Acessibilidade / Reportar erro

Implementação de ações fisioterapêuticas na prevenção de complicações do diabetes na Estratégia de Saúde da Família

Introdução

Na Estratégia da Saúde da Família (ESF) o tratamento do Diabetes Mellitus (DM) inclui estratégias de educação e modificação do estilo de vida. Os fisioterapeutas vêm desenvolvendo papel fundamental nesse novo cenário de saúde.

Objetivos

Implementar ações de avaliação e orientações para pacientes com DM tipo 2, quanto ao pé diabético e à prática regular de exercícios físicos no controle e na prevenção de complicações do DM, os quais frequentam uma Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Métodos

Foram avaliados 17 indivíduos de uma ESF, com os seguintes procedimentos: verificação de parâmetros clínicos e antropométricos, inspeção, questionário sobre neuropatia diabética, teste da sensibilidade tátil e vibratória, função muscular, amplitude de movimento, análise funcional, questionamentos sobre realização de exercícios, orientações sobre sua prática no controle glicêmico e orientações quanto aos cuidados com os pés.

Resultados

Foram encontradas deformidades, pele ressecada, calos, desidratação, ulceração, rachaduras e unhas quebradiças. A investigação sobre neuropatia periférica não indicou sua presença; a sensibilidade tátil estava alterada principalmente na região do calcanhar e a sensibilidade vibratória estava ausente em 5% dos indivíduos. Verificou-se diminuição na funcionalidade em movimentos de tornozelo. Dos participantes, 76% eram sedentários e 24% conheciam os benefícios da prática regular de exercícios físicos; 25% dos indivíduos passaram por avaliação médica antes de realizar exercício físico, que era supervisionado por profissional habilitado em 25% dos casos.

Discussão

A implementação de ações fisioterapêuticas nos diabéticos de uma EFS foi importante para destacar a presença de fatores de risco para complicações do diabetes.

Conclusões

Os indivíduos da ESF necessitam de mais informações e programas para a prevenção de complicações do DM e apresentam alterações predisponentes a amputações e outras complicações.

Fisioterapia; Diabetes Mellitus; Saúde da família; Pé diabético; Neuropatias diabéticas


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br