Acessibilidade / Reportar erro

Sistema biomédico para avaliação da função respiratória de pacientes hemiparéticos por acidente vascular encefálico

Resumo

Introdução:

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é um distúrbio neurológico que ocupa o segundo lugar entre os eventos que causam os maiores índices de mortalidade mundialmente, ocasionando diversas disfunções respiratórias, evidenciadas pela redução da força muscular respiratória e presença de desequilíbrios musculares que afetam diretamente a mecânica pulmonar desses pacientes.

Objetivo:

Avaliar as possíveis propriedades métricas do Sistema Biomédico, I blue It (IBI).

Método:

O estudo foi realizado com 25 participantes voluntários de ambos os sexos hemiparéticos por AVE, sendo realizado para a mensuração respiratória: Manovacuômetro, Peak Flow e o IBI.

Resultados:

Moderadas a fortes correlações foram observadas entre o IBI e as medidas no Peak Flow e Manovacuômetro, sendo tais medidas menores que os valores preditos.

Conclusão:

Os resultados encontrados nesta pesquisa sugerem que o IBI possui potencial validade de mensuração da função respiratória, e é sensível as variações de fluxo aéreo e a capacidade de gerar pressões máximas respiratórias, portanto sendo importante recurso de prescrição de intensidade e controle da progressão em reabilitação respiratória.

Palavras-chave:
Jogos de Vídeo; Testes de Função Respiratória; Hemiparesia; Acidente Vascular Cerebral

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br