Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da via de parto e paridades sobre a ocorrência de incontinência urinária no período gestacional

Introdução

A incontinência urinária (IU) é uma patologia comum entre as mulheres. No período gestacional, é ainda mais prevalente, acometendo entre 20% e 67% das gestantes.

Objetivo

Avaliar a relação entre via de parto e paridade na ocorrência de incontinência urinária no período gestacional.

Metodologia

Foram selecionadas 80 (oitenta) gestantes e puérperas atendidas no Hospital da Mulher, em Campo Grande, MS, no período compreendido entre setembro e outubro de 2011, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. O protocolo de avaliação constituiu-se de um questionário contendo dados referentes a história clínica da paciente, complicações ginecológicas, informações uroginecológicas e obstétricas.

Resultados

A comparação entre as médias dos valores observados em relação à IU foram realizadas pelo teste Mann-Whitney para amostras independentes e correlações entre a incontinência urinária e as demais variáveis foram realizadas pelo teste de correlação linear de Spearman. O grupo de mulheres estudadas consistiu-se de 40 primíparas (50%) e 40 multíparas (50%). Não se mostraram significativas as relações entre paridade e IU (r = 0,04; p = 0,7), paridade e IUE (r = -0,81; p = 0,5) e paridade e UI (r = 0,14; p = 0,19). Também não se obteve significância de correlação entre parto vaginal e presença de incontinência urinária em primíparas (r = 0,08; p = 0,61) e multíparas (r = -0,05; p = 0,76), assim como quando correlacionado o parto cesariano com a incontinência urinária em primíparas (r = -0,08; p = 0,61) e multíparas (r = -0,10; p = 0,5).

Conclusão

A paridade e a via de parto não estiveram relacionadas de forma significativa com a ocorrência de incontinência urinária no período gestacional.

Incontinência urinária; Gestação; Paridade; Parto obstétrico


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br