Acessibilidade / Reportar erro

Posição Canguru: efeitos imediatos nas variáveis fisiológicas do recém-nascido pré-termo e baixo peso

Resumo

Introdução:

O Método Mãe Canguru apresenta grande importância na atualidade como uma alternativa ao cuidado neonatal que proporciona uma melhor qualidade na assistência, priorizando a humanização no atendimento do recém-nascido pré-termo e de baixo peso.

Objetivo:

Analisar os efeitos fisiológicos da posição canguru em recém-nascidos criticamente enfermos.

Métodos:

Ensaio clínico aberto com intervenções paralelas, no qual foram incluídos recém-nascidos pré-termo, com até 28 dias de vida, de baixo peso ou muito baixo peso ao nascer (peso mínimo de 1.250 gramas), de ambos os sexos, com estabilidade clínica e nutrição enteral. Para avaliar e quantificar o grau de desconforto respiratório foi utilizado o escore de Silverman-Anderson. A frequência cardíaca e a saturação periférica de oxigênio foram coletadas por meio do sensor de oximetria de pulso. A frequência respiratória foi avaliada através da ausculta durante um minuto. Os recém-nascidos foram submetidos à intervenção com a posição canguru em um único momento durante 90 minutos.

Resultados:

Participaram do estudo 30 recém-nascidos, sendo 56,7% do sexo feminino. Ao comparar as variáveis antes e após a posição canguru, por meio do teste de Wilcoxon, foi observada redução estatisticamente significativa nas variáveis frequência respiratória (p = 0,02) e escore de Silverman-Anderson (p < 0,01). As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas: frequência cardíaca (p = 0,21), saturação periférica de oxigênio (p = 0,26) e temperatura axilar (p = 0,12).

Conclusão:

Houve diminuição da frequência respiratória e do escore de Silverman-Anderson após a realização da posição canguru, além da manutenção da saturação periférica de oxigênio, da temperatura axilar e da frequência cardíaca.

Palavras-chave:
Método Mãe-Canguru; Prematuro; Recém-nascido de Baixo Peso; Sinais Vitais; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br