Acessibilidade / Reportar erro

Respostas cardiovasculares agudas a uma sessão de drenagem linfática manual

Introdução

A Drenagem Linfática Manual (DLM) tem por objetivo criar diferenciais de pressão para promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, objetivando a sua recolocação na corrente sanguínea, podendo, dessa forma, atuar nas variáveis responsáveis pela determinação da pressão arterial (PA).

Objetivo

Investigar o comportamento das variáveis hemodinâmicas, como PA e Frequência Cardíaca (FC), durante e imediatamente após uma sessão de DLM.

Materiais e métodos

23 voluntárias jovens e saudáveis com idade média de 22 ± 2,97 anos (18-29), foram submetidas a uma sessão de DLM e avaliação da PA Sistólica, da PA Diastólica e da FC após 10 minutos de repouso inicial, no fim da realização do protocolo em DD, em DV e após 15 minutos de repouso final.

Resultados

Não foram encontradas alterações na PA Sistólica e na PA Diastólica antes, durante e imediatamente após a sessão de DLM (p = 0,57; p = 0,20, respectivamente); por outro lado, verificou-se aumento da FC após o repouso final de 15 minutos, quando comparado com a FC após a DLM em DD (72 ± 1,9 vs. 76 ± 1,9; p = 0,002), porém sem relevância clínica.

Conclusão

Durante uma sessão de DLM em mulheres jovens saudáveis, não ocorrem alterações hemodinâmicas importantes, demonstrando que essa técnica é segura do ponto de vista cardiovascular.

Drenagem; Pressão arterial; Frequência cardíaca


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br