Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da efetividade do preparo pulmonar ambulatorial no período pré-operatório de cirurgia do esôfago

Resumo

Introdução:

O treinamento muscular inspiratório (TMI), realizado no pré-operatório, pode minimizar a ocorrência de complicações após esofagectomia.

Objetivo:

Avaliar os efeitos do TMI realizado no pré-operatório da cirurgia do esôfago através da força muscular respiratória (PImáx e PEmáx), da função pulmonar (VEF1, CFV, VEF1/CVF) e da capacidade funcional através do teste de caminhada de 6 minutos (TC6’).

Métodos:

22 pacientes foram randomizados em: Grupo Controle (GC; n = 10) e Grupo Intervenção (GI; n = 12). Somente o GI realizou TMI por no mínimo 2 semanas. As avaliações foram realizadas no pré e pós-operatório.

Resultados:

Houve aumento da PImáx no GI na 2° PRÉ (p = 0,014), enquanto no GC não houve alteração. Na avaliação do 1°PO os dois grupos apresentaram redução das pressões respiratórias máximas, porém a redução foi mais acentuada no GI (p < 0,05). Na alta hospitalar ocorreu recuperação parcial das variáveis avaliadas em ambos os grupos e no 30°PO ocorreu recuperação plena em relação aos valores iniciais. Em relação ao TC6’ houve um aumento da distância percorrida no GI, mas não foi significante (p = 0,166). Não houve diferença na ocorrência de CP entre os grupos.

Conclusão:

O TMI realizado em nosso estudo melhorou a força muscular inspiratória, mas não influenciou a função pulmonar e a capacidade funcional pós-operatória de pacientes submetidos a esofagectomia.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Terapia respiratória; Teste de Caminhada; Esofagectomia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br