Acessibilidade / Reportar erro

Os efeitos de diferentes posições corporais na função pulmonar em adultos saudáveis

Resumo

Introdução:

A prova de função pulmonar, ou espirometria, é um teste validado e reconhecido mundialmente que contribui para o diagnóstico, estadiamento e acompanhamento longitudinal das doenças pulmonares. O exame é mais frequentemente realizado na posição sentada na prática clínica; portanto, não há valores previstos para seu desempenho em outras posições, como em decúbitos diferentes.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da posição nos resultados dos testes de função pulmonar em adultos saudáveis.

Métodos:

Quarenta e dois adultos saudáveis de ambos os sexos, divididos nos grupos masculino (GM) e feminino (GF), receberam questionários respiratórios. Posteriormente, realizou-se o teste de função pulmonar para avaliar os parâmetros ventilatórios de capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e relação VEF1/CVF nas posições sentada (S), decúbito dorsal (DD), decúbito lateral direito (DLD) e decúbito lateral esquerdo (DLE). A comparação dos dados paramétricos foi realizada por meio de análise de variância unidirecional seguida do pós-teste de Tukey. As correlações entre as variáveis da posição S com as demais posições foram avaliadas por meio do teste de Pearson.

Resultados:

A média e o erro padrão dos valores de CVF do MG nas posições DD (4,3 ± 0,7/L), DLD (4,1 ± 0,6/L) e DLE (4,1 ± 0,6/L) foram menores quando comparados com S (5,05 ± 0,6 L). Houve forte correlação positiva entre os valores de CVF, VEF1 e VEF1/CVF na posição S em relação às demais posições analisadas em ambos os grupos.

Conclusão:

O posicionamento corporal alterou os parâmetros do teste de função pulmonar em adultos saudáveis.

Palavras-chave:
Ventilação pulmonar; Testes de função respiratória; Espirometria

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br