Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da percepção de pilotos de acrobacias sobre sua atividade de voo

Introdução

Uma análise ergonômica completa deve envolver os trabalhadores nos processos de identificação e eliminação dos riscos para o alcance de melhorias em suas condições de saúde, vida e trabalho.

Objetivo

Avaliar a percepção de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) sobre seu trabalho.

Materiais e métodos

Estudo qualitativo, transversal e de caráter descritivo. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada para todos os pilotos do EDA, com gravação e posterior transcrição das respostas, que foram categorizadas segundo o método proposto por Bardin.

Resultados

A idade média foi de 34 ± 4 anos e o tempo no EDA, 24 ± 21 meses. A categorização das respostas demonstrou que o calor foi o fator externo mais citado como fonte de desconforto, seguido da força Gz. Quanto à sobrecarga física, a maior frequência de queixas foi no membro superior direito e durante o voo. O movimento relatado como o que mais sobrecarregava o corpo durante o voo foi o giro lateral do manche. A comunicação entre os membros do grupo durante o trabalho (tanto administrativo quanto em voo) foi percebida pela maioria como sendo aberta e direta.

Conclusão

A percepção dos pilotos permitiu uma visão ampla de suas condições de trabalho, direcionando as avaliações específicas futuras (entre elas, a biomecânica) e as intervenções que assegurem o ganho e a manutenção da saúde deles. Este estudo abre caminho para um maior conhecimento e uma consequente assistência mais adequada dos militares da Força Aérea Brasileira.

Saúde do trabalhador; Ergonomia; Militares


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br