velocidade média, número de passos, duração do teste, cadência e Variabilidade Temporal Entre os Passos (ISTV). A funcionalidade foi avaliada pelo Harris Hip Score e o questionário WOMAC. Foram realizadas comparações entre os três grupos.

Resultados:

Na condição do HS, a velocidade média da marcha foi significativamente menor no grupo BG quando comparado ao GC. Da mesma forma, durante a condição de MS, o GB apresentou menor velocidade de marcha em relação ao GC. Durante a marcha MS, o BG teve um desempenho significativamente pior em relação ao ISTV em comparação tanto com o UG quanto com o GC. Os resultados de funcionalidade mostraram que tanto o BG como o UG tiveram pontuação significativamente pior que o GC.

Conclusão:

A funcionalidade do quadril e a mecânica da marcha estão prejudicadas mesmo após vários anos de cirurgia em indivíduos submetidos à ATQ.

Palavras-chave:
Artroplastia; Quadril; Adulto; Análise da Marcha

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br