Acessibilidade / Reportar erro

Riscos biomecânicos posturais em trabalhadores de enfermagem

Introdução

No ambiente hospitalar, há a necessidade do envolvimento de diversos tipos de profissionais em turnos de trabalho contínuos em condições de trabalho muitas vezes insatisfatórias.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores de riscos biomecânicos para os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Material e métodos

Tratou-se de um estudo transversal, exploratório, quantitativo e descritivo, e a análise envolveu 15 trabalhadores, em 3 situações de trabalho. Aplicou-se um questionário contendo informações pessoais e dados gerais sobre o ambiente de trabalho. Para avaliação foi utilizado o protocolo REBA, aplicado após filmagens dos indivíduos em suas atividades. Os resultados foram apresentados de forma descritiva.

Resultados

Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a jornada de trabalho é superior à normalidade, considerando-se frequência semanal e tempo diário de trabalho. O protocolo REBA mostra que as posições adotadas são de alto risco para o desenvolvimento das DORTs, nas 9 atividades avaliadas.

Conclusão

As atividades de enfermagem foram consideradas com alto índice de estresse físico aos trabalhadores envolvidos.

Ergonomia; Saúde ocupacional; Enfermagem


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br