Acessibilidade / Reportar erro

Análise das disciplinas dos programas de pós-graduação em reabilitação no Brasil

Resumo

Introdução:

Devido ao crescimento no número de programas de pós-graduação em ciências da reabilitação e no número de mestres e doutores, ocorreu aumento significativo da produção e da qualidade de estudos publicados. Apesar disso, há grande produção em determinadas áreas de conhecimento e escassez de produção em outras, o que ocasiona a necessidade de retratar o panorama geral da formação dos profissionais e refletir sobre a adequação ao atual mercado interdisciplinar.

Objetivo:

Analisar as disciplinas e as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação ligados às ciências da reabilitação no Brasil.

Método:

Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo. A análise foi realizada a partir de dados da plataforma Sucupira e sites dos programas cadastrados/regulares da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para contabilizar a frequência das palavras e relações entre as linhas e disciplinas/áreas de estudo, utilizou-se o programa TextStat (Simple Text Analysis Tool), versão 3.0.

Resultados:

Por meio das análises realizadas, percebe-se que as categorias de estudo predominantes estão relacionadas às áreas da neurologia, cardiorrespiratória e musculoesquelética. A descrição das linhas e seus objetivos visam, principalmente, a avaliação ou intervenção para o estudo da reabilitação.

Conclusão:

As disciplinas e as linhas de pesquisa não acompanham as discussões epistemológicas e as mudanças nos conceitos e paradigmas necessários à boa inserção do profissional no mercado interdisciplinar.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Conhecimento; Especialização; Gestão do conhecimento

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br