Resumo
Introdução
O desenvolvimento infantil é uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem desenvolvimento têm se mostrado um procedimento eficiente para identificar precocemente desvios desenvolvimentais.
Objetivo:
Analisar o perfil do neurodesenvolvimento, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, de crianças de pré-escolas dos Distritos Administrativos de Belém e mapear os distritos e os percentuais de desenvolvimento avaliado como "normal" e "suspeita de atraso".
Métodos:
Estudo transversal e de caráter descritivo exploratório. Foi aplicado com os pais das crianças um questionário para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares, e instrumento para medição do nível de pobreza familiar.
Resultados:
Das 319 crianças avaliadas, a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7% e da área da linguagem foi de 59,2%. A variável denominada Nível de Pobreza Familiar apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de desenvolvimento global (p = 0,011) e da linguagem (p = 0,003).
Conclusão:
Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para gerar repercussões sobre a melhoria das condições de saúde das crianças e suas famílias, reduzindo os fatores de riscos aos quais elas estão expostas.
Palavras-chave:
Criança; Desenvolvimento Infantil; Pobreza