Acessibilidade / Reportar erro

Mídia e a produção do sujeito jogador de futebol profissional Fonte de financiamento recebido no desenvolvimento do trabalho: CAPES.

Media and the production of the professional soccer player

Este artigo tem como objetivo visibilizar e problematizar a constituição do sujeito jogador de futebol profissional na sociedade contemporânea. Como ferramenta metodológica, utilizou-se a análise das práticas discursivas provenientes de materiais midiáticos, articuladas com as regularidades de enunciados construídos pelos campos de conhecimento na produção dos modos de subjetivação deste profissional. Para a análise, selecionou-se o material proveniente da mídia impressa – Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, especialmente, em um período que caracterizou-se pelo surgimento de um atleta jovem na categoria profissional. Como resultado, pode ser visibilizado que o jogador de futebol profissional é constituído na contemporaneidade pelos modos de subjetivação através dos imperativos dos investimentos técnicos e do lucro. O sujeito é submetido a intensa produção de metodologias dos campos de saber para aperfeiçoamento para um alto-rendimento e por consequência estar de acordo com as exigências de qualificações do mercado profissional.

modos de subjetivação; discurso da mídia; jogador de futebol profissional


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br