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Avaliação das habilidades funcionais de crianças com Síndrome de Down

Resumo

Introdução:

A Síndrome de Down (SD) é uma anomalia cromossômica caracterizada pelo retardo mental de grau variável e constitui uma das aberrações cromossômicas mais comumente encontradas, apresentando, assim, atraso motor caracterizado por hipotonia muscular, déficit de equilíbrio, coordenação motora e alterações na marcha.

Objetivo:

Avaliar as habilidades funcionais de crianças com SD através do Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI).

Materiais e métodos:

20 crianças de ambos os sexos, sendo 10 com desenvolvimento motor normal (grupo controle) e 10 portadoras de Síndrome de Down. As habilidades funcionais foram avaliadas através do PEDI (parte I: habilidades funcionais, parte II e III: assistência do cuidador e modificação do ambiente) por meio de entrevista com os cuidadores.

Resultados:

Foram observadas diferenças significativas na Parte I, correspondente a habilidades funcionais nas áreas de autocuidado (p = 0,0007), mobilidade (p = 0,0007) e função social (p = 0,0002), bem como na parte II, referente a assistência do cuidador, nas áreas de autocuidado e mobilidade com p <0,0001 e p= 0,001. Já a parte III demonstrou maior frequência de modificações do ambiente relacionadas ao Grupo Down.

Conclusão:

O grupo de Síndrome de Down possui desempenho funcional menor tanto nas habilidades funcionais quanto na área de assistência ao cuidador quando comparado ao Grupo Controle. Contudo, é visível que através deste questionário são fornecidos subsídios para realizar um tratamento de estimulação precoce, conseguindo assim, realizar suas habilidades diárias com a menor ajuda possível de seus cuidadores.

Palavras-chave:
Síndrome de Down; Habilidade; Avaliação.

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