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Alterações posturais e dor no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental

Resumo

Alterações posturais e dor na coluna das crianças e adolescentes em idade escolar são influenciadas pela permanente posição sentada incorreta, uso inadequado do mobiliário e peso da mochila. O objetivo foi verificar as alterações posturais e dor no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental. Estudo transversal, com abordagem descritiva e analítica, cujos sujeitos foram 83 estudantes de 8 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Paulo Sarasate, Ceará, de março a junho/2008. No exame físico, utilizou-se ficha de avaliação baseada na Reeducação Postural Global, pelo método Souchard, com as variáveis: comprometimento da cadeia anterior, posterior, superior do ombro e dor e, no desempenho acadêmico, questionário semiestruturado com as variáveis: comportamento, assiduidade e rendimento. Os dados foram armazenados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Na análise descritiva, usaram-se as frequências absolutas e relativas, e na análise inferencial, os testes: Mann-Whitney, para verificar a existência de diferenças significativas de alterações nos grupos A e B, ao nível de significância de 5%, e o teste estatístico "F", para comparar as alterações posturais e dor, nas três séries. Resultados: Percebeu-se que a maioria dos alunos apresentou alterações posturais, tais como anteriorização da cabeça, ombros enrolados, hipercifose dorsal e dor, cuja prevalência ocorreu na cadeia anterior. Essas alterações nos dois grupos foram estatisticamente significantes apenas naqueles com desempenho acadêmico de comportamento e rendimento satisfatórios da 5ª série. Concluiu-se que não ocorreu associação entre as alterações posturais e desempenho escolar, porém, este foi afetado pela dor.

Palavras-chave:
Coluna Vertebral; Postura; Dor Lombar; Adolescentes; Estudantes.

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