Acessibilidade / Reportar erro

Terapia Intensiva Neuromotora melhora as habilidades motoras da criança com Síndrome de Cornélia de Lange: relato de caso

Resumo

Introdução:

A síndrome de Cornelia de Lange (SCL) é uma síndrome genética rara. Crianças com SCL geralmente necessitam de fisioterapia, porém a eficácia da intervenção fisioterapêutica nessa população é escassa na literatura científica.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi relatar o efeito da Terapia Neuromotora Intensiva (TNMI) sobre a função motora grossa e participação de uma criança com SCL usando o modelo de Classificação Internacional de Funcionalidades, Incapacidades e Saúde (CIF).

Método:

Uma criança brasileira com SCL foi acompanhada durante sete meses, enquanto submetida a três módulos de TNMI.

Resultados:

A criança demonstrou uma evolução da função motora grossa com ganhos de 11,28% no primeiro módulo, 9,22% no segundo módulo e 10,29% no terceiro módulo do TNMI.

Conclusão:

a TNMI resultou em melhorias na função motora grossa e participação durante as atividades diárias em uma criança com SCL. São necessários mais estudos de coortes para investigar a eficácia do TNMI em crianças com SCL.

Palavras-chave:
Síndrome de Cornélia de Lange; Fisioterapia; Habilidade Motora

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br