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Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural* * Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI), Coordenado por Marta Chaves (Universidade Estadual de Maringá/UEM)

Este texto apresenta as reflexões efetuadas no Projeto de Pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural”, em que amparamos nossos estudos sobre práticas educativas e formação de professores nas elaborações da teoria histórico-cultural. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi atribuirmos atenção aos procedimentos didáticos, conhecidos como “atividades”; identificamos registros (cartazes, cadernos e folhas avulsas) de crianças dos 32 núcleos de educação do Paraná. Intensificamos pesquisas relacionadas aos aspectos históricos das instituições de educação infantil para compreendermos a dinâmica do trabalho educativo na atualidade. Realizamos leituras dos clássicos da ciência da história e da teoria histórico-cultural, pois acreditamos que para a compreensão da organização da rotina (tempo e espaço) do trabalho pedagógico é necessário considerar as possibilidades de ensino intencional e sistematizado em uma perspectiva de humanização na educação infantil.

educação infantil; teoria-histórico-cultural; formação de professores


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