Acessibilidade / Reportar erro

Editorial 25.3

Editorial 25.3

Apresentamos o volume 25.3 de Fractal: Revista de Psicologia. Nossa equipe se esforça para garantir pontualidade da publicação e pertinência dos artigos a campos de estudos que acusem a relevância do tema da subjetividade, submetida a considerações renovadas, tanto do ponto de vista ético quanto epistemológico. O ano de 2013 não foi fácil para nós. Responder às exigências de distintos indexadores sem perder sua marca singular é um trabalho de enormes proporções. Nossas apostas permanecem fortes: acesso livre e aberto, diálogos fecundos e renovados com distintas áreas de estudo e metodologia de avaliação de manuscritos sustentada eticamente. Muitas questões se desenham em nossas paisagens futuras: necessidade de ampliação da equipe de trabalho, busca de novos fomentos à rotina editorial e consolidação do periódico como instrumento de facilitação de pesquisa e divulgação de conhecimento atual e pertinente.

No presente volume, contamos com os seguintes artigos: Organisation perverse ou le pacte avec le Diable de autoria de Emmanuel Gratton, da LUNAM Université – Université d'Angers LPPL - UPRES EA 4638; En los ojos de Guliver: información contextual e sentido de orientación de autoria de Rodrigo Mora da Universidad Portales do Chile; Implicacion et surimplicacion du praticien-chercheur, de autoria de Claire Saint Martin, da Université de Sergy-Pontoise da França; Portugal e Brasil no cenário da saúde mental, de Raquel Siqueira-Silva, João Arriscado Nunes, ambos da Universidade de Coimbra em Portugal e de Marcia Moraes, da Universidade Federal Fluminense. Além dos artigos citados anteriormente, contamos com os artigos Feminilidade: um detalhe de autoria de Isabel Haddad Massara, da Universidade Federal de Minas Gerais; Ansiedade e depressão em mães de crianças com distúrbios de linguagem: a importância do trabalho interdisciplinar de autoria de Luciane Beltrami, Ana Paula Ramos de Souza e Luciéle Oliveira Dias, da Universidade Federal de Santa Maria; Estudos Psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários, de autoria de Acácia Aparecida dos Santos, da Universidade São Francisco e de Adriana Alcará da Universidade Estadual de Londrina e de Rita da Penha Zenorini, também da Universidade São Francisco. O próximo artigo se intitula Clínica sensível à cultura popular na atenção ao sofrimento psíquico grave de autoria de Ileno Izídio da Costa e de Felipe Willadino Braga, ambos da Universidade de Brasília. Logo após, temos o artigo Transgeracionalidade psíquica: uma revisão de literatura de autoria de Mauro Rehbein e de Daniela Chatelard, ambos da Universidade de Brasília. O artigo seguinte se intitula Expectativas, percepções e experiências sobre o parto normal: relato de um grupo de mulheres, de autoria de Bruna Pinheiro e de Cléria Lôbo Bittar, da Universidade de Franca.

O próximo artigo se intitula Escutar silêncios, povoar solidões: há vida secreta nas palavras, escrito por Michele de Freitas Vasconcelos, Patrícia Balestrin e Simone Paulon, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Logo após, temos o artigo Engagement no trabalho: uma discussão teórica, de Paulo César Porto-Martins, da Universidad Autonoma de Madri na Espanha e da Universidade Positivo, Pedro Basso-Machado, da Universidad Autonoma de Madri e Ana Maria Teresa Benevides-Pereira, da Universidad Autonoma de Madri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Estadual de Maringá. Nosso próximo artigo se intitula Sakharov e os métodos para pesquisa da formação de conceitos de autoria de Gisele Toassa, da Universidade Federal de Goiás e de Achilles Delari Júnior, da Universidade Livre da Vila Operária. Temos, ainda, oartigo Novas tecnologias de vigilância e a gestão das violências, de autoriade Irme Salete Bonamigo, da Universidade Comunitária Regional de Chapecó. O próximo artigo se intitula Adolescentes e crack: pelo caminho das pedras, de autoria de Eduardo Tomm e Adriane Roso, da Universidade Federal de Santa Maria. No número atual contamos com a tradução inédita no Brasil do texto Sobre métodos para pesquisa de conceitos de Leonid Sakharov feita por Gisele Toassa.

Cumprimentamos nossos colaboradores e leitores e desejamos que o próximo ano seja repleto de encontros acadêmicos consistentes, produções teóricas atentas ao tempo presente e coragem para o enfrentamento dos desafios políticos que se desenham na vida universitária brasileira. Boa leitura!

Marcelo Santana Ferreira

Editor de Fractal: Revista de Psicologia

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br