Acessibilidade / Reportar erro

A utilização da Realidade Virtual para recuperação do membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral

Introdução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio neurológico que acarreta grave impacto na funcionalidade e na qualidade de vida dos sobreviventes. Faz-se necessário o desenvolvimento de novas ferramentas com fins reabilitacionais, neste contexto, a Realidade Virtual (RV) apresenta-se como um recurso terapêutico útil para recuperação motora, de forma atrativa e eficiente, restaurando funções por meio de jogos adaptados.

Objetivo

Analisar os efeitos terapêuticos da Realidade Virtual (Jogo Sério) na recuperação do membro superior de pacientes hemiparéticos por AVC.

Métodos

Pesquisa quase experimental tipo séries de tempo, havendo realização de três pré e três pós-testes após 20 sessões de RV. Nas avaliações foram utilizados os seguintes instrumentos de medida: Escala de Fugl-Meyer - sessão do membro superior (EFM-MS); amplitude de movimento (ADM) para flexão e abdução do ombro; Teste da Caixa e Blocos (CB); Teste de Nove Buracos e Pinos (9BP); o Perfil de Saúde de Nottingham (PSN); e Escala de Ashwhorth Modificada (EAM).

Resultados

Ganhos significativos foram observados nos testes da EFM-MS, com incremento 25,6%; ADM do ombro com 34,0% para abdução e 19,8% para flexão; CB 25,0%; os pacientes também relataram melhora na qualidade de vida pelo PSN; não ocorreram alterações significativas para 9BP e na EAM.

Conclusão

Embora os resultados encontrados nesta pesquisa sejam preliminares, eles são sugestivos de que a RV pode contribuir para a recuperação do membro superior de hemiparéticos por AVC.

Acidente Vascular Cerebral; Hemiparesia; Realidade Virtual


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br