Acessibilidade / Reportar erro

Equilíbrio estático, dinâmico e desempenho funcional em indivíduos com e sem fasciíte plantar

Resumo

Introdução:

A fasciíte plantar (FP) caracteriza-se por uma degeneração não inflamatória e dor na parte inferior do calcanhar, sendo uma das queixas mais comuns na região do pé. As compensações e as adaptações para diminuir o desconforto da doença é um achado clínico e atua como um fator que pode contribuir para o comprometimento no equilíbrio e no desempenho funcional.

Objetivo:

comparar os equilíbrios estático, dinâmico e o desempenho funcional entre indivíduos com e sem a FP.

Métodos:

participaram da pesquisa 124 voluntários distribuídos em dois grupos: grupo fasciíte plantar bilateral (GFP; n = 62) e grupo controle (GC; n = 62) de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 60 anos. Os desfechos analisados foram o equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico por meio dos testes funcionais e o desempenho funcional por um questionário. Os resultados foram analisados utilizando o teste t de Student de amostras independentes para comparar as variáveis entre os grupos. O erro alfa considerado foi p < 0,05.

Resultados:

Indivíduos com FP apresentaram maior comprometimento durante o teste de equilíbrio dinâmico total (p < 0,001), exceto no movimento póstero-medial esquerdo (p = 0,19). O GC apresentou melhor desempenho funcional (p < 0,001) e não houve diferença entre os grupos para a variável equilíbrio estático nas superfícies estável (p = 0,160) e instável (p = 0,085).

Conclusão:

Indivíduos com FP obtiveram menores alcances no SEBT total, apresentando déficit de equilíbrio dinâmico e comprometimento no desempenho funcional quando comparados com os participantes saudáveis.

Palavras-chave:
Fasciíte Plantar; Equilíbrio; Pé; Funcionalidade

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br