Acessibilidade / Reportar erro

Uso de bandagens funcionais em pacientes com acidente vascular cerebral

Introdução

A bandagem funcional tem sido utilizada na prática fisioterapêutica com objetivo de minimizar inabilidades e favorecer a melhora funcional. Entretanto, ainda há uma escassez de pesquisas referentes ao uso desses dispositivos em pacientes com sequelas neurológicas, especialmente aquelas decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Objetivo

Relatar a evolução motora de pacientes com sequelas de AVC que utilizaram bandagens funcionais associadas ao tratamento fisioterapêutico convencional.

Materiais e métodos

A amplitude de movimento (ADM), força muscular, espasticidade da musculatura flexora e extensora de punho e cotovelo e funcionalidade do membro superior de cinco pacientes foram avaliadas no início do tratamento e após 20 sessões de fisioterapia convencional associada ao uso de bandagens funcionais.

Resultados

Houve aumento na ADM e na força muscular dos pacientes, e redução na espasticidade flexora do punho e cotovelo. Por outro lado, os escores de funcionalidade mantiveram valores semelhantes antes e após o tratamento, embora os pacientes tenham relatado maior qualidade na realização das atividades.

Conclusão

Os participantes desta pesquisa tiveram boa evolução nos aspectos estudados, assim, a bandagem funcional associada à fisioterapia convencional parece ter contribuído na reabilitação desses pacientes. Outros estudos são necessários a fim de promover evidência científica sobre a eficácia das bandagens funcionais no tratamento de pacientes com sequelas de AVC.

Bandagens; Reabilitação; Acidente Vascular Cerebral


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br