Acessibilidade / Reportar erro

Benefícios da fisioterapia intradialítica na qualidade de vida, dor, edema e função respiratória de doentes renais crônicos

Resumo

Introdução:

Pacientes com doença renal crônica sofrem declínio na qualidade de vida e função respiratória, por diversos motivos ligados à afecção.

Objetivo:

Verificar a influência da fisioterapia intradialítica sobre a qualidade de vida e a função respiratória em pacientes renais crônicos.

Métodos:

A amostra foi não probabilística e composta por 51 indivíduos, de ambos os sexos, com idade estabelecida entre 30 e 60 anos. Utilizaram-se o WHOQOL-Bref, uma ficha de avaliação, o Manovacuômetro e o Pico de fluxo expiratório forçado máximo (Peak Flow) para detectar o impacto da intervenção fisioterapêutica antes e após um protocolo de oito semanas de tratamento.

Resultados:

Houve diferença na comparação da QV geral antes e depois (p =0,006) da intervenção, assim como na melhora da PImáx (p = 0,001), da PEmáx (p = 0,000), do pico de fluxo expiratório forçado máximo (p = 0,017) e da EVA de dor (p = 0,006). Também houve melhora do edema (p = 0,013) e das câimbras (p = 0,000).

Conclusão:

Ficam explícitos os benefícios da fisioterapia intradialítica na melhora da QV e a função respiratória de doentes renais crônicos.

Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise; Qualidade de Vida; Fisioterapia; Testes de Função Pulmonar

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br