Acessibilidade / Reportar erro

A intervenção bimanual estimula as habilidades em bebês com assimetria

Resumo

Introdução:

A paralisia cerebral e a lesão do plexo braquial podem causar assimetria no uso dos membros superiores (MS). Esta condição requer tratamento precoce para reduzir o impacto na vida do indivíduo, portanto várias intervenções têm sido propostas com o objetivo final de aumentar sua independência funcional. A terapia de movimento induzido por restrição (CIMT) e a terapia intensiva bimanual de mão-braço (HABIT) têm sido amplamente eficazes para aumentar a função da mão.

Objetivo:

Investigar os efeitos de um protocolo de intervenção beseado nos fundamentos teóricos da CIMT e do HABIT, na estimulação da função manual em bebês com assimetria de MS.

Métodos:

Cinco crianças (6-24 meses) participaram do estudo. Para avaliar a função motora dos lactentes foram utilizados o Pediatric Motor Activity Log (PMAL) e a Avaliação de Função Manual (AMIGO); o Pediatric Disability Assessment Inventory (PEDI) foi aplicado aos cuidadores, a fim de avaliar sua percepção da participação funcional do lactente nas tarefas diárias. Todas as avaliações ocorreram antes, imediatamente após a intervenção e após quatro meses para registro de acompanhamento. Os dados foram analisados descritivamente pelo método de Jacobson-Truax.

Resultados:

Os resultados entre avaliação e reavaliação demonstraram evolução em todos os aspectos estudados. Na sessão de autocuidado do PEDI, a média de 38,6 (±8,4) foi para 44,2 (±7,4); PEDI - Mobilidade: de 28,8 (±20,3) a 36,28 (±21,7); PEDI - Função Social: de 40,1 (±10,2) a 42,3 (±8,9). Os resultados de quantidade e qualidade do PMAL-R evidenciam um significado clínico altamente positivo em todos os bebês.

Conclusão:

A aplicação do protocolo de intervenção de restrição modificado resultou em alterações confiáveis e clinicamente significativas em todos os casos.

Palavras-chave:
Bebês; Eficácia clínica; Extremidade superior

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br