Acessibilidade / Reportar erro

Exercícios dos músculos do assoalho pélvico associados ou não à eletroestimulação e incontinência urinária em pós-prostatectomizados: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução:

A incontinência urinária (IU) pós-prostatectomia é uma complicação de difícil tratamento e que causa um profundo impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo. Entre os tratamentos clínicos da IU pós-prostatectomia destacam-se as técnicas comportamentais e as técnicas fisioterapêuticas, como os exercícios, a eletroestimulação e o biofeedback para os músculos do assoalho pélvico (MAPs).

Objetivo:

Verificar a eficácia dos exercícios MAPs associados ou não à eletroestimulação para a diminuição da IU em pós-prostatectomizados.

Métodos:

Foram incluídos somente experimentos controlados randomizados (ECRs) que utilizaram como tratamento os exercícios dos MAPs e/ou a eletroestimulação. Realizou-se uma busca em agosto de 2013, nas bases de dados MEDLINE, SciELO, PEDro e BVS, por ECRs publicados entre os anos de 1999 e 2013, e foram utilizadas como descritores contidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) as palavras-título: incontinência urinária, diafragma pélvico, prostatectomia, exercícios do assoalho pélvico, eletroestimulação e estimulação elétrica. Foram utilizadas como descritores contidos no Medical Subject Headings (MeSH) as palavras-título: electrical stimulation, pelvic floor, urinary incontinence, prostatectomy, physiotherapy e exercise therapy.

Resultados:

Dos 59 ECRs recuperados, 26 foram excluídos por serem duplicados, 28 foram excluídos por não obterem o escore mínimo de 5,0 na Escala PEDro, restando 5 ECRs.

Conclusão:

Os exercícios dos MAPs podem ser eficazes no tratamento da IU após a prostatectomia radical, principalmente se iniciados cedo. A associação da eletroestimulação aos exercícios dos MAPs parece não potencializar a continência urinária. Contudo, os estudos selecionados apresentaram algumas fraquezas metodológicas que podem ter comprometido suas validades internas..

Palavras-chave:
Incontinência Urinária; Eletroestimulação; Assoalho Pélvico; Câncer de Próstata

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br