Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Apresentamos o volume 22.1 de Fractal: Revista de Psicologia, iniciando o trabalho de 2010 em nosso periódico. No presente volume, iniciamos com os artigos Ética profesional y profesores de posgrado en México de Ana Hirsch Adler, da Universidad Nacional Autónoma de México, Estrategias de afrontamiento en adolescentes de autoria de Constanza Veloso-Besio e outros da Universidad de Tarapacá, no Chile e Estudo Psicométrico da Escala de Inibição/Excitação Sexual Masculina de autoria de Catarina Oliveira Lucas e outros, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doiro( Vila Real).

Além dos trabalhos citados, apresentamos os seguintes artigos: A "secreta fundação" da Psiquiatria: considerações sobre a análise foucaultiana da história da loucura de Tereza Cristina Calomeni, da Universidade Federal Fluminense, A ciência de Freud:Introdução ao problema da cientificidade da Psicanálise de Nathalia Sisson e Monah Winograd, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de arte plásticas para deficientes visuais de Maria Clara de Almeida e outros da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dando continuidade à seção artigos, encontrar-se-ão os trabalhos Entre prescrições e singularizações: o trabalho em vias da criação de Tânia Mara Galli da Fonseca e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Espírito Santo, respectivamente, Riscos ocupacionais: das metodologias tradicionais à análise das situações de trabalho de Elvia Lane de Araújo Nascimento e outros da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Federal da Paraíba, respectivamente.

Os próximos artigos são A paixão de fazer: saúde mental e dispositivo grupal de Abrahão de Oliveira Santos e outro da Universidade Federal Fluminense e do Centro Universitário Hermínio Ometto, respectivamente, Avaliação Psicológica: análise das publicações disponíveis na SciELO e BVS-psi de Sabrina Martins Barroso da Universidade Federal de Minas Gerais e Inclusão de alunos com síndrome de down: discursos dos professores de Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto e outros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Feevale, respectivamente, e, finalmente, o trabalho Especialistas advertem: o pai é importante para o desenvolvimento infantil de autoria de Inês Hennigen ,da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na seção Relato de Pesquisa, há o trabalho Ação e aprendizagem: o teatro como facilitador da socialização na escola de Mickael Menegheti e outro da Universidade de Franca.

Na seção Debate, há a transcrição da conferência do professor Yves Clot do Centre de Recherche Travail et Développment proferida na Universidade Federal Fluminense em 2007 intitulada A Psicologia do trabalho na França e a perspectiva da clínica da atividade, traduzida para o português pelas professoras Neide Ruffeil e Claudia Osório, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, respectivamente, com revisão final do texto de Décio Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Por fim, na seção Eventos, há os trabalhos Projeto Justiça Terapêutica e Evidencias de Validez de La estructura interna del Kiddo-Kindl. Convidamos os leitores a compartilharem conosco as discussões empreendidas nos diferentes trabalhos aqui apresentados. Boa leitura.

Editor da Fractal: Revista de Psicologia

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    Abr 2010
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br