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Intersecções curriculares da extensão universitária com o ensino nos cursos de Fisioterapia

Introdução

A Extensão Universitária pode ser um veículo de modificação social e de aprendizado para os acadêmicos; portanto, o estudo de sua inserção nos cursos pode contribuir para o planejamento de ações e políticas educacionais.

Objetivo

Estudar a inserção de atividades de Extensão Universitária nos currículos dos cursos de graduação em Fisioterapia das universidades federais brasileiras.

Método

Foi realizada uma pesquisa documental, buscando arquivos disponibilizados na internet. Os dados foram analisados quantitativamente por meio de números brutos e porcentagens. Estudou-se documentos de 22 das 29 universidades federais que oferecem cursos de Fisioterapia.

Resultados

Verificou-se que as atividades de extensão são inseridas na forma de atividades acadêmicas complementares, em conjunto com atividades como participação em congressos, monitorias e cursos de aperfeiçoamento. A carga horária total dos cursos de graduação em Fisioterapia varia de 4.000h a 4.925h, e a porcentagem aproveitada para a extensão varia de 0,72% a 8,98%.

Conclusão

Os dados mostram que a inserção da extensão nos cursos federais de Fisioterapia necessita ser repensada segundo as políticas e diretrizes preconizadas.

Relações comunidade-instituição; Educação superior; Fisioterapia


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