Acessibilidade / Reportar erro

O teste da ponta do pé prediz capacidade funcional na insuficiência venosa?

Introdução

Indivíduos com insuficiência venosa crônica (IVC) podem apresentar disfunção da bomba muscular e redução de sua funcionalidade. Porém, estudos são inconsistentes em afirmar se um teste específico muscular pode avaliar a capacidade funcional. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é avaliar se o teste da ponta do pé (TPP) é capaz de predizer a capacidade funcional em indivíduos com IVC.

Materiais e métodos

Foram selecionados para o estudo indivíduos com IVC com idade entre 20 e 59 anos. Os participantes foram classificados por meio da CEAP (Clinical Etiology Anatomy Pathophysiology Classification of Chronic Venous Desease). Foram realizados o TPP e o teste do deslocamento bidirecional progressivo (TDBP). Estatísticas descritivas, correlação de Spearman, modelos de regressão linear e análise de variância (ANOVA one-way) foram utilizados para a análise dos dados. Para significância estatística, foi usado alfa de 5%.

Resultados

Foram incluídos 79 indivíduos (38,79 ± 1,34 anos) no estudo. O TPP foi capaz de predizer a capacidade funcional somente em indivíduos de 50 a 59 anos (R2 = 0,60; p = 0,0001). O TPP não foi sensível em detectar diferenças entre as classes CEAP analisadas (p > 0,05).

Conclusão

O TPP foi capaz de explicar a capacidade funcional em indivíduos de 50 a 59 anos, podendo ser aplicado na prática clínica de forma válida para a avaliação funcional de pacientes com IVC de gravidade leve nessa faixa etária.

Insuficiência venosa; Exame físico; Varizes


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br