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Prevalência de alterações posturais em escolares de Ensino Fundamental de Vila Velha (ES)

Introdução

A postura do ser humano apresenta uma série de mudanças no decorrer do crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência. Além disso, durante essas fases, os indivíduos estão sujeitos a comportamentos de risco para a coluna, principalmente aqueles relacionados à utilização de mochilas e à postura sentada.

Objetivo

A finalidade desse trabalho foi verificar a prevalência de alterações posturais em escolares da UMEF Vila Olímpica, Vila Velha, Espírito Santo.

Métodos

Foram avaliados 513 escolares na posição ortostática, em vista anterior, posterior e perfil, no qual foram analisadas as seguintes estruturas: cabeça, ombro, colunas cervical, torácica e lombar, pelve e membros inferiores.

Resultados

Os resultados apresentaram uma grande prevalência de desvios posturais: cabeça rodada ou inclinada, elevação do ombro e da pelve, joelho valgo ou varo, além de cabeça em prostração, alterações da coluna torácica, ombros anteriorizados, pelve em anteroversão, joelhos em semiflexão ou hiperextensão, e pés cavos ou planos.

Conclusão

Os resultados sugerem que há uma alta prevalência de alterações posturais em escolares na rede de ensino do município, o que poderia ser identificado através de políticas públicas de saúde, como o Programa Saúde na Escola (PSE) do governo federal.

Alterações Posturais; Escolares; Fisioterapia


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