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Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no aprendizado motor: uma revisão sistemática

Introdução

A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido usada para modificar a excitabilidade cortical e promover o aprendizado motor.

Objetivo

Revisar sistematicamente os dados publicados para investigar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o aprendizado motor em indivíduos saudáveis.

Métodos

Foram incluídos estudos randomizados ou quase randomizados que avaliaram os efeitos da ETCC sobre o aprendizado motor. O risco de viés foi avaliado por meio da ferramenta Cochrane Collaboration. As seguintes bases de dados eletrônicas foram utilizadas: PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL, sem restrição de idioma.

Resultados

Foram encontrados 160 estudos. Depois de ler o título e o resumo, 17 deles foram selecionados, mas apenas 4 foram incluídos. Todos os estudos envolveram adultos saudáveis e destros e avaliaram o aprendizado motor por meio do Jebsen Taylor Test ou do Serial Finger Tapping Task (SFTT). Quase todos os estudos foram randomizados e todos foram cegos para os participantes. Alguns estudos apresentaram diferenças no protocolo do SFTT.

Conclusão

O resultado é insuficiente para tirar conclusões se a ETCC influencia o aprendizado motor. Além disso, houve uma significativa heterogeneidade dos parâmetros de estimulação utilizados nos estudos. Futuras pesquisas são necessárias para investigar quais são os parâmetros mais importantes para a melhoria do aprendizado motor e medir se os efeitos são duradouros ou limitados ao longo do tempo.

Estimulação elétrica; Aprendizado; Plasticidade neuronal


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