Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Fractal: Revista de Psicologia, Volume: 35, Publicado: 2023
  • Identidade indígena: olhares a partir da Psicologia Social Artigos

    Correia, Silvia Barbosa; Viana, Luciana Maria Maia

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo consiste numa revisão integrativa cujo objetivo é identificar como a Psicologia Social tem abordado as questões relativas à identidade indígena. O levantamento foi feito a partir de artigos que tratam das questões indígenas na perspectiva da Psicologia Social nas bases eletrônicas: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS- Psi e APA. Os descritores foram: identidade étnica, indígena, índio, identidade social e Psicologia social. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram compilados 19 estudos nacionais e internacionais referentes à última década, publicados em revistas de psicologia, evidenciando o caráter recente de estudos que aproximem a Psicologia Social de estudos sobre identidade indígena. Por meio do levantamento realizado, verificou-se que as publicações sobreA o tema se organizaram em quatro eixos: (1) compreensão da identidade étnica a partir da Psicologia Social; (2) representações sociais, preconceito e discriminação contra indígenas; (3) efeitos da relação interétnica para indígenas; e (4) os desafios da relação pesquisador e indígenas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio consiste en una revisión integradora cuyo objetivo es identificar cómo la Psicología Social ha abordado cuestiones relacionadas con la identidad indígena. El relevamiento se realizó a partir de artículos que abordan la temática indígena desde la perspectiva de la Psicología Social en bases de datos electrónicas: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS-Psi y APA. Los descriptores fueron: identidad étnica, indígena, indígena, identidad social y psicología social. Considerando los criterios de inclusión y exclusión, se compilaron 19 estudios nacionales e internacionales referentes a la última década, publicados en revistas de psicología, evidenciando el carácter reciente de los estudios que acercan la Psicología Social a los estudios sobre la identidad indígena. A través de la encuesta realizada, se encontró que las publicaciones sobre el tema estaban organizadas en cuatro ejes: (1) comprensión de la identidad étnica desde la Psicología Social; (2) representaciones sociales, prejuicios y discriminación contra los pueblos indígenas; (3) efectos de la relación interétnica para los pueblos indígenas; y (4) los desafíos de la relación investigador-indígena.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study consists in a integrative review whose aim is to identify how social psychology has abroached the questions relating to indigenous identity. The survey was done from articles that deal with indigenous questions in the perspective of social psychology in electronic bases: SciELO, Pepsic, LILACS, BVS-Psi e APA. The descriptors were: ethnic identity, indigenous, indian, social identity and social psychology. By considering the inclusion and exclusion criteria, 19 national and internacional studies were compiled, referring to the last decade, published Psychology magazines, by making evident the recent character of studies that may approximate Social Psychology and indigenous identity. By means of accomplished survey, it was found that the publications about the theme were organized in four axes: (1) comprehension of ethnic identity to arise from Social Psychology; (2) Social representations, preconception and discrimination against indigenous; (3) Effects of the interethnic relationship for indigenous and (4) The challenges of the relationship between the researcher and indigenous.
  • Saúde mental infanto-juvenil: o cuidado em municípios de pequeno porte Artigos

    Praisner, Taynara; Cervo, Michele da Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa apresenta as estratégias de cuidado em Saúde Mental Infanto-Juvenil (SMIJ) no município de Guamiranga, localizado na região centro sul do estado do Paraná. Buscamos compreender quais as estratégias utilizadas, a partir das experiências dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para identificar e acompanhar crianças que possuem demandas de cuidados em saúde mental. Dividiu-se em três momentos: acompanhamento das visitas domiciliares, um grupo focal com as ACS e a análise e sistematização dos dados a partir da Análise Institucional. Entendemos que para produzir o cuidado nesta rede complexa da SMIJ, é preciso superar a lógica da pessoalização, do especialismo e o modelo da medicalização, tensionando este modelo de cuidados para que a SMIJ se faça presente na agenda política do município. Um cuidado que precisa ser pautado na lógica da corresponsabilização e intersetorialidade, para que não fique colado na educação como o lugar responsável por essas questões.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación presenta las estrategias de atención en Salud Mental Infanto-Juvenil (SMIJ) en el municipio de Guamiranga, situado en la región centro-sur del estado de Paraná. Se buscó conocer qué estrategias se utilizan, a partir de las experiencias de los Agentes Comunitarios de Salud (ACS), para identificar y acompañar a los niños que tienen demandas de atención en salud mental. Se dividió en tres momentos: el seguimiento de las visitas domiciliarias, un grupo focal con las ACS y el análisis y sistematización de los datos desde el Análisis Institucional. Entendemos que, para producir atención en esta red compleja del SMIJ, es necesario superar la lógica de la personalización, la especialización y el modelo de medicalización, tensionando ese modelo de atención para que el SMIJ esté presente en la agenda política del municipio. Una atención que debe guiarse por la lógica de la corresponsabilidad y la intersectorialidad, para no quedarse estancada en la educación como lugar responsable de estas cuestiones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research presents the care strategies in Child and Adolescent Mental Health (SMIJ) in the municipality of Guamiranga, located in the south-central region of the state of Paraná. We seek to understand which strategies are used, based on the experiences of Community Health Agents (CHA), to identify and monitor children who have demands for mental health care. This research was divided into three stages: accompanying home visits, a focal group with CHAs and an analysis and data systematization utilizing Institucional Analysis. We understand that in order to produce this complex care network for CAMHC, it´s necessary to overcome the logic of personification, especialization and medicalization in the hopes that this care model for the CAMHC becomes a part of the political agenda of the city. The care needs to be based on the logic of co-responsibility and intersectoriality so that it´s not set on education as the place responsible for these issues.
  • As mulheres em Lolita: um discurso violento sobre a sexualidade feminina Artigos

    Ferreira, Renata Wirthmann Gonçalves; Souza, Sandra Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo pretende construir uma leitura psicanalítica sobre as mulheres presentes em ‘Lolita’, obra literária de Vladimir Nabokov, publicada em 1955. O livro é a autobiografia de Humbert Humbert, de 38 anos, que tem como objeto de amor uma garota de 12 anos, a quem ele nomeia como ninfeta. O narrador defende a existência de duas categorias femininas diferentes. A primeira é atribuída às mulheres adultas, nomeadas como agentes paliativos por serem permitidas por Lei a se relacionarem sexualmente com homens; e a segunda, às diabólicas ninfetas, seu verdadeiro objeto de desejo. Partindo de uma leitura freudolacaniana sobre o feminino e apoiada nos estudos da filósofa Simone de Beauvoir sobre as categorias de representação social das mulheres, o artigo realizou um percurso a partir da fala do narrador Humbert Humbert, criador de tais categorias do feminino, para a investigação do conceito sobre fetichismo. Foi possível concluir que o discurso acerca da sexualidade feminina se constitui para benefício exclusivo de Humbert Humbert, que determina e goza com a nomeação de mulheres, ou seja, ao falar sobre o feminino, o narrador nos ajuda a produzir UM saber, voltado, na verdade, para a sexualidade masculina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende construir una lectura psicoanalítica sobre las mujeres presentes en “Lolita”, obra literaria de Vladimir Nabokov, publicada en 1955. El libro es la autobiografía de Humbert Humbert, de 38 años, que tiene como objeto de amor a una niña de 12 años, a la que nombra nínfula. El narrador defiende la existencia de dos categorías femeninas diferentes. El primero se atribuiría a las mujeres adultas, nombradas como agentes paliativos por permitirles la Ley relacionarse sexualmente con los hombres. El segundo a las ninfas diabólicas, su verdadero objeto de deseo. Partiendo de una lectura freudolacaniana de lo femenino y apoyándose en los estudios de la filósofa Simone de Beauvoir sobre las categorías de representación social de la mujer, el artículo hace un recorrido desde el discurso del narrador Humbert Humbert, creador de tales categorías de lo femenino, hasta la investigación del concepto de fetichismo. Al final de la obra, pudimos percibir que el discurso sobre la sexualidad femenina se constituye para beneficio exclusivo de Humbert Humbert, quien determina y disfruta al nombrar a las mujeres, es decir, al hablar de lo femenino, el narrador nos ayuda a producir un conocimiento, de hecho, sobre la sexualidad masculina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article intends to construe a psychoanalytical reading about the women in the literary work Lolita, by Vladimir Nabokov, published in 1955. The book is the autobiography of Humbert Humbert, 38, whose love object is a 12-year-old girl whom that he names as a nymphet. The narrator argues for the existence of two different female categories. The first would be attributed to adult women, named as palliative agents as permitted by the Law to have sexual relations with men. The second to diabolical nymphets, their true object of desire. Starting from a Freudolacanian reading about the feminine and supported by the philosopher Simone de Beauvoir’s studies on the categories of women’s social representation, this paper will return to the narrator Humbert Humbert, creator of such categories of the feminine, to investigate concept about fetishism. At the end of the work, we were able to realize that the discourse about female sexuality is constituted for the exclusive benefit of Humbert Humbert, who determines and enjoys the naming of women, that is, by talking about the feminine, the narrator helps us to produce a knowledge, in fact, about male sexuality.
  • O lugar da palavra para a psicanálise Artigos

    Cançado, Marina Junqueira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como tema o lugar da palavra no contexto da emergência das ciências humanas e sua inter-relação com as ciências como a psicologia, as ciências da linguagem como a filologia e linguística e seu contraponto com a psicanálise. Com o objetivo de traçar o surgimento do homem enquanto objeto da ciência a partir do século XIX, o trabalho explicita como a psicologia, ao buscar um lugar junto às ciências empíricas, e utilizando de um discurso fundado em termos positivistas, acabou por negligenciar o fato de se constituir essencialmente por objetos discursivos constituídos em um contexto histórico e cultural, destituindo-se de um campo da palavra. O constructo da palavra é, portanto, tratado como eixo principal do texto, valendo-se especialmente das contribuições de Foucault, Thomas Teo, Danziger, Freud e Lacan. Como conclusão, a relação entre linguagem, palavra e psicanálise foi traçada, culminando no entendimento de que é na impossibilidade da língua, demonstrada em sua vertente de lalíngua, que é possível ao humano advir e existir, ainda que de forma incompleta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo tiene como tema el lugar de la palabra en el contexto del surgimiento de las ciencias humanas y su interrelación con ciencias como la psicología, las ciencias del lenguaje como la filología y la lingüística y su contrapunto con el psicoanálisis. Con el objetivo de rastrear el surgimiento del hombre como objeto de la ciencia a partir del siglo XIX, el trabajo explica cómo la psicología, al buscar un lugar junto a las ciencias empíricas, y utilizando un discurso basado en términos positivistas, terminó por descuidar el hecho de constituyéndose esencialmente por objetos discursivos constituidos en un contexto histórico y cultural, despojándose de un campo de la palabra. El constructo de la palabra es, por tanto, tratado como eje principal del texto, apoyándose especialmente en las aportaciones de Foucault, Thomas Teo, Danziger, Freud y Lacan. Como conclusión, se trazó la relación entre lenguaje, palabra y psicoanálisis, culminando en la comprensión de que está en la imposibilidad del lenguaje, demostrada en su aspecto de lalangue, que es posible que lo humano venga y exista, aunque sea de manera incompleta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present work has as its theme the place of the word in the context of the emergence of the humanities and its interrelationship with the sciences such as psychology, the language sciences as philology and linguistics and its counterpoint with psychoanalysis. In order to trace the emergence of man as an object of science from the 19th century, the work explains how psychology, in seeking a place with the empirical sciences, and using a discourse based on positivist terms, eventually neglected to be constituted essentially by discursive objects constituted in a historical and cultural context, destituting itself from a word field. The word construct is therefore treated as the main axis of the text, drawing especially on the contributions of Foucault, Thomas Teo, Danziger, Freud and Lacan. As a conclusion, the relationship between language, word and psychoanalysis was drawn, culminating in the understanding that it is the impossibility of language, demonstrated in its lalangue aspect, that it is possible for the human to come and exist, although not in a way of completeness.
  • (Re)apresentando o território escolar: uma possibilidade inventiva Artigos

    Soares, Camila Lopes; Fernandes, Raquel Panizzi

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe-se a conhecer e problematizar um território escolar, do interior do RS, em busca da construção de um mapa. Nesta construção percorre-se o campo entre as relações e as práticas com/na escola, cartografando seus trajetos já estabelecidos e seus desvios, entre visibilidades e invisibilidades. Tem-se como objetivos cartografar as possibilidades de invenção na escola e explorar as relações dos sujeitos com/no espaço escolar. Os passos desta pesquisa foram construídos por meio da cartografia, método da pesquisa-intervenção, problematizando implicações, observações e intervenções da cartógrafa com as paisagens vistas e construídas. Com isto encontrou-se analisadores - o portão, o círculo e o circo - que possibilitaram experenciar e construir estas paisagens que, recheadas de sentimentos, forças e formas, (re)criaram um mapa do território, (re)apresentado na escrita deste artigo. Por fim, compreende-se que é preciso sair dos extremos e vivenciar os “entres” que configuram e compõem o território. A pesquisadora-cartógrafa que habita o campo da psicologia buscou, a partir desta produção, um movimento de inquietações, deixando aqui a sugestão de seguir-se fora de tais extremos, escutar-se os modos instituídos, dar voz aos desejos instituintes e poder criar entre os dois, permitindo-se ser artista ao inventar diferentes modos de rel(ação) no território escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se propone conocer y problematizar un territorio escolar, en el interior de RS, en busca de la construcción de un mapa. En esta construcción se recorre el campo entre las relaciones y prácticas con/en la escuela, mapeando sus caminos ya establecidos y sus desvíos, entre visibilidades e invisibilidades. Los objetivos son mapear las posibilidades de invención en la escuela y explorar las relaciones de los sujetos con/en el espacio escolar. Los pasos de esta investigación fueron construidos a través de la cartografía, un método de investigación-intervención, problematizando implicaciones, observaciones e intervenciones del cartógrafo con los paisajes vistos y construidos. Con ello, se encontraron analizadores -la puerta, el círculo y el circo- que permitieron experimentar y construir estos paisajes que, llenos de sentimientos, fuerzas y formas, (re)crearon un mapa del territorio, (re)presentaron en la redacción de este artículo. Finalmente, se entiende que es necesario salir de los extremos y experimentar los “entremedios” que configuran y componen el territorio. El investigador-cartógrafo que habita el campo de la psicología buscó, a partir de esta producción, un movimiento de inquietudes, dejando aquí la sugerencia de alejarse de tales extremos. Escuchar los modos instituidos, dar voz a los deseos instituyentes y poder crear entre los dos, permitiéndose ser artista inventando diferentes modos de relación (acción) en el territorio escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes to meet and to discuss a school territory, in the interior of the RS, in search of building a map. This construction runs through the field between the relationships and practices with/in school charting their routes already established and its deviations, between visibilities and invisibilities. It has as objectives to chart the possibilities of invention at school and how to explore the relationship of subjects with/in the school space. For it, is through cartography, research-intervention method, that the steps of this research are built, questioning implications, observations and interventions of the cartographer with the views and landscapes built. With this, it was possible to find analyzers - the gate, the circle and the circus - which enabled experience and to build these landscapes, filled with feelings, strengths and shapes, (re) created a map of the territory, (re) presented in the writing of this article. Finally, it is understood that it is necessary to leave the extremes and experience the “in-betweens” that configure and compose the territory. The researcher-cartographer who inhabits the field of psychology sought, from this production, a movement of concerns, leaving here the suggestion of moving away from such extremes. Listening to instituted modes, giving voice to instituting desires and being able to create between the two, allowing oneself to be an artist by inventing different modes of relationship(action) in the school territory
  • Trabalho e humanização em saúde: experiências com o SUS Artigos

    Barros, Maria Elizabeth Barros de; Santos Filho, Serafim Barbosa dos; Monecchi, Samara Pimenta

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo descreve experiências na saúde pública brasileira. Foi elaborado durante a pior crise de saúde da história brasileira, devido às ameaças da COVID-19. Destacamos o trabalho em saúde dentro das suas múltiplas dimensões e nuances, enfatizando a Política de Humanização do SUS (PNH) que visa reconhecer condições desfavoráveis e opressivas no trabalho de saúde e rejeitar tanto os trabalhadores e gestores vitimizados ou passivos, por vezes devido ao seu trabalho diário, as soluções decorrentes do contexto externo dos trabalhadores e as mudanças heterodeterminadas. Descrevemos os instrumentos da política de humanização do SUS como estratégias para os colectivos aumentarem as suas capacidades de análise e intervenção, engajando-se assim em novas formas de organização e reinvenção do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo describe las experiencias en la salud pública brasileña durante la peor crisis sanitaria de la historia de Brasil, debido a las amenazas del COVID-19. Destaca el trabajo en salud en sus múltiples dimensiones y matices. Destaca el trabajo en salud en sus múltiples dimensiones y matices, enfatizando la Política de Humanización del SUS (PNH) que reconoce las condiciones desfavorables y opresivas del trabajo en salud. Rechaza, por un lado, las posiciones victimizadas o pasivas que a veces asumen los trabajadores y gestores y, por otro, la idealización de soluciones que provienen de fuera del contexto de los trabajadores o que están heterodeterminadas. El documento describe las herramientas de la PNH como estrategias para que los colectivos de trabajadores aumenten sus capacidades de análisis e intervención, participando así en nuevas formas de organizar y reinventar el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper describes experiences in Brazilian public health during the worst health crisis in Brazilian history, due to the threats of COVID-19. It highlights the work in health in its multiple dimensions and nuances, emphasizing the SUS Humanization Policy (PNH) which recognizes the unfavorable and oppressive conditions in health work. It rejects both the victimized or passive positions workers and managers sometimes take on one hand and the idealization of solutions that stem from outside workers’ context or those which are hetero determined, on the other. The paper describes PNH’s tools as strategies for workers’ collectives to increase their analysis and intervention capacities, thus engaging in new ways of organizing and reinventing work.
  • Oficina de fotos como dipositivo para análise da atividade de coleta de lixo Artigos

    Aguiar, Emanuelle; Silva, Cláudia Osório da; Louback, Alessandra

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta uma experiência de análise das atividades do trabalhador de coleta de lixo em uma cidade, com base no dispositivo de Oficina de fotos e tendo como referência teórica a Clínica da Atividade. O foco do estudo está na análise da atividade dos trabalhadores que exercem o ofício de coletores de lixo, em uma cidade do Estado do Rio de Janeiro. A Oficina de fotos foi escolhida como dispositivo de pesquisa e intervenção a fim de utilizar as imagens como disparadores da co-análise do trabalho, fazendo emergir uma realidade coletiva, presente em todas as atividades de trabalho. O objetivo desse dispositivo é disparar, a partir da produção de imagens, questionamentos e reflexões acerca da atividade de trabalho. Nesse sentido, através dos resultados coletados desta pesquisa e intervenção, ficou evidenciado que a Oficina de Fotos pode ser um dispositivo possível no desenvolvimento do poder de agir dos trabalhadores, possibilitando assim intercâmbios coletivos, sendo o gênero profissional um instrumento decisivo do poder de agir dos envolvidos.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’article présente une expérience d’analyse des activités du travailleur de la collecte des déchets dans une ville, basée sur le dispositif de l’Atelier photo et ayant comme référence théorique la Clinique de l’Activité. L’objectif de l’étude est d’analyser l’activité des travailleurs exerçant le métier d’éboueurs dans une ville de l’État de Rio de Janeiro. L’Atelier photo a été choisi comme dispositif de recherche et d’intervention afin d’utiliser les images comme déclencheurs de la coanalyse du travail, faisant émerger une réalité collective, présente dans toutes les activités de travail. L’objectif de ce dispositif est de déclencher, à partir de la production d’images, des questions et des réflexions sur l’activité de travail. En ce sens, à travers les résultats recueillis lors de cette recherche et intervention, il est devenu évident que l’Atelier photo peut être un dispositif possible dans le développement du pouvoir d’agir des travailleurs, permettant ainsi des échanges collectifs, le genre professionnel étant un instrument décisif du pouvoir d’agir des personnes impliquées.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents an experience of analysis of the activities of the garbage collection worker in a city, based on the device of the Photo Workshop and having as a theoretical reference the Clinic of the Activity. The focus of the study is on the analysis of the activity of workers who work as garbage collectors in a city in the state of Rio de Janeiro. The Photo Workshop was chosen as a research and intervention device in order to use the images as triggers for the co-analysis of the work, giving rise to a collective reality, present in all work activities. The purpose of this device is to trigger, from the production of images, questions and reflections about the work activity. In this sense, through the results collected from this research and intervention, it became evident that the Photo Workshop can be a possible device in the development of the workers’ power to act, thus enabling collective exchanges, with the professional genre being a decisive instrument of the workers’ power to act. involved.
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br