Acessibilidade / Reportar erro

A sonata de Bresson

Bresson's sonata

Resumos

O cineasta francês Robert Bresson utilizou a música com bastante parcimônia em seus filmes, fazendo, muitas vezes, uma seleção de pequenos trechos de música clássica preexistente. Tal é o caso de A grande testemunha (1966), em que podemos fazer analogias entre a maneira como os trechos da sonata D969 de Schubert são organizados no filme e as formas musicais da sonata original. Enfatizaremos, então, o bitematismo musical associado aos protagonistas Balthazar e Marie, a alternância dos trechos, além de considerarmos os aspectos comuns ao filme e à obra de Schubert, como a presença da natureza e a morte.

cinema; música; Robert Bresson; análise fílmica; formas musicais


French film director Robert Bresson used music sparingly in his films, often making a selection of short pieces of classical music. This is the case of Au hasard Balthazar [Balthazar, At Random] (1966), in which analogies can be drawn between the way the parts of Schubert's Sonata in A major D.969 are organized in the film and the musical forms the original sonata. To this end, we focus on the musical dualism associated with the protagonists Balthazar and Marie and the alternation of the parts, in addition to examining aspects shared by the film and Schubert's works, such as the presence of nature and death.

cinema; music; Robert Bresson; film analysis; musical forms


  • ADORNO, T. Schubert. In: Musikalische Schriften IV Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1982.
  • FRODON, J. M. Robert Bresson Paris: Le Monde, Cahiers du Cinéma, 2007. (Collection Grandes Cinéastes).
  • GODARD, J. L. ; DELAHAYE, M. La Question - entretien avec Robert Bresson. In : Cahiers du Cinéma, n.178, 1966, p. 26-35.
  • GORBMAN, C. Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R. (Org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.
  • HANLON, L. Fragments: Bresson's Film Style. New Jersey: Associated University Presses, 1986.
  • MASSIN, B. Franz Schubert Fayard, 1993.
  • MC DONALD, M. Death and the donkey: Schubert at random in Au hazard Balthazar In: Musical Quarterly, 90 (3-4), 2007, p. 446-468.
  • PATIER, D. Le promeneur solitaire Paris: Gallimard, 1994.
  • READER, K. Robert Bresson Manchester: Manchester University Press, 2000.
  • SCHÖNBERG, A. Fundamentos da composição musical São Paulo: Edusp, 1993.
  • SÉMOLUÉ, J. Bresson Paris: Flammarion, 1993.
  • SITLWELL, R. The fantastical gap between diegetic and nondiegetic. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R. (Org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.
  • ZAMARCOIS, J. Curso de formas musicales Barcelona: Editorial Labor, 1994.
  • BRESSON, Robert. Diário de um padre (Journal d'un curé de campagne). França,1951, 35 mm, 115 min.
  • ______. Um condenado à morte escapou (Un condamné à mort s'est échappé). França, 1956, 35 mm, 99 min.
  • ______. Pickpocket, o batedor de carteiras (Pickpocket). França, 1959, 35 mm, 75 min.
  • ______. O processo de Joana d'Arc (Le procès de Jeanne d'Arc). França, 1962, 35 mm, 65 min.
  • ______. A grande testemunha (Au hasard Balthazar). França/Suécia, 1966, 35 mm, 91 min.
  • ______. Mouchette, a virgem possuída (Mouchette). França, 1967, 35 mm, 78 min.
  • ______. Quatro noites de um sonhador (Quatre nuits d'un rêveur). França, 1972, 35 mm, 78 min.
  • ______. Lancelote do lago (Lancelot du lac). França/Itália, 1974, 35mm, 85 min.
  • ______. O diabo provavelmente (Le diable probablement). França, 1977, 35 mm, 92 min.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Jul 0000
  • Aceito
    Set 2012
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com