Acessibilidade / Reportar erro

Métodos observacionais para avaliar riscos biomecânicos em trabalhadores: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução:

Dentre os métodos de mensuração dos fatores de risco biomecânicos disponíveis na literatura, os métodos observacionais apresentam maior aplicabilidade na prática ocupacional.

Objetivo:

Localizar métodos observacionais - utilizados em trabalhadores brasileiros, identificar e avaliar seus procedimentos de tradução/adaptação transcultural e testes de propriedades de medida.

Métodos:

Foram utilizadas três estratégias de busca nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL, LILACS e SCIELO. Após análise de títulos e resumos, os artigos potenciais foram lidos na integra para serem incluídos, e posterior extração dos dados da tradução, adaptação transcultural e propriedades de medida dos métodos observacionais.

Resultados:

Encontrados 5349 estudos em potencial e 29 incluídos. Os métodos utilizados em trabalhadores brasileiros foram: AET, NIOSH, OCRA, OWAS, QEC, RARME, REBA e RULA. O QEC e o REBA apresentaram todas as etapas de tradução e adaptação positivas. O OCRA apresentou tradução, síntese das traduções e comitê de revisão duvidosos. As propriedades de medida do QEC apresentaram confiabilidade negativa, consistência interna duvidosa, concordância positiva. O REBA apresentou confiabilidade e concordância negativa. O RARME apresentou confiabilidade positiva e validade de construto negativa.

Conclusão:

A maioria dos métodos utilizados em trabalhadores brasileiros não efetuaram os procedimentos de tradução, adaptação transcultural e teste de propriedades de medida, ressaltando a necessidade de realizar esses procedimentos antes de utilizá-los.

Palavras-chave:
Ergonomia; Saúde do Trabalhador; Fisioterapia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br